#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teste de fogo

23-02-2015 | 11:06
Por Liga Nacional de Basquete

Em duelo isolado nesta segunda-feira, Flamengo enfrenta Macaé no seu último jogo no NBB antes da fase semifinal da Liga das Américas 2015

A pausa para as festas de carnaval acabaram mais cedo para Flamengo e Macaé Basquete, pois nesta segunda-feira, as duas equipes estarão frente a frente no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas (de Brasília), medindo forças em duelo antecipado da 26ª rodada do NBB 7 e remarcado devido a participação rubro-negra na Liga das Américas 2015.

E por falar em Liga das Américas, o duelo diante dos macaenses será o último teste dos atuais bicampeões do NBB antes de partir para Mar del Plata (ARG) para a disputa do Grupo F da fase semifinal, onde, entre os 27 de fevereiro e 01 de março, brigará por uma das duas vagas no Final Four contra Halcones Rojos (MEX), Trotamundos (VEN) e Peñarol (ARG).

A equipe do técnico José Neto, que terminou a fase de classificação na liderança do Grupo B, fará sua estreia no quadrangular semifinal medindo forças com o Halcones Rojos (MEX), vice do Grupo C, na sexta-feira (27/02), no Ginásio Islas Malvinas, em Mar Del Plata (ARG), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

+Saiba mais: Bauru supera Pioneros (MEX) e avança ao Final Four com a liderança do Grupo E

Flamengo vem de cinco vitórias consecutivas no NBB 7 (Ricardo Bufolin/ECP)

Flamengo, de Laprovittola, vem de cinco vitórias consecutivas no NBB 7 (Ricardo Bufolin/ECP)

Mas se o assunto é NBB, o Flamengo está empolgado e vem de cinco vitórias consecutivas. Com a série de resultados positivos, o clube da Gávea se manteve firme na terceira colocação, com campanha de 16 triunfos em 23 jogos (69,6% de aproveitamento), mesma campanha do Mogi das Cruzes/Helbor, que leva a pior no confronto direto e por isso fica na quarta posição.

“Se conseguirmos a vitória, isso nos servirá de motivação para chegarmos ainda melhor preparados para a Liga das Américas. Estamos vindo de uma sequência muito boa de vitórias e vamos em busca de mais uma nesta segunda-feira”, comentou Marquinhos, cestinha do Flamengo na atual temporada do NBB, com média de 15,6 pontos por jogo.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Já o Macaé vive situação um tanto quanto diferente dos flamenguistas e vem de três derrotas consecutivas, para Minas, Pinheiros/SKY e Palmeiras/Meltex. No momento, o time do litoral norte do Estado do Rio de Janeiro está no limite da zona de classificação aos playoffs, na 12ª posição, com campanha de oito resultados positivos em 23 jogos (34,8% de aproveitamento).

Pode se dizer que Flamengo e Macaé é um confronto que está na história do NBB. Não somente por se tratar de um clássico do Estado do Rio de Janeiro, mas sim pelo desfecho do último duelo entre os dois, no primeiro turno, quando o armador norte-americano Jamaal acertou um arremesso milagroso no estouro do cronômetro e deu a épica vitória aos macaenses.

“Tivemos mais de uma semana de preparação e isso é muito importante pra gente, já que estamos buscando a classificação pros playoffs. Será um jogo muito difícil, porque além de ter uma grande equipe, o Flamengo contará com o apoio do seu torcedor. Mas mesmo diante dessa dificuldade, podemos vencê-los como fizemos em Macaé no primeiro turno”, disse o jovem armador Pedrinho Rava, do Macaé.

Jamaal foi o autor da épica bola de 3 pontos que deu a história vitória ao Macaé sobre o Flamengo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Jamaal foi o autor da épica bola de 3 pontos que deu a história vitória ao Macaé sobre o Flamengo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Em toda a história do NBB, rubro-negros e macaenses estiveram frente a frente em três oportunidades, e o clube alvianil leva a melhor no confronto, com duas vitórias, ambas em seus domínios, contra uma do Flamengo. As duas equipes protagonizaram também as finais dos dois últimos Campeonatos Cariocas, os dois vencidos pelo clube da Gávea.

“Perdemos o jogo passado, na última bola, e eles vêm fazendo jogo duro com todas as equipes. Quem tiver uma boa defesa e tirar o adversário de sua zona de conforto terá grandes chances de vencer a partida. Um resultado positivo nos ajudará muito na tabela”, concluiu o rubro-negro Marquinhos.