#JOGAJUNTO

Champions Américas

Subiu a bolana Champions

30-10-2019 | 02:47
Por Liga Nacional de Basquete

A principal competição da América Latina começou com um grande jogo e autoridades presentes no Ginásio

A Basketball Champions League Américas 2019 começou e com direito a um grande jogo logo em sua estreia. Na partida inaugural, Mogi das Cruzes e San Lorenzo se enfrentaram, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em um duelo que culminou na vitória dos hermanos, por 82 a 78.

Inspirada na competição europeia de basquete que leva o mesmo nome, existente desde de março de 2016, a BCLA se trata de uma iniciativa inovadora organizada pela FIBA em conjunto com as três principais ligas de basquete do continente latino americano (Brasil, Argentina e México). Tal formato é semelhante a da Champions europeia, que é organizada pelas 11 principais ligas do continente.

Horácio Muratore, Presidente de honra da BCLA, afirmou  que a mais nova competição continental veio para alavancar o basquete latino-americano.

“Essa nova competição internacional de clubes (BCLA) será a mais importante do continente e ainda trará um grande avanço para o crescimento do basquete e da nossa marca. Não vamos rotular como um torneio que veio para suceder a Liga das Américas, mas sim como um novo produto. Desenvolvemos a Basketball Champions League Américas de forma conjunta com os times e buscamos obviamente melhorar a competição internacional entre os doze clubes participantes. Estamos abertos para receber novos integrantes nas próximas edições”, declarou o presidente.

Horacio Muratore, Presidente de Honra da BCLA, com o pulo bola simbólico da abertura da nova competição

Com um modelo descentralizado, a Champions virá com algo totalmente inovador no continente, com decisões tomadas em conjunto com federações nacionais, ligas, representantes do Conselho e a FIBA. Segundo Carlos Alves, Diretor Executivo e CEO da FIBA Américas, o objetivo da competição é fortalecer o basquete no continente americano.

“Queremos reposicionar e elevar a competição de clubes nas Américas, elaborando um ecossistema forte, relevante e sustentável para o basquete na região. Nosso objetivo é fortalecer o basquete nas Américas com uma estrutura organizacional em pirâmide baseada em nossas federações e ligas”, disse Carlos Alves, Diretor Executivo CEO da Fiba Américas.

Carlos Alves, Diretor Executivo CEO da BCLA, e Horacio Muratore, Presidente de Honra da BCLA

Na próxima sexta-feira (01/11), Franca fará sua estreia na competição internacional jogando em casa contra o Club Aguada (Uruguai). Já o Flamengo viaja para a Argentina para enfrentar o Instituto de Córdoba também na sexta-feira, às 21h30. As duas partidas terão transmissão ao vivo e exclusivo no DAZN.

Como funciona a competição?

Os 12 times participantes foram divididos em quatro grupos, listados de A a D, com três times em cada. Dentre os quatro grupos, teremos Franca, Mogi e Flamengo como os representantes brasileiros.

Nesse primeiro momento, as equipes se enfrentarão entre si nos seus grupos, com duelos nas respectivas casas de cada equipe, no modelo de turno e returno.

Após isso, os dois primeiros colocados de cada chave avançarão para às quartas de final, que será disputada em série melhor de três jogos, assim como nas semifinais e na Final.

A Basketball Champions League Américas durará de outubro de 2019 a março de 2020, com janelas de jogos nas seguintes datas: 28 de outubro a 01 de novembro (8 jogos), 25 a 29 de novembro (8 jogos), 16 a 20 de dezembro (8 jogos), 14 a 21 de janeiro (quartas de final), 14 a 29 de fevereiro (semifinais), e a grande final entre os dias 9 e 14 de março de 2020.

Nos jogos com as equipes brasileiras, os torcedores de Flamengo, Franca e Mogi poderão acompanhar ao vivo no DAZN, já que a plataforma de streaming adquiriu os direitos da transmissão da competição.