#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Subiu a bola!

11-11-2020 | 06:38
Por Liga Nacional de Basquete

Duas partidas marcaram a primeira rodada do NBB 2020/2021, que teve bola Penalty especial e atuação arrasadora do Flamengo

A bola subiu para o NBB! Quase oito meses depois da paralisação da temporada anterior, o basquete brasileiro voltou à ativa em grande estilo. Como foi bom ver a bola laranja quicar novamente no Brasil… No Ginásio Maracanãzinho, duas partidas fizeram parte desse reinício.

No primeiro duelo, o Fortaleza Basquete Cearense levou a melhor sobre o VipTech/Campo Mourão, pelo placar de 74 a 61. O destaque do triunfo nordestino ficou por conta do trio norte-americano formado por Desmond Holloway (21 pontos), Dontrell Brite (14 pontos e sete assistências) e Rashaun (11 pontos e cinco assistências).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb) on

“É sempre bom começar com vitória. Não mudaram tantas peças no time, mas a expectativa era muito grande. Nosso dia a dia é legal e estamos bem focados. Hoje todo mundo jogou e a rotação foi boa. Jogamos hoje pelo Bial (técnico) e o Dannyel (Russo, assistente), que infelizmente estão contaminados. Torcemos pela recuperação rápida deles para que estejamos todos juntos de novo”, declarou Sualisson, que anotou 11 pontos e cinco rebotes (15 de eficiência).

“Tomamos muitos pontos do terceiro quarto, foram 27, mas entramos no último quarto para fechar o jogo bem e não dar chances ao adversário. No NBB se você bobeia cinco minuto você toma uma virada. É isso que não pode faltar”, finalizou o ala/pivô nordestino.

Outro fato marcante do duelo foi a estreia do pivô Lucas Bebê, que depois de anos de NBA e Europa, fez sua primeira aparição no basquete brasileiro como profissional, com a camisa do Fortaleza BC. Em 25 minutos em quadra, o jogador de 28 anos registrou nove pontos, cinco rebotes, cinco assistências e deixou a quadra como jogador mais eficiente do time, com 18 de valorização.

Pelo lado do Campo Mourão, quatro atletas ultrapassaram a marca dos dez pontos: Stefano Pierotti (14 pontos), o ala chutador Matt Frierson (14 pontos), o ala Guilherme Magna (13 pontos) e o pivô Lucão (10 pontos), que ainda pegou 12 rebotes e, além do duplo-duplo, foi o atleta mais eficiente em quadra, com 22 de eficiência.

“Tivemos um primeiro e um terceiro quarto muito bons. No terceiro quarto até tiramos 9 pontos de diferença, mas no período final relaxamos e não conseguimos buscar a diferença. Depois que eles abriram ficou muito difícil para voltar. Sabemos que no NBB não podemos fazer isso, temos que estar os 40 minutos focados e essa é a lição que tiramos dessa derrota”, disse o argentino Stefano Pierotti.

Com pulo bola especial, Flamengo domina Minas

Já no segundo duelo do dia, o Flamengo teve uma atuação avassaladora contra o Minas Tênis Clube. Mas antes de falar do resultado, vale ressaltar a ação que marcou o início da partida. Foi realizado um pulo bola simbólico com a bola especial do concurso #ABolaDoJogo, do NBB e da Penalty.

O concurso incentivou crianças de até 14 anos a desenharem a bola dos sonhos do NBB. O desenho vencedor foi da estudante Luana Santa Cruz, de 14 anos, de Campina Grande (PB). Torcedora da Unifacisa, a garota usou a frase “Por um mundo sem racismo” na obra e teve a arte mais votada pelos fãs no Instagram do NBB e da Penalty. O artista plástico Tom Veiga foi o responsável por passar o desenho de Luana para a bola.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb) on

Em quadra, o Flamengo foi arrasador para cima do Minas. Depois de um primeiro quarto equilibrado, o time do técnico Gustavo De Conti abriu 20 pontos de vantagem no segundo período e deslanchou – chegou a abrir de 43 pontos na parcial final. O placar terminou em 102 a 68 para os rubro-negros.

Com um grande trabalho coletivo, o clube da Gávea teve seis atletas pontuando em dígitos duplos: Marquinhos (16 pontos), Hettsheimeir (15 pontos), Léo Demétrio (13 pontos), Chuzito González (13 pontos), Franco Balbi (11 pontos) e Rafael Mineiro (10 pontos). Com nove pontos, seis rebotes e 12 assistências, Yago Mateus saiu do banco e também teve grande atuação.

“Estou muito orgulhoso do que fizemos hoje aqui, em termos de atitude e de rendimento. Todos sabem que não fomos bem na final da Champions, tínhamos que dar uma resposta rápida. Mas essa resposta não pode parar por aqui, vamos buscar vitória a vitória, ponto a ponto, para brigar lá em cima, onde o Flamengo merece, que é nas primeiras posições”, comentou Gustavo De Conti, comandante do Flamengo.

Enquanto isso, o Minas teve no experiente pivô JP Batista seu grande nome na partida, com um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes (22 de eficiência). Outros três atletas fizeram dez ou mais pontos: Davi Rossetto (12 pontos), Rafa Moreira (11 pontos e quatro assistências) e o garoto Gui Santos, de 18 anos (10 pontos, seis rebotes e três assistências).

“Claro que não foi como gostaríamos. Começamos bem, aplicamos as coisas combinadas, até estivemos na frente no primeiro quarto. Mas no segundo quarto fugiu muito. Fizemos muitas faltas, estávamos com a rotação limitada e o Flamengo teve um período muito eficiente. Aquele momento foi muito ruim. Voltamos do intervalo com esse peso e não conseguimos voltar para o jogo”, analisou o técnico Léo Costa, do Minas.

“Estamos cientes da situação em que o Flamengo se encontra, com uma preparação diferente do que a gente fez. Mas sabemos que vamos nos encontrar no caminho. Daqui a pouco outras peças importantíssimas ainda vão chegar, então vamos ter como mexer melhor na partida. Tenho certeza que a partir disso vamos construir um processo positivo”, finalizou o comandante minastenista.

Quatro jogos movimentam a quinta-feira do NBB

Depois do início da temporada, o NBB terá sequência com quatro partidas nesta quinta-feira (12/11). No Maracanãzinho, Unifacisa e Campo Mourão se enfrentam às 15h30. Logo em seguida, às 18 horas, Flamengo e Fortaleza Basquete Cearense medem forças com transmissão ao vivo do DAZN. E por fim, Minas e Pato Basquete duelarão às 21 horas.

Também com transmissão ao vivo do DAZN, Corinthians e Sesi Franca Basquete se encontrarão no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 15h30. O time francano entrará em quadra com o posto de tricampeão Paulista, com o título conquistado nesta terça-feira, na finalíssima contra o Paulistano/Corpore.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.