HOJE
Tabu em jogo
Por Liga Nacional de Basquete
Valendo a vice-liderança do NBB, São José visita o Flamengo buscando a primeira vitória na história sobre o time carioca

Crédito: Ronny Santos/PMSJC
O São José/Unimed/Vinac faz, até agora, sua melhor temporada na história do NBB. Ocupando a terceira colocação na tabela, com 15 vitórias em 20 jogos (75% de aproveitamento), o time do Vale do Paraíba pode chegar a vice-liderança da competição neste sábado. Mas para isso terá que por fim a um longo tabu diante do Flamengo, às 19h, no Ginásio do Tijuca.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Ao todo as equipes já enfrentaram dez vezes na história do NBB e em todas os rubro-negros levaram a melhor. Os cariocas ocupam a segunda colocação, com 15 vitórias em 19 jogos (79%), e esperam manter a escrita no confronto direto para não ser ultrapassado pelo rival na classificação.
“A gente sabe da dificuldade de enfrentar o Flamengo e em casa eles são mais fortes ainda. Realmente nosso time não tem um encaixe tão bom contra eles, mas sempre tem uma primeira vez e a gente espera que seja amanhã”, comentou o técnico joseense Régis Marrelli. “Tem tudo para ser um confronto muito equilibrado”, completou.

Crédito: Fernando Azevedo/Fla Imagem
Um dos principais responsáveis pelo tabu é Marcelinho Machado. Defendendo a equipe do Flamengo desde a primeira edição do NBB, o ala anotou o recorde de pontos em uma partida do NBB diante do São José, em partida válida pelo segundo turno da temporada 2009/2010. Na ocasião, Machado anotou 63 pontos e converteu 16 bolas de 3 pontos, outro recorde da competição.
Foi também contra São José que Marcelinho anotou outros dois recordes pessoais, em rebotes e assistências. No jogo 3 das quartas de final da temporada 2009/2010, o camisa 4 coletou 16 rebotes. Já no primeiro turno da atual temporada, o ala bateu seu recorde de assistências, ao distribuir 13 passes decisivos.
Apesar do retrospecto favorável, o capitão do Flamengo espera um jogo equilibrado e pediu atenção na defesa no confronto que vale a vice-liderança do campeonato.
“São José é um time bem armado, com jogadores que conhecemos bem, como Dedé, Jefferson, Fúlvio e Murilo, e tem um conjunto muito forte. Temos que fazer uma defesa forte, tirando os espaços deles e trabalhando com inteligência e velocidade no ataque”, declarou Marcelinho.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca