
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Sprint final


Com último quarto arrasador, Minas supera Paulistano e chega ao 16º triunfo em 17 partidas disputadas na LDB 2013
Por Liga Nacional de Basquete



Léo teve um ótimo desempenho e foi fundamental para a vitória dos mineiros (Wallace Teixeira/LNB)
Foram três quartos equilibrados, com direito a algumas alternâncias no placar. Mas no último período o Minas mostrou sua força. Com uma expressiva vitória na parcial final por 27 a 13, o time de Belo Horizonte deslanchou e venceu o Paulistano/Unimed, nesta sexta-feira, no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro, pelo placar de 77 a 58.
Vice líder da LDB 2013, o time mineiro somou seu 16º triunfo em 17 partidas disputadas na atual temporada da maior competição de base do basquete brasileiro. Enquanto isso, o clube da capital paulista, que antes do início da rodada desta sexta-feira figurava na sexta posição, conheceu sua décima derrota também em 17 jogos realizados.
Os destaques da vitória do Minas ficaram por conta do ala/pivô Léo Demetrio, que foi o cestinha do jogo, com 23 pontos, e ainda registrou um duplo-duplo, ao colecionar dez rebotes, e do armador Henrique Coelho, autor de 17 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. Do lado do Paulistano, o maior pontuador foi o armador Duso, responsável por 18 tentos.
“Tivemos uma baixo aproveitamento no primeiro tempo, mas o nosso time possui várias peças que podem fazer diversas funções. Durante o jogo, aproveitamos essa virtude e conseguimos abrir uma diferença boa no último quarto”, disse o cestinha Léo Demetrio.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Com o Paulistano desfalcado do pivô Lucão, que segue de fora por conta de uma torção no tornozelo direito, o Minas começou a partida explorando o jogo interno, especialmente com Adriano. A tática funcionou nos minutos iniciais e o time de Belo Horizonte largou na frente.
Mas na sequência, os paulistas passaram a dificultar a entrada dos rivais no garrafão e clube de Belo Horizonte passou a encontrar problemas para pontuar. Enquanto isso, Duso e Igor apareceram bem no ataque da equipe dirigida pelo técnico Beto. Sendo assim, o esquadrão de São Paulo virou o jogo e fechou o primeiro quarto com dois pontos de vantagem: 16 a 14.
Congestionando o garrafão para bloquear as ações dos pivôs do Minas, com uma defesa por zona, o Paulistano obrigou o Minas a concentrar seus ataques em tiros da linha de três pontos. Com um aproveitamento ruim nos tiros de longa distância – os mineiros acertaram apenas um arremesso de três pontos em nove tentativas –, o time paulista seguiu com o controle da partida no início do segundo quarto.
Do outro lado da quadra, Duso seguiu pontuando e o clube alvirrubro chegou a colocar xsete pontos de frente (31 a 24). Mas no final da parcial, os representantes da capital mineira melhoraram sua defesa e com contra-ataques rápidos reduziram o prejuízo no placar para apenas três pontos (33 a 30) antes da chegada do intervalo.
Em pouco menos de dois minutos jogados no terceiro quarto, o Minas contou com boas jogadas de Léo Demétrio, consolidou sua reação e assumiu a ponta do placar (36 a 35). Na sequência, a equipe mineira abriu cinco pontos de frente (40 a 35), mas o Paulistano não se entregou. Fabricio saiu do banco de reservas e comandou a reação dos paulistas, que colocaram três pontos de vantagem (45 a 42).
Porém desta vez foi o Minas que mostrou uma rápida reação. Danilo Fuzaro converteu cinco pontos seguidos no final da parcial e foi fundamental para que os comandados do técnico Cristiano Grama chegassem aos dez minutos finais do confronto com o placar em 50 a 45 a seu favor.
No último quarto só deu Minas. Até então discreto na partida, Henrique chamou o jogo para si, carregou o time paulista de faltas e foi letal na linha dos lances livres – o jogador acertou 12 dos 14 tiros livres que tentou na parcial. Além disso, o clube de Belo Horizonte apostou em uma defesa por zona e anulou o ataque do Paulistano, que insistiu sem sucesso nos tiros de longa distância.
Sem dar chances ao adversário no último quarto, o atual vice-líder da LDB 2013 mostrou sua força, rapidamente ampliou sua vantagem no placar e garantiu a vitória com tranquilidade no Ginásio da Gávea.
“Começamos o jogo com pegada, mas no último quarto permitimos que eles dominassem os rebotes e ainda tivemos muitos erros em nosso ataque. Depois que eles abriram vantagem ficou difícil de recuperar”, disse o ala do Paulistano Igor, que deixou a quadra com sete pontos.