HOJE
Somos Tetra!
Por Liga Nacional de Basquete
Com conquista inédita do Mogi, basquete brasileiro chega ao quarto título consecutivo e estabelece maior sequência de um país na história da Liga Sul-Americana

Troféu conquistado pelo Mogi, do ala Shamell, foi o quarto seguido do Brasil na Liga Sul-Americana (José Jimenez Tirado/FIBA)
O basquete brasileiro está em alta na América do Sul. Com a conquista do Mogi das Cruzes/Helbor na última quarta-feira, o Brasil chegou ao seu quarto título consecutivo na Liga Sul-Americana e engatou a maior sequência de um país na história do mais importante torneio interclubes do continente.
O tetracampeonato brasileiro na Liga Sul-Americana começou em 2013, com a conquista do UniCEUB/BRBCARD/Brasília. Na decisão, enmtão disputada em jogo único, a equipe candanga derrotou o Aguada, do Uruguai, mesmo atuando diante de mais de cinco mil torcedores da equipe adversária no Palacio Peñarol, em Montevidéu.
No ano seguinte, o Brasil dominou completamente o torneio e colocou dois times na finalíssima, algo que não ocorria desde 2009 na Liga Sul-Americana. Atuando em casa, no Ginásio Panela de Pressão, o Gocil/Bauru Basket, então comandado por Guerrinha, derrotou o Mogi na decisão e garantiu o título inédito.
Em 2015, Brasília voltou a colocar o país no lugar mais alto do pódio da Sul-Americana. Em um novo formato da Final – neste ano realizada em uma melhor de três partidas–, o time da capital federal contou com atuações decisivas de Deryk Ramos, venceu a série decisiva contra o San Martín Corrientes por 2 a 0 e assegurou o terceiro título verde-amarelo consecutivo.

Campeão em 2013 e 2015, Brasília tem participação efetiva no tetracampeonato brasileiro (FIBA/Divulgação)
Neste ano, Mogi não deu chances aos adversários e manteve a hegemonia brasileira na Liga Sul-Americana. Com uma campanha perfeita nas duas primeiras fases, a equipe chegou à final contra o Bahia Basket (ARG) com o favoritismo e não se intimidou. Desta vez disputada em uma melhor de cinco jogos, a decisão foi vencida pelos mogianos por 3 a 0 e a equipe se sagrou campeã invicta.
Maior torneio interclubes do continente, a Liga Sul-Americana foi realizada pela 21ª vez neste ano e o Brasil soma agora nove títulos. Antes do tetra, o país teve as conquistas de Vasco da Gama (99 e 2000), Unitri/Uberlândia (2005), Flamengo (2009) e Brasília (2010).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca