HOJE
Taça na mão
Por Liga Nacional de Basquete
Vasco deslancha a partir do segundo quarto, vence Minas com tranquilidade e garante título invicto da Copa Avianca
O Vasco da Gama ficou com o título da Copa Avianca. Na noite desta terça-feira (31/10), a equipe cruz-maltina venceu o anfitrião Minas Tênis Clube na grande decisão, pelo placar de 81 a 57, e garantiu o troféu do torneio preparatório para o NBB CAIXA.
A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.
Fala aí: “A Copa Avianca foi fundamental para todas as equipes que estiveram aqui. Não só o Vasco como as outras equipes passaram muito tempo treinando, mas os atletas gostam de jogar. Então, essa iniciativa da Liga, junto a Avianca, foi fantástica e espero que esse torneio siga nas próximas temporadas”, disse Guilherme Giovannoni, um dos destaques do Vasco na decisão, com 14 pontos e 12 rebotes.
100% Vascão: Dono da melhor campanha da primeira fase, com cinco vitórias em cinco jogos, o time carioca fechou sua participação na Copa Avianca com 100% de aproveitamento e o título na bagagem.
Campanha honrosa: Já o Minas teve quatro resultados positivos em seis partidas disputadas na Copa Avianca – as duas derrotas da equipe de Belo Horizonte foram para o Vasco.
Fala aí: “Somos um time novo. Estamos treinando a menos de dois meses e esse torneio foi muito importante para ganharmos ritmo de jogo. Jogamos contra grandes equipes e tenho certeza que surpreendemos muita gente. Estou muito confiante que esse elenco pode chegar longe no NBB CAIXA”, disse Gegê, destaque do Minas na decisão, com 14 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
Só no 1º: Nos dez minutos iniciais, o Minas conseguiu equilibrar as ações e até liderou o placar durante praticamente todo o primeiro quarto. Com destaque para Wesley (8) e Rush (5), que marcaram 13 dos 18 pontos da equipe, os donos da casa abriram sete pontos de frente (18 a 11).
Domínio vascaíno: No segundo o período, o jogo virou, literalmente. Com sua defesa sufocando o ataque mineiro, o Vasco passou a atacar com mais tranquilidade, assumiu completamente o controle do jogo e venceu a parcial de maneira arrasadora, por 22 a 4.
Peça-chave: Muito do bom desempenho do Vasco no segundo quarto se deve a Lucas Mariano. Bastante acionado por seus companheiros, o pivô dominou completamente as ações no garrafão e marcou 15 dos 22 pontos da equipe no quarto.
Mesma pegada: Com o controle do jogo nas mãos, o Vasco não diminuiu o ritmo e seguiu dominante durante todo o segundo tempo. Jogando em casa, o Minas até tentou reagir, mas os cariocas trataram de esfriar qualquer bom momento dos rivais e garantiram a vitória com tranquilidade no fim.
Fala aí: “Sabemos que para nosso ataque fluir, nossa defesa tem que estar ligada. Não fomos bem no primeiro quarto, mas a partir do segundo conseguimos dominar o jogo e impor o nosso ritmo. Foi uma grande vitória e que nos deixa ainda mais motivados para o início do NBB”, disse Lucas Mariano, cestinha da final, com 21 pontos.
Reencontro marcado: Curiosamente, Vasco e Minas se enfrentarão logo na primeira semana do NBB CAIXA 2017/2018. Depois de duelarem duas vezes seguidas na Copa Avianca, a equipes voltarão a se encontrar na próxima terça-feira (07/11). O duelo acontecerá em Belo Horizonte, às 19h30, e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.