HOJE
Subiu a bolana Champions
Por Liga Nacional de Basquete
A principal competição da América Latina começou com um grande jogo e autoridades presentes no Ginásio
A Basketball Champions League Américas 2019 começou e com direito a um grande jogo logo em sua estreia. Na partida inaugural, Mogi das Cruzes e San Lorenzo se enfrentaram, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em um duelo que culminou na vitória dos hermanos, por 82 a 78.
Inspirada na competição europeia de basquete que leva o mesmo nome, existente desde de março de 2016, a BCLA se trata de uma iniciativa inovadora organizada pela FIBA em conjunto com as três principais ligas de basquete do continente latino americano (Brasil, Argentina e México). Tal formato é semelhante a da Champions europeia, que é organizada pelas 11 principais ligas do continente.
Horácio Muratore, Presidente de honra da BCLA, afirmou que a mais nova competição continental veio para alavancar o basquete latino-americano.
“Essa nova competição internacional de clubes (BCLA) será a mais importante do continente e ainda trará um grande avanço para o crescimento do basquete e da nossa marca. Não vamos rotular como um torneio que veio para suceder a Liga das Américas, mas sim como um novo produto. Desenvolvemos a Basketball Champions League Américas de forma conjunta com os times e buscamos obviamente melhorar a competição internacional entre os doze clubes participantes. Estamos abertos para receber novos integrantes nas próximas edições”, declarou o presidente.

Horacio Muratore, Presidente de Honra da BCLA, com o pulo bola simbólico da abertura da nova competição
Com um modelo descentralizado, a Champions virá com algo totalmente inovador no continente, com decisões tomadas em conjunto com federações nacionais, ligas, representantes do Conselho e a FIBA. Segundo Carlos Alves, Diretor Executivo e CEO da FIBA Américas, o objetivo da competição é fortalecer o basquete no continente americano.
“Queremos reposicionar e elevar a competição de clubes nas Américas, elaborando um ecossistema forte, relevante e sustentável para o basquete na região. Nosso objetivo é fortalecer o basquete nas Américas com uma estrutura organizacional em pirâmide baseada em nossas federações e ligas”, disse Carlos Alves, Diretor Executivo CEO da Fiba Américas.

Carlos Alves, Diretor Executivo CEO da BCLA, e Horacio Muratore, Presidente de Honra da BCLA
Na próxima sexta-feira (01/11), Franca fará sua estreia na competição internacional jogando em casa contra o Club Aguada (Uruguai). Já o Flamengo viaja para a Argentina para enfrentar o Instituto de Córdoba também na sexta-feira, às 21h30. As duas partidas terão transmissão ao vivo e exclusivo no DAZN.
Como funciona a competição?
Os 12 times participantes foram divididos em quatro grupos, listados de A a D, com três times em cada. Dentre os quatro grupos, teremos Franca, Mogi e Flamengo como os representantes brasileiros.
Nesse primeiro momento, as equipes se enfrentarão entre si nos seus grupos, com duelos nas respectivas casas de cada equipe, no modelo de turno e returno.
Após isso, os dois primeiros colocados de cada chave avançarão para às quartas de final, que será disputada em série melhor de três jogos, assim como nas semifinais e na Final.
A Basketball Champions League Américas durará de outubro de 2019 a março de 2020, com janelas de jogos nas seguintes datas: 28 de outubro a 01 de novembro (8 jogos), 25 a 29 de novembro (8 jogos), 16 a 20 de dezembro (8 jogos), 14 a 21 de janeiro (quartas de final), 14 a 29 de fevereiro (semifinais), e a grande final entre os dias 9 e 14 de março de 2020.
Nos jogos com as equipes brasileiras, os torcedores de Flamengo, Franca e Mogi poderão acompanhar ao vivo no DAZN, já que a plataforma de streaming adquiriu os direitos da transmissão da competição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca