#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tabu em jogo

24-02-2012 | 04:19
Por Liga Nacional de Basquete

Valendo a vice-liderança do NBB, São José visita o Flamengo buscando a primeira vitória na história sobre o time carioca

Fúlvio, do São José, e Hélio, do Flamengo

Crédito: Ronny Santos/PMSJC

O São José/Unimed/Vinac faz, até agora, sua melhor temporada na história do NBB. Ocupando a terceira colocação na tabela, com 15 vitórias em 20 jogos (75% de aproveitamento), o time do Vale do Paraíba pode chegar a vice-liderança da competição neste sábado. Mas para isso terá que por fim a um longo tabu diante do Flamengo, às 19h, no Ginásio do Tijuca.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Ao todo as equipes já enfrentaram dez vezes na história do NBB e em todas os rubro-negros levaram a melhor. Os cariocas ocupam a segunda colocação, com 15 vitórias em 19 jogos (79%), e esperam manter a escrita no confronto direto para não ser ultrapassado pelo rival na classificação.

“A gente sabe da dificuldade de enfrentar o Flamengo e em casa eles são mais fortes ainda. Realmente nosso time não tem um encaixe tão bom contra eles, mas sempre tem uma primeira vez e a gente espera que seja amanhã”, comentou o técnico joseense Régis Marrelli. “Tem tudo para ser um confronto muito equilibrado”, completou.

Marcelinho, do Flamengo

Crédito: Fernando Azevedo/Fla Imagem

Um dos principais responsáveis pelo tabu é Marcelinho Machado. Defendendo a equipe do Flamengo desde a primeira edição do NBB, o ala anotou o recorde de pontos em uma partida do NBB diante do São José, em partida válida pelo segundo turno da temporada 2009/2010. Na ocasião, Machado anotou 63 pontos e converteu 16 bolas de 3 pontos, outro recorde da competição.

Foi também contra São José que Marcelinho anotou outros dois recordes pessoais, em rebotes e assistências. No jogo 3 das quartas de final da temporada 2009/2010, o camisa 4 coletou 16 rebotes. Já no primeiro turno da atual temporada, o ala bateu seu recorde de assistências, ao distribuir 13 passes decisivos.

Apesar do retrospecto favorável, o capitão do Flamengo espera um jogo equilibrado e pediu atenção na defesa no confronto que vale a vice-liderança do campeonato.

“São José é um time bem armado, com jogadores que conhecemos bem, como Dedé, Jefferson, Fúlvio e Murilo, e tem um conjunto muito forte. Temos que fazer uma defesa forte, tirando os espaços deles e trabalhando com inteligência e velocidade no ataque”, declarou Marcelinho.