HOJE
É na superação
Por Liga Nacional de Basquete
Com provável ausência de Gegê, Minas vai a Bauru neste sábado podendo carimbar classificação às quartas do NBB CAIXA
O Life Fitness/Minas abriu sua caminhada nos playoffs com a “mão direita”. Em casa, a equipe do técnico Flávio Espiga venceu o Jogo 1 da série de oitavas de final contra o Sendi/Bauru Basket, por 78 a 71, e ficou a um passo da classificação às quartas do NBB CAIXA.
+Estatísticas e melhores momentos do Jogo 1 entre Minas x Bauru
Agora, o time mineiro terá a primeira chance de fechar a série melhor de três já neste sábado (06/04), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.
“O grande trunfo da nossa vitória foi a união. Entramos muito unidos e focados no nosso objetivo. Alternamos bem as defesas de acordo com o que o jogo ia nos dando e rodamos muito bem a bola no ataque. Agora temos que entrar ainda mais focados e deixar tudo em quadra, pois será um jogo ainda mais difícil do que o primeiro e teremos que nos superar de novo”, disse o pivô Leozão.

Na superação: Minas venceu Jogo 1 com Bauru de virada e sem a presença de Gegê no segundo tempo (Orlando Bento/Minas TC)
Para a segunda partida da série, o Minas poderá não contará com os serviços de um de principais atletas: o armador Gegê, líder em assistências da fase de classificação do NBB CAIXA (7,5 por partida).
O jogador sofreu uma entorse no joelho ainda no primeiro tempo do Jogo 1 da série e não voltou para a quadra por conta da forte dor. Felizmente, o diagnóstico não apontou lesão ligamentar, somente um estiramento muscular agudo de Grau I, segundo o próprio Gegê publicou em sua conta no Twitter.
Mesmo com a lesão, sua ausência no Jogo 2 não é 100% confirmada. Por isso, o armador passará por testes antes da partida para avaliar sua condição de jogo.
Bom dia! A ressonância não apontou nenhuma lesão ligamentar no joelho. Apenas um estiramento muscular agudo de Grau I. Obrigado à todos pela torcida, energia e carinho. Embarco agora para Bauru para me juntar ao grupo. Vamos em frente. Abraços!
— Gegê (@gegechaia) April 5, 2019
O poder de superação do clube mineiro foi mostrado justamente na vitória no Jogo 1, em que a equipe, sem contar seu maestro Gegê, reagiu de maneira incrível no segundo tempo terceiro quarto e recuperou uma desvantagem de 12 pontos.
Muito dessa reação se deveu à ótima sequência do ala norte-americano Dominique Coleman, que fez dez de seus 24 pontos na partida só no terceiro quarto e liderou a bela virada mineira sobre Bauru.
“Senti o bom momento no terceiro quarto e soube aproveitar. Durante a série vamos encontrar várias situações adversas, mas tudo depende de como reagimos e superamos elas. Sou um cara tranquilo, estávamos com 12 pontos atrás e isso não me afetou muito, pois acredito que sempre há chances”, disse Coleman, que ainda pegou seis rebotes e totalizou 28 de eficiência no Jogo 1.
Coleman estava ON FIRE! 🔥🔥
O ala do @MinasTenisClube anotou 24 pontos (5-6 nas bolas de 3 pontos), pegou 6 rebotes e teve 28 de eficiência! Com essa grande atuação o norte-americano ajudou a equipe mineira a sair na frente da série dos #PlayoffsNBB! pic.twitter.com/UAtTA7ejmz
— NBB CAIXA (@NBB) April 4, 2019
Outro nome de extrema importância na vitória minastenista foi o armador Lucas Lima, de 23 anos. Sempre vindo do banco, o jogador foi acionado com a missão de substituir Gegê, que saiu lesionado, e deu conta do recado: 12 pontos, sendo nove deles no último quarto, em 22 minutos.
Essa foi a melhor atuação individual de Lucas em sua carreira no NBB CAIXA. Na atual temporada, o jogador tem médias de 2,6 pontos e 1,3 assistências em 12,5 minutos. Para ele, o trabalho diário o deixa preparado para oportunidades como essa.
“Me senti muito bem. Foi um momento de superação, pois sabemos da importância do Gegê para o time. Trabalho todos os dias para estar preparado para momentos como esse, então mantive o foco para ajudar minha equipe a construir uma importante vitória na série”, declarou Lucas.

Lucas Lima cresceu na ausência de Gegê e foi o “X Factor” da vitória do Minas (Orlando Bento/Minas TC)
Agora, o Minas irá para Bauru neste sábado (06/04) enfrentar o calor do Ginásio Panela de Pressão. Mas, para o cestinha do Jogo 1, Dominique Coleman, a união e o foco podem os levar à vitória e consequentemente à classificação.
“Esperamos por um jogo muito duro em Bauru. Todo jogo contra eles é duro, especialmente quando jogam em casa. Eles contarão com o apoio da torcida e entrarão com muita energia, mas nós seremos nosso próprio apoio e estamos prontos para lutar pela vitória. Se entrarmos focados as coisas funcionarão da maneira que queremos e assim conseguiremos a vitória”, finalizou Dominique Coleman.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca