#JOGAJUNTO

LDB

Sport! Sport! Sport!

SESI Franca FRA 85
x
98 Sport Recife LDB SPO
26
1ºQ
X
20
16
2ºQ
X
20
18
3ºQ
X
21
17
4ºQ
X
16
8
5ºQ
X
21

30 de agosto de 2013

Em partida eletrizante do início ao fim e decidida apenas na prorrogação, Sport derruba Franca e segue na cola do grupo dos oito primeiros colocados da LDB 2013

DOCUMENTOS:
85
X
98
85
PTS
98
12
A3C
9
18
A2C
19
13
LLC
33
33
RT
35
22
ASS
20

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O ala Felipe Vezaro foi um dos grandes responsáveis pela importante vitória do Sport (Luiz Pires/LNB)

Nesta sexta-feira, o Sport Clube de Recife jogou como um verdadeiro ‘Leão da Ilha’ e conquistou uma importantíssima vitória sobre seu adversário direto, Vivo/Franca, na prorrogação, por 98 a 85.

Com o excelente resultado, o clube pernambucano chegou a sua 11ª vitória na competição, agora somou seu 40º ponto e manteve a posição na tabela de classificação, que poderia ser perdida para os próprios francanos em caso de derrota na partida de hoje.

Para sair vencedor deste complicado duelo, o Sport contou com grande partida do ala Vezaro, cestinha do jogo com 31 pontos e nove rebotes, e com a inspiração do armador Felipe Araújo, responsável por bolas importantes no duelo, que totalizaram 19 pontos. Como é de praxe, o ala Durval anotou mais um duplo-duplo na LDB (16 pontos, 12 rebotes) e ainda distribuiu sete assistências.

“O time está de parabéns. Hoje fizemos tudo que foi combinado com nosso técnico, tudo direitinho. Apostamos na marcação zona, que eles tiveram dificuldade no jogo de ontem contra o Basquete Cearense, e deu tudo certo. Sabíamos que hoje era final de campeonato, que esse jogo valia muito, e graças a Deus saímos com a vitória”, comentou Vezaro, que totalizou incríveis 37 pontos de eficiência.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Muito próximos na tabela de classificação, Franca e Sport encaram a partida como um confronto direto, de briga por posição. E foi com este clima de decisão que as duas equipes começaram o jogo, a todo vapor. Com grande aproveitamento nos arremessos, os dois times estavam afiados. Melhor para os francanos, que contaram com a mão quente do ala Lucas “Fumacinha” para levar a melhor no primeiro período por 26 a 20.

Logo no início da segunda etapa, a equipe do interior de São Paulo colocou dez pontos de frente e manteve a diferença por boa parte da parcial. Isso mesmo. Boa parte. Pois nos minutos finais, o Sport mudou sua defesa e passou a marcar uma zona bem agressiva, o que tirou os francanos do jogo. Desta maneira, os pernambucanos conseguiram virar o duelo e colocar fogo no jogo (40 a 39).  A equipe da Região Nordeste só não foi para os vestiários na frente porque o armador do Franca Luis Felipe Ricci acertou uma bola de 3 pontos e deixou sua equipe em vantagem ao final da primeira metade do duelo (42 a 40)

No terceiro quarto, o armador francano Ricci entrou de vez no jogo. Com a mão calibrada nos arremessos de fora, ajudou Franca a se segurar no duelo. A partida estava pau a pau e as duas equipes revezaram constantemente na liderança do placar. Porém, quem ficou em vantagem no fim do terceiro período foi o Sport, que foi para a etapa final na frente por 61 a 60.

Eletrizante. É assim que pode ser definido o último quarto do confronto. Franca conseguiu passar à frente nos primeiros minutos e, é claro, com o jogo pegando fogo. Ainda por conta da grande atuação de Ricci, o clube paulista tinha a vantagem, mas o Sport não deixou de ficar na cola do placar, tanto que a maior diferença no período foi de quatro pontos (76 a 72).

Mas a equipe pernambucana não se deu por vencida. O armador Felipe  Araújo tratou de colocar seu time de volta no jogo e, com uma bola de 3 pontos com um minuto para o fim, deixou o jogo com apenas um ponto de diferença (76 a 75). No ataque seguinte, Franca sofreu uma falta e converteu apenas um de seus dos lances livres (77 a 75).

O Sport tinha um ataque para tentar empatar o jogo, pois restavam 20 segundos para o encerramento da partida. Mas Vezaro resolveu. Com uma infiltração precisa, o atleta converteu uma falta seguida de cesta e empatou o confronto (77 a 77). A não conversão do lance livre de bonificação levou o jogo para a prorrogação.

No tempo extra, o Sport não deu chances a Franca. A dupla Vezaro e Felipe Araújo deu conta do recado e ajudou o time do Nordeste a ficar com cinco pontos de vantagem nos primeiros minutos (84 a 79). O tempo ia passando e os francanos não conseguiam se recuperar. Os pernambucanos venceram a etapa adicional por largos 21 a 8 e que os levaram a este este importante triunfo.