HOJE
Capacitação internacional
Por Marcius Azevedo
Treinador do Minas Tênis Clube, Léo Costa participa dos treinamentos da seleção da Espanha e da República Dominicana durante o período do Pré-Olímpico para Paris
Com contrato renovado com o Minas Tênis Clube para o NBB CAIXA 2024/25, o técnico Léo Costa aproveitou o período de férias da competição para participar de uma capacitação internacional na Espanha. Ele acompanhou o período de preparação da seleção espanhola para o Pré-Olímpico e todo o torneio que garantiu os espanhóis nos Jogos de Paris.
O treinador acompanhou os treinos em Madri, entre os dias 20 e 25 de junho, e o amistoso diante da Itália. Depois seguiu para Alicante, para treinos nos dias 27, 28 e 29 de junho e mais um amistoso, agora diante da República Dominicana. Por fim, acompanhou os treinos e os jogos da Espanha no Pré-Olímpico em Valência, de 30 de junho até 7 de julho.
+ Bauru Basket renova o contrato de Paulo Jaú por uma temporada
Léo Costa ainda pôde acompanhar dois treinos da República Dominicana, comandada por Nestor Garcia, treinador argentino que comandou o Minas Tênis Clube na temporada 2010/11 do NBB CAIXA. Ele ainda acompanhou dois amistosos da seleção em Fuenlabrada, nos dias 22 e 24, contra Noruega e Costa do Marfim, respetivamente.
Ver essa foto no Instagram
“Poder acompanhar a seleção da Espanha em sua preparação para o Pré-Olímpico, vendo a construção do trabalho no dia a dia da comissão técnica, foi uma experiência fantástica. Agradeço ao espaço aberto pelo Sergio Scariolo e seu assistente-técnico Luis Guil. Fica também o meu agradecimento ao KTO Minas por me proporcionar esta capacitação internacional”, afirmou o treinador.
+ Corinthians confirma contratação de Jece Leite como treinador
Além de acompanhar o trabalho de Espanha e República Dominicana, Léo Costa teve oportunidade de trocar experiência com diversos treinadores de outras nacionalidades, que também participaram deste período de capacitação internacional na Espanha.
“Além da parte do desenvolvimento técnico-tático, motivo principal da minha ida à Espanha, outro fator de grande importância é o networking que se faz em uma viagem desse perfil. Conheci coaches de diversas e importantes ligas do mundo, com discussões muito ricas sobre a realidade do basquete em cada uma das ligas. Sem dúvida foi uma viagem muito marcante e enriquecedora em vários aspectos”, finalizou Léo Costa.