#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teste em clássico

03-10-2012 | 10:02
Por Liga Nacional de Basquete

Rivais históricos, Flamengo, com quase tudo novo, e Brasília, com a base de sempre, colocam seus elencos à prova em jogo de pré-temporada no Rio de Janeiro

Flamengo e Brasília é jogo sempre de muita rivalidade, mesmo se for um simples amistoso (Montagem/LNB)

Um teste de ferro, para ninguém botar defeito. A pré-temporada de preparação para o NBB 2012/2013 terá uma partida amistosa nesta quarta-feira (03/10) que pega fogo mesmo sem valer por alguma competição oficial: Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília. O clássico será realizado no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a partir das 20h, com o ingresso sendo trocado por 1 kg de alimento não perecível.

É a maior rivalidade do NBB, já que Flamengo e Brasília dominaram as duas primeiras temporadas da principal competição do basquete nacional. Foram duas finais entre os times, com um título para cada: 2008/2009 para os cariocas, 2009/2010 para os brasilienses.

Porém, nos dois últimos anos, os rubro-negros viram os candangos se estabelecerem como a maior força do NBB, com a conquista do tricampeonato. Se o Brasília esteve em todas as decisões, o Flamengo amargou duas eliminações seguidas nas semifinais.

Para acabar com isso, os cariocas montaram um time praticamente novo, com diversas contratações de impacto. O ala Marquinhos é um desses reforços e terá a oportunidade de disputar o clássico contra o Brasília pela primeira vez logo no início de sua passagem pela Gávea.

“Flamengo e Brasília é um clássico que todos os jogadores querem disputar. Afinal, são os dois campeões do NBB, e sempre tem uma rivalidade, um sabor de decisão. Será um jogo difícil, como todos até hoje, e estou muito animado”, disse o jogador.

Guilherme Giovannoni estará no amistoso, enquanto Caio Torres fica fora para tratar uma lesão (Brito Junior/Divulgação)

No processo de formação desta nova equipe, o Flamengo, que até agora jogou duas vezes pelo Campeonato Carioca e venceu ambas as partidas, terá pela frente um time que já joga praticamente de olhos fechados. A manutenção da base do Brasília por muito tempo, que seguirá intacta para a próxima temporada, também foi destacada por Marquinhos.

“O Brasília está junto há quatro anos, e nós ainda estamos em fase de preparação, buscando entrosamento. Mas vai ser um importante teste para a gente”, comentou o ala. O único desfalque do Flamengo na partida será o pivô Caio Torres, que está tratando uma ruptura dos ligamentos do dedão do pé esquerdo.

Pelos lados de Brasília, existe a preocupação com a nova formação do eterno rival. Para o ala/armador Alex, o elenco flamenguista é forte no papel. Mas o ponto do entrosamento que ainda precisa ser alcançado é um fator que pode influenciar dentro da quadra nesse amistoso, segundo o jogador.

“Temos um amistoso importante para fazer e vamos poder saber como a equipe deles vai jogar. Nossa equipe é candidata ao título do NBB, é forte também, manteve a base. O ponto forte do nosso time, que vem conquistando títulos nas últimas três temporadas, é a base mantida, então isso é bom. Nos amistosos preparatórios, por ser início de temporada, acho que nosso entrosamento vai falar mais alto”, afirmou Alex, que não jogará o amistoso por causa de uma contratura na panturrilha.

O ala/armador Ismar (estiramento na coxa) e o ala Danilo Pinnock (resolvendo sua situação de visto de trabalho nos EUA) são outras ausências. Por outro lado, Guilherme Giovannoni, um dos grandes destaques do time candango, está confirmado. “Vai ser um jogo duro, mas muito importante para testar a equipe. Apesar de sabermos que será um jogo amistoso, vamos jogar com força máxima em busca da vitória”, declarou o ala/pivô que esteve nas Olimpíadas de Londres com a Seleção Brasileira.