HOJE
Tá chegando
Por Liga Nacional de Basquete
Congresso Técnico da Liga Ouro 2016 é realizado em SP nesta quarta-feira; competição tem previsão de início para segunda quinzena de fevereiro
Na tarde desta quarta-feira, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo (SP), foi realizado o Congresso Técnico da edição 2016 da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB. A competição, que tem previsão de início para a segunda quinzena de fevereiro, contará com as participações de Vasco da Gama (RJ), Ginástico (MG), Campo Mourão (PR) e Sport Club do Recife (PE).
O sistema de disputa e regulamento foram mantidos em relação à Liga Ouro anterior. Cada equipe jogará quinzenalmente na fase de classificação e as rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana.
Já nos playoffs, os moldes também foram mantidos, com o líder da primeira fase avançando direto à Final e 2º e 3º colocados se enfrentando em uma série melhor de cinco. Os confrontos de mata-mata acontecerão no formato 2-2-1 e a equipe de melhor campanha jogará as duas primeiras partidas e um possível Jogo 5 da série em casa, assim como na decisão.

Sob o comando de Christiano Pereira, Vasco chega com força para sua primeira Liga Ouro na história (Divulgação/Vasco.com.br)
Uma das boas novidades da Liga Ouro 2016, o tradicional Vasco da Gama tentará resgatar seus anos de glória e para isso contratou ótimos reforços para retornar à elite do basquete nacional. Os reforços foram Hélio (ex-Uberlândia), William Drudi (ex-São José), Douglas Nunes (ex-Palmeiras), Gaúcho (ex-Liga Sorocabana), Erick Camilo (ex-Franca), além de Marcellus (ex-Tijuca), Ricardinho e Bruninho Langsdorff (ex-Brasília).
Outro estreante na divisão de acesso ao NBB é o Ginástico, que depois de disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em 2012 e 2013, retomou suas atividades no basquete e tentará o acesso à elite. O clube de Belo Horizonte será a primeira equipe do Estado de Minas Gerais a participar da competição.
No elenco, a equipe mineira contará com os experientes Fred e Alírio (tricampeão do NBB – um com o Flamengo e dois pelo Brasília), Wanderson (ex-Minas), Fabrício e Locke (ex-Palmeiras), Luisinho, que disputou as duas últimas edições da Liga Ouro, a primeira por Rio Claro (campeão) e a segunda por Campo Mourão, Cleiton Sebastião (ex-Lins), além dos jovens Adyb (ex-Minas) e Alef (ex-Flamengo).
“A expectativa é grande para chegar logo fevereiro, e a primeira perspectiva nossa é a possibilidade de fazer a final. Montamos o time para buscar o título da Liga Ouro, esse é nosso objetivo. Creio que a experiência dos jogadores já terem disputado uma competição de alto nível será muito importante. Muitos atletas já estiveram nas finais do NBB, e a há alguns meninos novos que estão começando o projeto. O projeto está muito voltado a Minas, pois há vários remanescentes do Estado na equipe”, disse o assistente técnico do Ginástico, Zé Mário.

Com finalistas de NBB no elenco, Ginástico é um dos concorrentes ao título da Liga Ouro 2016 (Divulgação)
Presente na Liga Ouro desde a primeira edição, o Campo Mourão também se reforçou bastante para a disputa da edição 2016 e desta vez quer o título da competição. Para isso, contratou 11 atletas, dentre eles com passagens importantes por tradicionais clubes do basquete brasileiro. São eles:
Os jovens armadores Bruno Felipe (ex-Brasília), Alexey (ex-Franca) e o norte-americano Leon Sutton (ex-Lins), os alas Vinícius Teló (ex-Lins), Ted Simões (ex-Pinheiros), o norte-americano Milton Garner (ex-Joinville e Jacareí) e o jovem Daniel Pinho (ex-São José), e os pivôs Leandro (ex-Uberlândia e Limeira), André Bambu (ex-Pinheiros e Osasco), Estevam (bicampeão do NBB pelo Brasília e campeão da Liga Ouro pelo Rio Claro) e André Mineiro (campeão da Liga Ouro pelo Caxias).
“A expectativa é muito grande. Estamos com nosso melhor orçamento em todos os tempos e montamos uma equipe bem equilibrada, já que começamos as contratações antes do mês de dezembro. É claro que o tempo para montar a equipe não é o suficiente, mas nós esperamos melhorar isso com o decorrer dos anos. Mas o time está bem homogêneo, conseguimos trazer dois pivôs, temos quatro alas/pivôs, e um equilíbrio entre os jogadores adultos e jovens. Com certeza vamos brigar pela vaga no NBB”, disse Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.

Reforço do Campo Mourão, Estevam foi campeão do NBB 2 com o Brasília e campeão da Liga Ouro pelo Rio Claro (Cadu Gomes/LNB)
Quem também está na Liga Ouro desde a primeira temporada e tentará mais uma vez conquistar a vaga no NBB é o Sport Club do Recife, atual vice-campeão da competição. Na última edição, a equipe pernambucana foi superada pelo Banrisul/Caxias do Sul Basquete na série melhor de cinco, por 3 a 1, e ficou com a medalha de prata.
Para 2016, o Leão da Ilha apostará na base da equipe Sub-22 que conquistou o bronze na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015, formada por Leandro, Rech, Lucas Lima, Arroz, Jaca e outros, e ainda contratou quatro reforços.
São eles o armador Michel, ex-Campo Mourão, autor do primeiro e único triplo-duplo da história da Liga Ouro, o ala/armador Higor, de 22 anos, que estava no Limeira, além dos pivôs Rinaldo Mafra, que disputou a última Liga Ouro pelo próprio Sport, e Ricardo De Bem, ex-Macaé e Liga Sorocabana.
“Evidentemente nós confiamos e estamos tentando criar todas as condições para chegar ao NBB. Nós sabemos que é difícil, este ano talvez seja mais difícil ainda, por eu notar um fortalecimento nas outras equipes. Algo que é bom para o basquete, e bom para o campeonato. Mas nós estamos com esse sonho, e não é de hoje”, comentou Ricardo Thibau, dirigente do Sport Club do Recife.
Confira os clubes participantes da Liga Ouro 2016:
– Campo Mourão Basquete (PR)
– Ginástico (MG)
– Sport Club do Recife (PE)
– Vasco da Gama (RJ)
Relembre os campeões das edições anteriores da Liga Ouro:
– 2014: Rio Claro Basquete (SP)
– 2015: Banrisul/Caxias do Sul Basquete (RS)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
