HOJE
Tem de respeitar!
Por Liga Nacional de Basquete
Guilherme Giovannoni comenta campanha do Brasil nas Olimpíadas de Londres e diz que o mais importante foi mostrar que o basquete nacional voltou a ser forte
A participação da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres-2012 ainda repercute entre quem fez parte da campanha que levou o basquete masculino do Brasil de volta a uma disputa olímpica. O ala/pivô Guilherme Giovannoni, tricampeão do NBB pelo Uniceub/BRB/Brasília, um dos 12 jogadores do grupo formado pelo técnico Rubén Magnano, afirmou que o quinto lugar conquistado nos Jogos Olímpicos fez o time brasileiro recuperar o respeito de seus rivais.
“Saímos com o respeito reconquistado, um respeito que havíamos perdido fazia um bom tempo. Agora, o pessoal sabe que o basquete brasileiro tem uma grande força de novo. Isso foi o mais importante nessas Olimpíadas. Tem muita coisa a ser feita ainda, mas esse respeito reconquistado já dá um empurrão muito importante”, comentou o jogador.
Giovannoni se disse otimista com o futuro da modalidade no Brasil, citando o NBB como “um fator importante” para o atual momento do basquete nacional. O atleta do Brasília espera que a boa campanha seja aproveitada pela CBB para “massificar ainda mais o nosso esporte, principalmente a base, para que no futuro possamos colher bons frutos”.
Com a manutenção do trabalho que tem sido feito, o ala/pivô vê como possível a conquista de uma medalha nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. “Fácil, não é, mas com essa geração que a gente tem, cria-se uma chance importante para talvez conquistar uma medalha. Ainda tem muito tempo até lá, o negócio é continuar trabalhando”, falou.
Neste momento, Giovannoni está de férias, descansando nos EUA. O jogador tricampeão do NBB começará os trabalhos para a próxima temporada com o Brasília no dia 10 de setembro.