HOJE
Teste de força
Por Liga Nacional de Basquete
Embalado por conquista de troféu na última rodada, Bauru vai à capital paulista enfrentar o Pinheiros, nesta quarta-feira, afim de chegar à liderança do NBB
EC Pinheiros e Paschoalotto/Bauru possuem muita história acumulada pelo NBB e, nesta quarta-feira (03/02), outro capítulo será escrito. A equipe pinheirense receberá o atual vice-líder da competição pela 16ª vez na história do campeonato, em sua casa, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, às 20h30 (horário de Brasília), na partida válida pela 20ª rodada da edição 2015/2016 do NBB.
O time pinheirense conta com seus jovens atletas que foram campeões da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2015. Lucas Dias é o ala da equipe e tem feito uma ótima temporada, não à toa, acumula 14,2 tentos por jogo nesta edição e 5,8 rebotes. Este jovem elenco do Pinheiros duelará contra uma equipe que alcançou um diferente patamar nos últimos anos. O Bauru vem em uma ascensão recente: conquistou o título de campeão da Liga Sulamericana 2014, foi vice-campeão do NBB 2014/2015, campeão da Liga das Américas 2015 e dois campeonatos paulistas seguidos (2013 e 2014).
“O forte do Pinheiros é a transição, eles saem rápido para o jogo e temos que prestar atenção nisso. Temos que ir firmes para São Paulo, estamos melhorando nossa defesa, e nosso sistema de jogo a cada rodada. Temos que entrar firmes na defesa e manter o foco para conquistar a vitória”, disse o armador do Bauru Paulinho Boracini.
Os dois times já se enfrentaram nesta temporada, em jogo válido pelo primeiro turno do NBB. Mesmo jogando fora de casa, o Pinheiros bateu o então invicto Bauru, por 79 a 71, com grande atuação de sua dupla de armadores norte-americanos. Bennett e Holloway combinaram para 41 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de saírem de quadra com uma eficiência média de 18.
Com nove vitórias em 18 jogos, os donos da casa têm 50% de aproveitamento, e dividem a sétima colocação com o Franca Basquete. Na última partida, atuando na capital paulista, o time foi derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, por 81 a 79, mesmo com grande atuação de Bennett, que anotou seu recorde de pontos dentro do NBB, com 27.
A equipe comandada pelo técnico César Guidetti lidera esta temporada do NBB em diversos aspectos diferentes. O time da capital paulista é o primeiro nas médias por partida de rebotes (39,67), bolas de 2 pontos convertidas (22,94) e tocos (4,00). Além disso, o ala Holloway, é o terceiro cestinha da temporada com 17,17 pontos por partida.
A boa notícia é que o Pinheiros pode contar com a volta do ala/armador Bennett. O atleta norte-americano estava limitado e jogou poucos minutos nas últimas partidas e a equipe sentiu isso. Na próxima partida o jogador poderá atuar normalmente como na última partida.
Já o Bauru é o atual vice-líder da competição, com 14 vitórias e quatro derrotas, e vem de três triunfos consecutivos. No último domingo, atuando em casa, a equipe bateu o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 94 a 92, e além de conquistar mais um resultado positivo no NBB, chegou ao título do “Troféu Cláudio Mortari”. Os grandes destaques da conquista bauruense foram Ricardo Fischer, com 21 pontos, oito sobras e cinco assistências, e Hettsheimeir, com 20 tentos e quatro rebotes.
Não só o Pinheiros tem uma equipe líder em fundamentos, o Bauru é um dos destaques desta temporada nos arremessos de 3 pontos. A equipe do interior paulista lidera esta edição em chutes tentados (27,33) e convertidos (10,67). Muito disso vem pela atuação de todo seu elenco, que é o único do NBB com seis jogadores anotando mais de dez pontos por partida. Suas armas são variadas e permitem mais variações de chute.
Com uma vitória sobre o Pinheiros, a equipe bauruense chegará ao mesmo número de vitórias que o líder rubro-negro, porém, tem um jogo a mais e para tirar os cariocas do topo e por isso torcem para um vacilo da equipe comandada pelo técnico José Neto para poder chegar à ponta da tabela de classificação.