HOJE
Superação
Por Liga Nacional de Basquete
Com segundo tempo arrasador, Liga Sorocaba reage e vira sobre Uberlândia para conquistar a terceira vitória em casa no NBB
A Liga Sorocaba venceu a terceira no NBB ao superar o Unitri/Universo, nesta quinta-feira, por 91 a 80. Jogando em casa, a equipe paulista chegou a estar perdendo por 15 pontos de diferença, mas reagiu no segundo tempo e conseguiu a virada diante do então vice-líder do campeonato.
O armador Kenny Dawkins, com 23 pontos, e o ala Fabrício, com 14, foram os destaques do time sorocabano e os principais responsáveis pela reação na segunda etapa. Do lado mineiro, o armador Valtinho e o ala/pivô Cipolini foram os cestinhas, com 16 pontos cada. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Foi a terceira vitória da Liga Sorocabana na temporada 2011/2012, todas elas conquistadas em casa. A equipe agora tem um aproveitamento de 50%, com três triunfos em seis jogos. Já o Unitri/Universo desperdiçou a chance de permanecer na dianteira do NBB e agora tem cinco vitórias em sete partidas.
O começo de jogo não foi muito animador para o torcedor que compareceu ao Ginásio Gualberto Moreira. Embalados pelos bons desempenhos de Robert Day e Lucas Cipolini, os mineiros chegaram a abrir 15 pontos de frente e dominavam o jogo.
Mas a Liga Sorocabana não desistiu e foi buscar a reação. Ainda no segundo quarto, reduziu a diferença para nove pontos, indo para o intervalo perdendo por 53 a 44.
No segundo tempo, a equipe conseguiu encaixar uma boa defesa e praticamente anulou os arremessos de Robert Day e o jogo interno de Cipolini. Depois de anotar 27 pontos no primeiro tempo, a dupla não conseguiu repetir o desempenho nos dois últimos quartos e somaram apenas cinco pontos.
A virada veio ainda na primeira metade do terceiro quarto, após os paulistas iniciarem com umas sequência de 15 a 4. Depois, os sorocabanos não perderam mais a dianteira. Com Dawkins inspirado no ataque e com a defesa limitando o adversário a apenas 27 pontos nos segundo tempo, a Liga Sorocabanaainda teve sangue frio para acertar os lances livres nos momentos finais para assegurar mais uma vitória no NBB.
“Os jogadores merecem essa vitória. Eles estão trabalhando muito juntos e a gente precisava disso. Hoje a equipe se superou?, disse o técnico Rinaldo Rodrigues. ?Começamos mal atrás, mas não podíamos desistir. O campeonato é muito difícil e eles foram muito guerreiros”, completou.
O técnico uruguaio Miguel Volcan, que fazia sua estréia no comando do Uberlândia, lamentou a derrota, mas destacou o bom desempenho apresentado pelo adversário.
“Penso que a diferença nessa partida foi no terceiro quarto, onde iniciamos com nove pontos na frente e terminamos quatro atrás. A intensidade e o ritmo alto de Sorocaba nós não conseguimos acompanhar”, disse o treinador.
Confira os resultados da sétima rodada do NBB:
08/12 (quinta-feira)
Liga Sorocabana 91 x 80 Unitri/Universo
Vila Velha/Garoto/BMG 54 x 86 Pinheiros/SKY
Uniceub/BRB/Brasília 97 x 79 Araraquara
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 65 x 88 Flamengo
São José/Unimed/Vinac 108 x 91 Tijuca/Rio de Janeiro
Itabom/Bauru 92 x 82 Vivo/Franca
Minas 96 x 93 Winner/Limeira
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
