HOJE
Só no Jogo 5!
Por Liga Nacional de Basquete
Paulistano faz valer o mando de quadra sobre Limeira, Bauru passa pelo Franca no Pedrocão e as duas semifinais do Paulista serão decididas na 5ª partida
A emoção toma conta da reta final do Campeonato Paulista 2014. Na noite desta quinta-feira, Paulistano/Unimed e Paschaolotto/Bauru venceram a quarta partida de suas respectivas séries semifinais, igualaram os duelos frente a Winner/Limeira e Franca Basquete, respectivamente, em 2 a 2 e, agora, os dois confrontos que apontarão os finalistas da competição estadual serão resolvidos no quinto e decisivo jogo.
Os dois confrontos serão decididos simultaneamente. No próximo sábado (04/10), às 18 horas (de Brasília), Bauru receberá Franca no Ginásio Panela de Pressão, enquanto que Limeira e Paulistano atuarão no Ginásio Vô Lucato, no interior paulista.
Atuando em casa, o Paulistano fez valer novamente o fator casa, venceu por 85 a 67 e não deu chances ao Limeira. Com o comando da partida desde o início, o clube da capital paulista abriu boa vantagem logo no primeiro quarto (26 a 17) e, pouco a pouco, foi ampliando ainda mais a diferença no placar. Sem dar espaços aos rivais e com um bom aproveitamento da linha de três pontos, os comandados do técnico Gustavo De Conti assegurou com tranquilidade no último quarto e confirmaram a realização da quinta e decisiva partida.
Com 20 pontos e sete rebotes, o ala norte-americano Holloway foi o grande destaque do Paulistano, seguido pelo garoto Arthur Pecos, de apenas 19 anos, que deixou a quadra com 13 pontos. Quem também apareceu bem a favor dos atuais vice-campeões estaduais e do NBB foi o armador Kenny Dawkins, autor de 11 pontos e seis assistências. Pelo lado limeirense, os maiores pontuadores foram Ronald Ramon e David Jackson, com 16 e 14 pontos, respectivamente.
“A nossa defesa forte, a partir da metade do segundo quarto, e o bom aproveitamento nos arremessos de três pontos foram importantes e nos conduziram a essa vitória que igualou a série. Temos que encarar o quinto jogo, com estamos fazendo, ou seja, como se fosse uma final e jogar no nosso limite máximo”, disse o garoto Arthur Pecos.
Na outra série, Bauru se recuperou das duas derrotas seguidas e levou a disputa para a quinta partida. Mesmo atuando no Ginásio Pedrocão, o esquadrão comandado pelo técnico Guerrinha teve uma atuação impecável e venceu o Franca Basquete com tranquilidade, pelo placar de 102 a 73.
Grande parte do triunfo bauruense se deve ao desempenho da equipe no primeiro quarto. Com expressivas nove bolas de longa distância convertidas, os atuais campeões do Paulista fecharam a parcial inicial com 19 pontos de frente (30 a 11). Sem diminuir o ritmo, Bauru manteve o domínio da partida nas mãos e igualou o confronto que decidirá um dos finalistas da competição estadual.
Para vencer, os visitantes contaram com grande desempenho de quatro jogadores. O cestinha foi o norte-americano Robert Day, com 24 pontos, seguido por Alex Garcia, responsável por 21 tentos. Com 18 e 15 pontos respectivamente, os homens de garrafão Rafael Hetthseimeir e Jefferson foram os outros destaques da equipe. Do lado francano, o jogador mais efetivo em quadra foi o ala/pivô Lucas Mariano, com 18 pontos e cinco rebotes.
“Nos recuperamos de duas partidas ruins que não tivemos um bom desempenho, mas ainda não tem nada ganho. Empatamos a série e agora poderemos jogar em casa. Temos que focar no jogo de sábado”, comentou o cestinha Day.
Confira o calendário completo das semifinais do Campeonato Paulista 2014:
Winner/Limeira (1º A) 2 x 2 Unimed/Paulistano (2º B)
Jogo 1 – Limeira 76 x 73 Paulistano
Jogo 2 – Limeira 72 x 71 Paulistano
Jogo 3 – Paulistano 95 x 71 Limeira
Jogo 4 – Paulistano 85 x 67 Limeira
Jogo 5 – 04/10 (sábado), às 18h – Ginásio “Vô” Lucato (Limeira)
Paschoalotto/Bauru (2º A) 2 x 2 Vivo/Franca Basquete (4º A)
Jogo 1 – Bauru 95 x 72 Franca
Jogo 2 – Bauru 80 x 82 Franca
Jogo 3 – Franca 80 x 77 Bauru
Jogo 4 – Franca 73 x 102 Bauru
Jogo 5 – 04/10 (sábado), às 18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru)