#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teste de fogo

26-04-2014 | 01:04
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano e Franca dão início à série válida pelas quartas de final do NBB 2013/2014 neste domingo, na capital paulista

César, do Paulistano, e Paulão, do Franca

Paulistano chega para as quartas de final embalado por histórica vice-liderança na fase de classificação (Ale da Costa/Portrait)

A cidade de São Paulo terá um belo programa para o amante do basquete no final desta semana. Neste domingo (27/04), a bola vai subir para a série quartas de final do NBB entre Paulistano/Unimed e Vivo/Franca, no Ginásio Antonio Prado Jr, na capital paulista, às 18 horas (de Brasília).

Vindo de uma campanha histórica na fase de classificação, o time da casa avançou direto às quartas de final pela primeira vez no campeonato ao encerrar a primeira fase do NBB6 na inédita vice-liderança, melhor posição da equipe do Jardim Europa em sua trajetória na competição. Desta forma, os comandados de Gustavo De Conti terão direito de sediar os Jogos 1, 2 e um possível 5 na série.

“Fizemos treinos específicos para jogar contra o Franca e vimos os jogos deles também. Franca tem tradição, mas nós ficamos na segunda colocação na classificação. O nosso time está completo e o período de folga foi bom porque a gente descansou e se preparou. Agora é a hora. São dois times que marcam muito. Mas precisamos fazer o dever de casa vencendo essas duas próximas partidas no nosso ginásio”, analisou o ala/armador Pedro, do Paulistano.

Do outro lado está o Franca, que terminou a primeira fase na décima posição e chegou às quartas de final após vencer dura série contra o vizinho e sétimo colocado na primeira fase, Unitri/Magazine Luiza, nas oitavas de final por 3 a 2. Por ter campanha inferior perante ao seu adversário, o clube da Capital do Basquete atuará ao lado de sua torcida no Ginásio Pedrocão nos Jogos 3 e um possível 4.

Mesmo sem o mando de quadra, Franca "varreu" o Paulistano nas oitavas de final do NBB4 (Newton Nogueira/Divulgação)

Mesmo sem o mando de quadra, Franca “varreu” o Paulistano nas oitavas de final do NBB4 (Newton Nogueira/Divulgação)

As duas equipes já estiveram frente a frente em playoffs nas oitavas de final da temporada 2011/2012 do NB, em que os francanos, mesmo sem ter a vantagem do mando de quadra, não tomou conhecimento do Paulistano e passou a vassoura na série, ao vencê-la por 3 a 0.

Outro elemento que a série entre Paulistano e Franca carregará é o do retrospecto dos vice-líderes das fases de classificação do NBB em quartas de final. Em toda história do campeonato, quatro dos cinco times que encerraram as primeiras fases da competição na segunda posição fizeram séries de cinco jogos:

NBB1: Brasília 3 x 2 Franca
NBB2: Flamengo 3 x 0 São José
NBB3: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB4: Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB5: Brasília 2 x 3 São José

Quando estiveram frente a frente na fase de classificação da atual temporada do NBB, as duas equipes fizeram confrontos disputados, porém, o Paulistano levou a melhor nos dois. No primeiro turno, no Ginásio Pedrocão, os comandados de Gustavo De Conti contaram com o poder de decisão do ala Pilar para vencer, de forma emocionante, por 84 a 83. No returno, na capital paulista, o clube de Jardim Europa cresceu no último quarto e levou a melhor, por 96 a 86.

“Sabemos que o Paulistano tem um poder ofensivo grande, principalmente através da dupla norte-americana Holloway e Dawkins e também do Pilar. Precisamos ter atenção redobrada com esses jogadores e tentar, de todas as maneiras, impedir ataques fáceis. Vamos buscar ter uma marcação forte que dificulte a conclusão de jogadas e contra-ataques rápidos e certeiros”, declarou o ala/pivô francano Lucas Mariano.

Holloway, do Paulistano

Com 27 pontos de Holloway, Paulistano venceu em casa e repetiu o triunfo do primeiro turno (Ale da Costa/Portrait)

Enquanto Franca lutava para conseguir a classificação às quartas diante do Uberlândia nas oitavas de final, o Paulistano teve aproximadamente um mês de descanso desde seu último jogo na fase de classificação, frente ao Espírito Santo. Neste período, o time do técnico Gustavo De Conti focou na recuperação de seus atletas e ainda realizou dois amistosos contra Limeira (um deles terminou empatado e as equipes não jogaram a prorrogação, e o outro vencido pelos limeirenses).

“Estamos há duas semanas treinando direto e fazendo amistosos. Agora não tem mais nada para treinar. É hora de jogar, pois estavamos esperando. Estamos preparados para domingo e queremos jogar”, declarou o ala/armador Manteguinha, do Paulistano.

Para a partida, Franca poderá ter uma importante desfalque. Com uma entorse no tornozelo esquerdo, sofrida no quinto jogo da série de oitavas de final frente ao Uberlândia, o armador argentino Juan Pablo Figueroa é dúvida para o duelo e sua participação no jogo deste domingo só será confirmada após um teste nos vestiários.

“O Juan sofreu uma entorse bastante complicada em Uberlândia. Começamos o tratamento assim que chegamos em Franca e ele está melhorando, embora continue sentindo muita dor no local. Vamos fazer o possível para que ele esteja apto para o jogo”, disse o fisioterapeuta da equipe do interior paulista, Rogério Barbosa.

Confira as datas e os horários das partidas da série quartas de final entre Paulistano e Franca:

Paulistano/Unimed (2º) x Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 – 27/04 (domingo), às 18 horas – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo
Jogo 2 – 29/04 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 04/05 (domingo), às 11 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 06/05 (terça-feira), às 19 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* – a definir (ao vivo no SporTV)