HOJE
LDB 2021:resumo do dia
Por Liga Nacional de Basquete
Franca, Caxias, Corinthians, São José e o anfitrião Paulistano venceram no primeiro dia da LDB 2021
Subiu a bola para a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Nesta quinta-feira (22/07), no Ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano, cinco jogos agitaram o primeiro dia da maior competição de base do país, e você confere o resumo deles por aqui.
O começo da competição Sub-22, realizado em parceria com o CBC, foi marcado pela grande entrega dos jovens jogadores, a confirmação do favoritismo de Sesi Franca, Corinthians e Paulistano e o bom começo das equipes de São José e Caxias do Sul. Dá uma olhada!
Em grande jogo, Franca vence União Corinthians
No primeiro jogo do dia, Sesi Franca Basquete e Stock Med/União Corinthians realizaram um duelo muito disputado. Apesar do início intenso do time visitante, que abriu uma pequena vantagem, o Franca se recuperou durante o jogo devido à boa marcação pressão que exerceu na saída de bola do Unico e venceu o confronto por 68 x 65.

Com final eletrizante, Franca vence União Corinthians e começa LDB 2021 com tudo (Fotojump/LNB)
Márcio, do Franca, foi o grande destaque da partida com cestas decisivas e terminou a partida com 26 pontos e oito rebotes.
‘’Viemos com a cabeça pensando em evolução e foi um passo gigante por conta de que o Adyel, nosso armador, testou positivo para Covid-19 e não conseguiu vir, então jogamos hoje como um time, uma família e essa vitória foi por ele e por todo mundo que ajudou a gente’’. afirmou o pivô.
Ainda pelo time francano, os alas Edu Marília (12 pontos e 15 rebotes) e Léo Abreu (14 pontos e oito assistências) fizeram grande partida. Pelo lado do Unico, o ala/armador André, com 23 pontos e cinco bolas de três ajudou seu time a continuar na disputa, porém, sem sucesso.
Caxias controla Pato e estreia com vitória

No clássico do Sul, Caxias levou a melhor na estreia da LDB 2021 (Fotojump/LNB)
Na sequência, o Caxias do Sul derrotou com certo domínio a equipe do Pato Branco. Soberana no placar a maior parte da partida, a equipe da região Sul começou a LDB com uma vitória importante para a continuidade do campeonato por 76 a 59.
Comandado pelo técnico Ricardo Mancuso, o destaque da partida ficou com o pivô Andrew, o qual protagonizou um fato curioso: o nome em sua camisa é ‘’Zion’’, em referência ao jogador da NBA Zion Williamson. Ele anotou 20 pontos e 13 rebotes e comentou sobre a vitória e o nome no uniforme:
‘’Iniciar com a vitória foi importante pra gente e pra cidade que depositou confiança. Sobre o apelido, desde que eu comecei a jogar me deram esse apelido então decidi colocá-lo na camiseta’’, afirmou Andrew, o “Zion”, atleta do Caxias.
View this post on Instagram
Agora, a equipe do Pato Branco busca a recuperação na LDB confiando em mais um boa atuação de Iago, que anotou 16 pontos no duelo. Ainda pelo time do Paraná, quem também se sobressaiu foi o Furlan, com 12 pontos.
Corinthians domina no 2º tempo e vence Campo Mourão
No terceiro jogo do dia, o Corinthians iniciou a LDB com vitória sobre o Viptech/Campo Mourão/Assercam: 81 x 53.
Apesar do placar elástico, o jogo começou muito equilibrado e assim se manteve durante todo o primeiro e segundo quartos. O Campo Mourão fez frente ao time paulista e foi para o intervalo perdendo por apenas 2 pontos.
No decorrer do jogo o físico da equipe paulista prevaleceu, devido ao fato do time paranaense ter apenas 4 reservas à disposição. Com isso, o Corinthians abriu vantagem já no 3º quarto e apenas administrou a partida na última parte.

