HOJE
Tem história
Por Liga Nacional de Basquete
Com transmissão ao vivo da Band, Mogi e Vitória se enfrentam neste sábado no Hugo Ramos e reeditam confronto histórico dos playoffs do último NBB CAIXA
Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória fizeram uma série histórica nas quartas de final do último NBB CAIXA. De maneira incrível, o rubro-negro baiano eliminou os mogianos da competição ao vencer o Jogo 5 em pleno Hugo Ramos lotado. Agora, neste sábado (11/11), as duas equipes voltarão a se encontrar no mesmo local, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.
A classificação histórica em cima do time do Alto Tietê é inesquecível para o clube de Salvador. Na ocasião, a equipe havia terminado a primeira fase na sétima colocação, enquanto os mogianos foram vice-líderes. Depois de estar perdendo por 2 a 1, os comandados do técnico Régis Marrelli se recuperaram, levaram a decisão para o Jogo 5 e venceram a partida decisiva no caldeirão mogiano, por 95 a 85.

Vitória eliminou o Mogi em pleno Hugo Ramos lotado no último NBB CAIXA e agora está de volta ao local de sua maior conquista (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
Para o técnico Régis Marrelli, o retorno a Mogi das Cruzes é ainda mais especial. O comandante do Vitória é nascido na cidade mogiana e por lá deu início à sua carreira de treinador, na equipe do Valtra/Mogi, em 1998, como auxiliar de Nilo Guimarães, hoje secretário de Esportes de Mogi das Cruzes. Depois, foi assistente dos técnicos Carlos Alberto Rodrigues, o “Carlão”, e Edvar Simões, este que deu lugar a Régis no comando principal do time em 2005, quando a equipe já era nomeada de Corinthians/Mogi.
“A expectativa é boa. É um início de temporada, o que ficou para trás já passou. São times diferentes, uma situação diferente. Para mim é sempre uma alegria voltar a Mogi, porque é minha cidade. Vou ver minha mãe, minha família. Foi lá que comecei trabalhando como assistente, em 1998, fiquei sete anos lá e depois fui técnico do Corinthians/Mogi. Com a classificação da última temporada, o jogo fica ainda mais diferente para mim”, disse Régis Marrelli.
Para o técnico Guerrinha, do Mogi, a equipe do Vitória está ainda mais forte do que na temporada passada. “É uma equipe mais forte do que a do ano passado. Contrataram o Murilo e um americano muito bom que jogava no Gimnasia, da Argentina, mantiveram a base que estava dando certo e trouxeram outro americano para o lugar do Key. Eles disputaram a Liga Sul-Americana, a Copa Avianca e fizeram amistosos no Rio. É uma equipe que chega bem preparada para o NBB. Será um jogo fortíssimo, contra um adversário direto. Ainda estaremos sem o Tyrone (suspenso) e vamos ter de fazer muitas mudanças na parte tática para cobrir essa falta do físico que podemos sofrer um pouco contra eles”, comentou o comandante mogiano.
Apesar da dificuldade prevista por seu treinador, o Mogi entrará em quadra motivado pela grande vitória contra o Solar Cearense em sua estreia na décima edição do NBB CAIXA, na última quinta-feira, por 80 a 62. A equipe mogiana, que havia sido eliminada do Campeonato Paulista 2017 de virada pelo campeão Paulistano/Corpore, mostrou uma bela postura e conquistou um triunfo sólido sobre o Carcará.
+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa de Mogi x Basquete Cearense
“O time estava focado, alegre, jogando outro campeonato. Conseguimos uma boa estreia e, em um campeonato tão equilibrado, qualquer vitória é vitória, principalmente com um placar desse, podendo revezar, dando tempo de quadra para uns e descansando outros. Só precisamos diminuir os erros, porque além de não fazer a cesta, você dá chance para o outro time fazer”, analisou Guerrinha.

Mogi vem de grande vitória sobre o Solar Cearense na estreia no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
Enquanto isso, o Vitória foi a Sorocaba e foi superado pela LSB/Uniso, no Ginásio Gualberto Moreira, pelo placar de 80 a 75. No duelo, o representante do Estado da Bahia entrou no último quarto ganhando por 58 a 53, mas perdeu a parcial final por 27 a 17, o que custou o resultado positivo para o time rubro-negro.
“Não fizemos um jogo ruim em Sorocaba. Até fomos bem, mas tomamos 27 pontos no último quarto, o que não pode acontecer em um campeonato tão equilibrado como esse, jogando fora de casa. Estamos evoluindo, mas temos que melhorar defensivamente. O campeonato é longo e é importante mantermos o foco para crescer durante a competição”, concluiu o técnico rubro-negro Régis Marrelli.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca