#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBA

Brasileiros naSummer League

02-07-2022 | 03:16
Por Gustavo Marinheiro

Pela primeira vez, quatro jogadores brasileiros participam da mesma edição do torneio pré-temporada da NBA

Vai começar a Summer League, um torneio que acontece na pré-temporada da NBA, com a intenção de desenvolver, apresentar e analisar novos talentos do basquete mundial. Esse ano, cincos brasileiros vão estar presentes na liga: Didi Louzada, no Portland Trail Blazers, Gui Santos, no Golden State Warriors, Bruno Caboclo, no Utah Jazz,  Léo Meindl, no Phoenix Suns, e Vitor Galvani, que será assistente do Cleveland Cavaliers. Raul Neto, recém contratado pelo Cleveland Cavaliers, já está garantido na NBA no próximo ano, mas não jogará a Summer League.

Didi Louzada, Portland Trail Blazers 

Um dos nomes mais experientes dessa lista dentro da NBA, Didid já possui contrato firmado com o Portland Trail Blazers por mais uma temporada e é presença garantida na Summer League. Na última temporada, Didi conseguiu médias de 5 pontos e 2 rebotes em sete jogos com a equipe de Oregon, conquistou o seu espaço no time e tende a crescer ainda mais dentro da NBA nesse próximo ano. Em uma edição anterior, quando ainda defendia o New Orleans Pelicans, o ala/armador conseguiu boas atuações e ainda foi decisivo, ajudando sua equipe a alcançar as semifinais daquele ano.

Gui Santos, Golden State Warriors 

Recém draftado pelo Golden State Warriors na classe de 2022, Gui Santos também já está confirmado no plantel do time da Califórnia para o torneio de pré-temporada. O ala de 20 anos de idade já foi premiado com o troféu de sexto homem do NBB 21/22, além de faturar o Destaque Jovem e Maior Evolução em 20/21, mas agora precisa chamar a atenção da comissão técnica do atual campeão da NBA durante a Summer League, para garantir uma vaga no elenco principal.

Bruno Caboclo, Utah Jaz 

Bruno Caboclo participou de alguns treinamentos nos Estados Unidos com equipes da NBA e chamou a atenção do Utah Jazz, que convocou o atleta de 26 anos para o seu elenco da Summer League. Atual campeão e MVP da Basketball Champions League Americas com o São Paulo, o ala/pivô já passou pela NBA entre 2014 e 2020, quando defendeu o Toronto Raptors, Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets.

Léo Meindl, Phoenix Suns  

Léo Meindl, ala de 29 anos, que atualmente defende as cores do Fuelanbrada, da Espanha, também terá a oportunidade de mostrar o seu basquete, representando o Phoenix Suns. Revelado pelo Sesi Franca e com passagens pelo Bauru, Paulistano e São Paulo, Léo evoluiu o seu jogo na temporada 19/20 do NBB, rumou à Espanha, onde assumiu um papel de protagonista dentro da equipe, conseguiu boas atuações com a camisa da seleção brasileira e chamou a atenção dos olheiros da NBA.

Vitor Galvani, Cleveland Cavaliers 

O último brasileiro anunciado na Summer League foi Vitor Galvani, assistente técnico do Corinthians e técnico da seleção brasileira sub-18, que atuará como assistente técnico de Mike Gerrity, Head Coach do Cleveland Cavaliers durante o torneio. Galvani conseguiu bons resultados sob o comando da nossa seleção de base, incluindo uma grande campanha na Americup desse ano que, apesar de terminar com o vice-campeonato, garantiu a classificação para o mundial sub-19 de 2023.

Esse ano, a Summer League contará com três torneios: dois com apenas quatro equipes participantes, que se iniciam hoje (02/07), e o principal, que conta com as 30 franquias da liga, começando no dia 7 de julho. O primeiro brasileiro a entrar em quadra será Gui Santos, que enfrenta o Sacramento Kings às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.