Corinthians conquistou vitória na estreia da LDB 2021 com bom jogo coletivo (Fotojump/LNB)
‘’Vitória suada, primeiro tempo foi bem difícil até porque não esperávamos marcação por zona durante os 40 minutos de jogo, mas acho que o time se saiu bem. Óbvio que tem nervos, ansiedade, mas acredito que no final a gente conseguiu implementar nosso jogo”, disse o capitão alvinegro, Pedro Nunes, que completou:
“Sempre bom jogar a LDB, um torneio que a cada ano vem evoluindo mais seu nível, caras como Lucas Dias, Yago, Georginho, Felício… todo mundo passou por aqui, foram campeões e tiveram números expressivos, então acho que fazer uma boa LDB é o primeiro passo para se estabilizar na liga’’, finalizou Pedro Nunes, que anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes.
Além disso, Alê Ludwig (10 pontos e 10 rebotes), Yan Djalo (11 pontos e 7 rebotes) e Jean (12 pontos e 8 assistências) também se destacaram pela equipe corintiana. Já pelo Campo Mourão, os destaques ficaram por conta de Diniz, cestinha da partida com 15 pontos e 8 rebotes, Pedro (13 pontos e 8 rebotes) e Wellington (11 pontos).
São José começa com o pé direito
Continuando a série de jogos, o São José Basketball/Atleta Cidadão superou o Maringá por 67 a 52 e iniciou a LDB 2021 com o pé direito.
Em um jogo de muitas disputas físicas, o equilíbrio reinou até o fim do 3º quarto, em que nenhuma das duas equipes conseguia se distanciar no placar. Na última parte da partida, a marcação forte do São José prevaleceu e a equipe conseguiu a vantagem necessária para a vitória.

São José imprimiu ritmo forte do início ao fim e saiu de quadra com a vitória (Fotojump/LNB)
Pedro, ala/armador do São José, foi o cestinha da partida, com 16 pontos e 8 rebotes. Junto com ele, o armador Paulino, do Maringá, anotou os mesmos 16 pontos.
‘’Sobre a vitória, é muito importante pra gente, ainda mais em um campeonato como a LDB que é muito disputada, 7 jogos seguidos e ganhar a primeira é muito bom.’’ comentou Pedro, que já havia disputado a LDB pelo Sesi Franca.
Além disso, o pivô Guapi anotou um duplo-duplo (13 pontos e 10 rebotes) para o Maringá, enquanto Gregate (10 pontos) e Ge (10 pontos e 11 rebotes) também contribuíram para a vitória da equipe do Vale do Paraíba.
No controle: Paulistano vence Coritiba Monsters sem sustos

Com todos atletas tendo minutos de quadra, Paulistano faz valer favoritismo e bate Coritiba na primeira rodada (Fotojump/LNB)
No último jogo do dia, o Paulistano fez valer a vantagem de jogar em casa e venceu o Coritiba Monsters por 74 a 49.
Com muita movimentação no ataque e todos do elenco pontuando, o time paulista controlou a partida desde o início com muita intensidade e garantiu uma boa estreia na Liga De Desenvolvimento de Basquete.
O destaque ficou por conta do pivô Honorato, que fez 10 pontos e coletou 10 rebotes na partida. Pelo Coritiba, Rafinha com 16 pontos e 5 assistências foi o destaque.
O jogo coletivo do time da casa chamou a atenção e foi determinante para a vitória. O treinador do Paulistano, Beto Jayme, comentou sobre a atuação do time:
‘’O importante é começar a LDB com uma vitória, mas nós como técnico, pensamos como um todo. Toda estreia é difícil, tem meninos que nunca tinham jogado a LDB então passamos por esse momento complicado e eu até entendo. A LDB é uma escada que você tem que subir degrau por degrau, mas se você der um passo para trás, os outros passam por cima de você. Tenho certeza que vamos melhorar, é um time muito aguerrido, que gosto muito. Vamos melhorar a postura defensiva, o banco tem que estar mais falante”, declarou Beto.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca