#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Superação

08-12-2011 | 04:25
Por Liga Nacional de Basquete

Com segundo tempo arrasador, Liga Sorocaba reage e vira sobre Uberlândia para conquistar a terceira vitória em casa no NBB

Divulgação

A Liga Sorocaba venceu a terceira no NBB ao superar o Unitri/Universo, nesta quinta-feira, por 91 a 80. Jogando em casa, a equipe paulista chegou a estar perdendo por 15 pontos de diferença, mas reagiu no segundo tempo e conseguiu a virada diante do então vice-líder do campeonato.

O armador Kenny Dawkins, com 23 pontos, e o ala Fabrício, com 14, foram os destaques do time sorocabano e os principais responsáveis pela reação na segunda etapa. Do lado mineiro, o armador Valtinho e o ala/pivô Cipolini foram os cestinhas, com 16 pontos cada. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Foi a terceira vitória da Liga Sorocabana na temporada 2011/2012, todas elas conquistadas em casa. A equipe agora tem um aproveitamento de 50%, com três triunfos em seis jogos. Já o Unitri/Universo desperdiçou a chance de permanecer na dianteira do NBB e agora tem cinco vitórias em sete partidas.

O começo de jogo não foi muito animador para o torcedor que compareceu ao Ginásio Gualberto Moreira. Embalados pelos bons desempenhos de Robert Day e Lucas Cipolini, os mineiros chegaram a abrir 15 pontos de frente e dominavam o jogo.

Mas a Liga Sorocabana não desistiu e foi buscar a reação. Ainda no segundo quarto, reduziu a diferença para nove pontos, indo para o intervalo perdendo por 53 a 44.

No segundo tempo, a equipe conseguiu encaixar uma boa defesa e praticamente anulou os arremessos de Robert Day e o jogo interno de Cipolini. Depois de anotar 27 pontos no primeiro tempo, a dupla não conseguiu repetir o desempenho nos dois últimos quartos e somaram apenas cinco pontos.

A virada veio ainda na primeira metade do terceiro quarto, após os paulistas iniciarem com umas sequência de 15 a 4. Depois, os sorocabanos não perderam mais a dianteira. Com Dawkins inspirado no ataque e com a defesa limitando o adversário a apenas 27 pontos nos segundo tempo, a Liga Sorocabanaainda teve sangue frio para acertar os lances livres nos momentos finais para assegurar mais uma vitória no NBB.

“Os jogadores merecem essa vitória. Eles estão trabalhando muito juntos e a gente precisava disso. Hoje a equipe se superou?, disse o técnico Rinaldo Rodrigues. ?Começamos mal atrás, mas não podíamos desistir. O campeonato é muito difícil e eles foram muito guerreiros”, completou.

O técnico uruguaio Miguel Volcan, que fazia sua estréia no comando do Uberlândia, lamentou a derrota, mas destacou o bom desempenho apresentado pelo adversário.

“Penso que a diferença nessa partida foi no terceiro quarto, onde iniciamos com nove pontos na frente e terminamos quatro atrás. A intensidade e o ritmo alto de Sorocaba nós não conseguimos acompanhar”, disse o treinador.

Confira os resultados da sétima rodada do NBB:

08/12 (quinta-feira)
Liga Sorocabana 91 x 80 Unitri/Universo
Vila Velha/Garoto/BMG 54 x 86 Pinheiros/SKY
Uniceub/BRB/Brasília 97 x 79 Araraquara
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 65 x 88 Flamengo
São José/Unimed/Vinac 108 x 91 Tijuca/Rio de Janeiro
Itabom/Bauru 92 x 82 Vivo/Franca
Minas 96 x 93 Winner/Limeira