HOJE
Tá nas quartas!
Por Liga Nacional de Basquete
Sem maiores dificuldades, Sérvia vence China no encerramento do Grupo A, garante classificação e enfrentará líder do Grupo B na próxima fase

Sérvia, do pivô Raduljica, garantiu um lugar entre os oito melhores dos Jogos Olímpicos do Rio (FIBA/Divulgação)
Atual vice-campeã mundial, a Sérvia está nas quartas de final do torneio olímpico de basquete masculino. Na noite deste domingo, no encerramento do Grupo A, o time do leste europeu bateu a China com tranquilidade, pelo placar de 94 a 60, e garantiu um lugar na próxima fase das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Põe na conta: Esta foi a segunda vitória dos sérvios em cinco jogos disputados. Com isso, a equipe garantiu a quarta posição da chave e um lugar nas quartas de final. Por sua vez, a China encerrou sua participação olímpica com cinco derrotas em cinco partidas.
Quem será? O rival da Sérvia na próxima fase será o líder do Grupo B. A decisão da segunda chave acontecerá nesta segunda e três equipes podem ficar na primeira posição (Lituânia, Argentina e Croácia).
Agora sim: “Vilão” das derrotas da Sérvia contra Estados Unidos e França, com erros nos segundos finais em ambas as partidas, Bogdan Bogdanovic enfim teve uma grande atuação individual no Rio de Janeiro. O jovem e promissor ala, de apenas 23 anos, foi o cestinha de sua equipe, com 19 pontos, e ainda garantiu cinco rebotes.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Sérvia e China
Atuação completa: Outro destaque da Sérvia na partida ficou por conta de Nikola Kalinic. O versátil ala registrou 15 pontos, cinco rebotes e duas assistências e garantiu o melhor índice de eficiência do jogo (23).
Preservados: Principais jogadores do elenco sérvio e cestinhas do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o armador Milos Teodosic e o pivô Miroslav Raduljica tiveram seus tempos de quadra reduzidos e pouco atuaram diante dos chineses.
Bem que tentou: Grande nome do plantel chinês, o ala/pivô Yi Jianlian marcou 20 pontos e foi o cestinha da partida. Com passagem pela NBA, o jogador de 2,12m de altura fechou sua participação no torneio olímpico de basquete masculino com a terceira maior média de pontos (20,4), atrás apenas de Bojan Bogdanovic, da Croácia (25,5), e Patty Mills, da Austrália (20,5).
Desde o início: Mostrando seu costumeiro jogo coletivo e sua forte defesa, o esquadrão europeu assumiu a liderança logo no começo da partida e em nenhum momento permitiu que os chineses virassem o jogo.
Deslanchou no 3º: Após fechar o primeiro tempo com 15 pontos de frente (43 a 28), a Sérvia acelerou o ritmo no terceiro quarto e ampliou ainda mais sua vantagem. Após vencer a parcial por 35 a 15, a equipe comandada pelo técnico Sasha Djordevic estendeu a diferença no placar para 35 pontos (78 a 43).

Após atuações ruins, Bogdanovic teve grande desempenho diante dos chineses (FIBA/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca