#JOGAJUNTO

Rio 2016

Tá nas quartas!

15-08-2016 | 12:43
Por Liga Nacional de Basquete

Sem maiores dificuldades, Sérvia vence China no encerramento do Grupo A, garante classificação e enfrentará líder do Grupo B na próxima fase

Sérvia, do pivô Raduljica, garantiu um lugar entre os oito melhores dos Jogos Olímpicos do Rio (FIBA/Divulgação)

Sérvia, do pivô Raduljica, garantiu um lugar entre os oito melhores dos Jogos Olímpicos do Rio (FIBA/Divulgação)

Atual vice-campeã mundial, a Sérvia está nas quartas de final do torneio olímpico de basquete masculino. Na noite deste domingo, no encerramento do Grupo A, o time do leste europeu bateu a China com tranquilidade, pelo placar de 94 a 60, e garantiu um lugar na próxima fase das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Põe na conta: Esta foi a segunda vitória dos sérvios em cinco jogos disputados. Com isso, a equipe garantiu a quarta posição da chave e um lugar nas quartas de final. Por sua vez, a China encerrou sua participação olímpica com cinco derrotas em cinco partidas.

Quem será? O rival da Sérvia na próxima fase será o líder do Grupo B. A decisão da segunda chave acontecerá nesta segunda e três equipes podem ficar na primeira posição (Lituânia, Argentina e Croácia).

Agora sim: “Vilão” das derrotas da Sérvia contra Estados Unidos e França, com erros nos segundos finais em ambas as partidas, Bogdan Bogdanovic enfim teve uma grande atuação individual no Rio de Janeiro. O jovem e promissor ala, de apenas 23 anos, foi o cestinha de sua equipe, com 19 pontos, e ainda garantiu cinco rebotes.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Sérvia e China

Atuação completa: Outro destaque da Sérvia na partida ficou por conta de Nikola Kalinic. O versátil ala registrou 15 pontos, cinco rebotes e duas assistências e garantiu o melhor índice de eficiência do jogo (23).

Preservados: Principais jogadores do elenco sérvio e cestinhas do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o armador Milos Teodosic e o pivô Miroslav Raduljica tiveram seus tempos de quadra reduzidos e pouco atuaram diante dos chineses.

Bem que tentou: Grande nome do plantel chinês, o ala/pivô Yi Jianlian marcou 20 pontos e foi o cestinha da partida. Com passagem pela NBA, o jogador de 2,12m de altura fechou sua participação no torneio olímpico de basquete masculino com a terceira maior média de pontos (20,4), atrás apenas de Bojan Bogdanovic, da Croácia (25,5), e Patty Mills, da Austrália (20,5).

Desde o início: Mostrando seu costumeiro jogo coletivo e sua forte defesa, o esquadrão europeu assumiu a liderança logo no começo da partida e em nenhum momento permitiu que os chineses virassem o jogo.

Deslanchou no 3º: Após fechar o primeiro tempo com 15 pontos de frente (43 a 28), a Sérvia acelerou o ritmo no terceiro quarto e ampliou ainda mais sua vantagem. Após vencer a parcial por 35 a 15, a equipe comandada pelo técnico Sasha Djordevic estendeu a diferença no placar para 35 pontos (78 a 43).

Após atuações ruins, Bogdanovic teve grande desempenho diante dos chineses (FIBA/Divulgação)

Após atuações ruins, Bogdanovic teve grande desempenho diante dos chineses (FIBA/Divulgação)