#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tempo de refletir

14-06-2024 | 02:43
Por Juvenal Dias

Temporada 2023/24 do NBB CAIXA chega ao seu desfecho com o Sesi Franca tricampeão diante do Flamengo; personagens repercutem Finais e já projetam o que está por vir

É hora de fechar mais uma temporada do NBB CAIXA para fazer balanços do que foi 2023/24. A 16ª edição do maior campeonato de basquete do País chegou ao fim na última quinta-feira (13/06), com o Sesi Franca conquistando o tricampeonato. Pelo lado do outro finalista, o Flamengo termina com três finais e o terceiro título  da Copa Super 8. Em breve, a temporada 2024/25 já começa, mas antes alguns personagens das Finais refletem sobre como foi o duelo e o que esperar mais adiante.

Franco Balbi, do Flamengo, contra Santi Scala, do Sesi Franca, na final. Foto Maurício Almeida/ LNB

“O Flamengo é um time que tem um ataque muito bom, correm muito em contra ataque, têm um aproveitamento muito alto. Nós conseguimos tirar isso deles, jogamos no cinco contra cinco nas jogadas armadas e saímos com a vitória”, comentou Márcio, ala-pivô do Sesi Franca, que anotou oito pontos, com três rebotes e teve 11 de eficiência no jogo 4 e derradeiro da série final.

“Não sabemos como vai ser a equipe para frente, mas estamos muito felizes com esse momento, temos de curtir. A equipe que será montada lá em Franca vai disputar todos os títulos novamente. Foi um ano muito difícil, porque perdi títulos que não queria ter perdido, sei que as outras equipes foram melhores naqueles momentos. Isso me motivou ainda mais, falei que iria trazer esse título para meu irmão que veio da Espanha. Ele e o restante da minha família estão aqui para comemorarmos agora”, celebrou Lucas Dias, MVP das finais, que teve sete pontos, oito rebotes e deu seis assistências, para 16 de eficiência.

“O Gui Deodato é um grande atleta, sou fã dele, só tem a produzir muito mais, ainda é novo, tem muito o que construir na carreira. Comentei com o Lucas Dias que não gostaria que ninguém atrapalhasse meu sonho (de conquistar o título pela sexta vez). Então, estudei cada passo, cada jogada para anulá-lo. É uma coisa muito difícil, o Gui tem um arsenal muito bom. Eu só agradeço porque essa competitividade é muito gostosa, nos respeitamos, hoje saí com a vitória, mas ele pode reverter isso mais para frente”, relembrou Jhonatan Luz, que enfrentou o companheiro de profissão na final da temporada 2016/17, Luz pelo Paulistano e Deodato pelo Bauru Basket.

“Foi uma temporada de reformulação e reestruturação. Tivemos que trabalhar bastante para enxergar aquilo que era importante, o quanto poderíamos produzir. Vimos que a defesa seria fundamental nos playoffs, que nos deu um título com a cara de Franca, que foi com a defesa bastante forte. Durante a temporada, percebíamos o nosso crescimento, tivemos alguns jogos importantes com ótimas defesas. Entre os jogos de Brasília e Cerrado, fizemos reuniões e trilhamos o que desejávamos. Foi uma conversa sincera, olho no olho, com muito trabalho, treinos, empenho para que chegássemos aos playoffs, fazer esse trabalho que fizemos e pudéssemos ser coroados com o tricampeonato do NBB CAIXA”, revelou o técnico Helinho Garcia.

“É difícil falar nesse momento, foi um jogo que não tivemos um aproveitamento que sempre temos. A torcida fica com o mesmo gosto amargo que nós. Mas, olhando tudo que passamos na temporada, a quantidade de jogos que tivemos, estou muito feliz, muito orgulhoso de fazer parte desse grupo, da união que tivemos. Não podemos resumir toda a temporada nesses jogos que fizemos com mal aproveitamento. Chegamos em todas as finais, tivemos a Copa Super 8, disputamos títulos o tempo todo. Deixamos escapar dois, ficamos tristes, não só por nós, mas pelo Olivinha, que era a última temporada dele. Agora é agradecer a todos que nos apoiaram”, lamentou Gabriel Jaú, que teve seis pontos e sete rebotes na última partida.

David Jackson, do Sesi Franca, contra Maique, do Flamengo. Foto: Maurício Almeida/ LNB

“Apesar de tudo, foi um dia especial, quando voltarmos aqui na temporada que vem, não teremos mais o Olivinha, que convivi nesses meus dois anos de Flamengo, vai ser uma perda muito grande para nós. Desejamos tudo de bom no pós-carreira dele, pedir para que ele esteja sempre por perto, já que é um cara tão vencedor. Dá para tirar coisas maravilhosas dessa temporada, essas derrotas nos fortalecem, cada um leva um aprendizado para si, importante para que nos tornemos cada vez mais vencedores. Segundo lugar não é o que o Flamengo quer, mas não deixamos de ser vencedores, fizemos finais de todos os campeonatos, nos mantivemos na liderança durante o NBB CAIXA todo. Temos muita coisa para pensar sobre essa final, mas fico feliz com a temporada”, comentou Gui Deodato, cestinha da partida com 19 pontos, além de 11 rebotes e seis assistências, para 26 de eficiência.

“Claramente, Franca dominou em três jogos. Nos dois jogos que ganharam aqui no Rio, jogaram muito bem, com muita cabeça para decidir os jogos. Eles são merecedores desse campeonato. Mas a nossa temporada foi muito boa, atingimos objetivos que propusemos para essa temporada, que era chegar em todas as finais. Perdemos as duas mais importantes do ano, mas treinamos duro para estarmos lá. É o que se fala: perde quem chega em final. Lutamos para conseguir títulos, temos que parabenizar Franca, colocar a cabeça no travesseiro para descansar alguns dias e já pensar na próxima temporada”, ressaltou o armador Franco Balbi, que teve 16 pontos e foi o segundo maior pontuador do Flamengo na decisão.

“Esse time é uma grande organização, um grande time para se jogar, com grandes torcedores, adoro meus companheiros, me senti em casa durante toda a temporada. Eu não poderia pedir um lugar melhor para jogar. O time já era muito bom antes de eu chegar, já era muito especial. Eu vim para contribuir com o que eu pude. Eu me senti acolhido, com todos torcendo por mim, incentivando para jogar bem, não poderia ter ambiente melhor. Eu adoraria continuar jogando pelo Flamengo, mas tudo é negociação. Se o time quiser me manter aqui e se o contrato for bom para todas as partes, tem uma grande possibilidade. Na final, os dois times estavam nas mesmas condições, até o meio do terceiro quarto, Franca começou a acertar mais bolas de três, isso fez a diferença, nós não acertamos nossos arremessos e eles acertaram alguns no final do jogo. Nós também tivemos chances, mas parecia um pouco tarde. O melhor time venceu hoje, nós fizemos tudo o que pudemos na defesa e pecamos um pouco no ataque”, finalizou Devon Scott, que anotou seis pontos e teve quatro rebotes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.