#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tem história

10-01-2014 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Finalistas da quarta edição e protagonistas de confronto de quartas de final da última temporada do NBB, São José e Brasília se enfrentam neste sábado

Brasília, de Nezinho, e São José, de Laws, se enfrentarão pela 17ª vez na história do NBB (Claudio Capucho/PMSJC)

Brasília, de Nezinho, e São José, de Laws, se enfrentarão pela 17ª vez na história do NBB (Claudio Capucho/PMSJC)

A 15ª rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente duas equipes que possuem um confronto com um largo histórico na competição nacional. Protagonistas de duelos decisivos nas duas últimas temporadas, São José/Unimed e Uniceub/BRB/Brasília se enfrentarão neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no Ginásio Lineu de Moura, no interior paulista.

A história do duelo entre joseenses e candangos no maior campeonato de basquete do país é extensa. Participantes de todas as edições da competição, as equipes já se enfrentaram 16 vezes, com dez vitórias da equipe da capital federal, contra seis dos representantes do Estado de São Paulo.

“Com certeza essa partida tem um sabor especial. Brasília é um rival nosso e isso nos dá um ânimo ainda maior para vencer. Assim como nós, eles também tiveram algumas mudanças na equipe em relação aos últimos anos, inclusive com a chegada de um novo treinador (Sergio Hernandez) e de dois jogadores estrangeiros (Osimani e Goree). Mas estamos prontos para mais uma batalha dentro dessa rivalidade e queremos vencer ao lado de nosso torcedor”, disse o ala/pivô joseense Jefferson William.

Porém, alguns destes jogos foram especiais. Na edição 2011/2012, os times chegaram à grande decisão do NBB e Brasília, na época comandado por José Vidal, levou a melhor no duelo realizado no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), pelo placar de 78 a 62, e garantiu o tricampeonato da competição.

Candangos e joseenses decidiram o título da temporada 2011/2012 (João Pires/LNB)

Candangos e joseenses decidiram o título da temporada 2011/2012 do NBB (João Pires/LNB)

Na temporada seguinte, as equipes voltaram a se encontrar na fase de mata-mata, desta vez nas quartas de final. Após duas vitórias para cada lado, a decisão de quem avançaria para as semifinais se encaminhou para a quinta e decisiva partida. Mesmo atuando diante de mais de oito mil torcedores no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, São José saiu vitorioso, eliminou os então tricampeões da disputa pelo título e deu o troco pela derrota na decisão da temporada anterior.

“Confesso que estou pensando bastante nesse jogo. Eles (São José) nos eliminaram em casa e nos tiraram a chance de fazer mais uma final seguida no NBB. Estamos em uma sequência positiva, encontrando o melhor ritmo de jogo e, com certeza, uma partida contra São José, depois do que aconteceu na temporada passada, traz ainda mais motivação”, contou o armador Nezinho.

O jogo entre os velhos conhecidos será um confronto direto por posições na tabela de classificação da sexta edição do NBB. Atualmente, o esquadrão do Vale do Paraíba se encontra na quinta posição, com uma campanha de sete vitórias em 12 jogos disputados (58,3% de aproveitamento). Enquanto isso, Brasília, que levou a melhor em seus três últimos compromissos, vem logo atrás, no oitavo posto, com o mesmo número de triunfos dos rivais, mas com uma partida a mais realizada (53,9% de aproveitamento).

“Tenho certeza que será uma ótima partida, já que serão duas grandes equipes em quadra. Vamos a São José dos Campos pensando em vitória, pois queremos estar nas primeiras colocações o mais rápido possível”, completou o camisa 23 do time candango.

Assim como Brasília, o pensamento de São José é um só: vitória. Nesta temporada, a equipe ainda não conseguiu obter o mesmo aproveitamento dos anos anteriores quando atua no Ginásio Lineu de Moura. Até o momento, o esquadrão do interior paulista atuou seis vezes como mandante e venceu três partidas (50% de aproveitamento).

“Assim como outras equipes de ponta, nosso time tem oscilando bastante na competição. Estamos em busca de uma regularidade maior, principalmente nos jogos dentro de casa, onde sempre tivemos um bom aproveitamento. Estamos em evolução e jogaremos na quadra em que treinamos todos os dias, além de jogar ao lado da nossa torcida. Isso nos deixa mais à vontade e espero sairmos com esta importante vitória para a sequência do NBB”, concluiu Jefferson.