HOJE
quero ser grande
Por Kauã Campos
Com 1,85 de altura e uma impulsão impressionante, Tiago Bitencourt, do Campo Mourão, foi um dos destaques da sede de Santa Cruz do Sul e sonha com chance no NBB CAIXA
A segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2025 se encerrou e, com ela, surgiu um novo talento. Tiago Bitencourt, atleta do Campo Mourão, foi um dos destaques da equipe em Santa Cruz do Sul. O camisa 44 terminou a segunda janela da LDB com médias de 15,4 pontos e 7,8 rebotes para 16 de eficiência por jogo, chamando a atenção de torcedores, treinadores e jogadores que assistiram aos jogos da equipe.
Com uma trajetória complicada e cheia de obstáculos, o armador e sua família confiaram em seu potencial e, após uma bela atuação no sul do país, o mineiro de Sete Lagoas sonha com um contrato para o NBB CAIXA.

Tiago em ação pelo Campo Mourão na LDB 2025. Foto: Vinicius Molz Schubert
Apoio incondicional
Criado no interior de Minas Gerais (MG), Tiago não teve nenhuma inspiração familiar relacionada ao esporte. “Comecei a jogar por volta dos 13, 14 anos, fui o primeiro a entrar no mundo do basquete entre os meus familiares. Treinava com amigos no racha ou sozinho mesmo, em algumas quadras que tinham na minha cidade.”
Depois de três meses de treino, o garoto realizou uma peneira no dia 8 de fevereiro de 2018, para vestir a camisa do Olympico Club. “O clube ficava a pouco mais de uma hora de distância da minha casa, era na capital, como não tinha nada a perder, fiz o teste e passei logo na primeira tentativa. Desde então, eu passei a jogar federação e campeonatos pela região.”
O basquete não foi a primeira opção que brilhou os olhos do atleta. Durante a sua infância, passou pelo futebol, parkour e vôlei de praia, mas a bola laranja sempre esteve no meio dessas modalidades. Os 78,7 km que separam sua cidade natal da capital do estado não foram um problema para seus pais. Durante os 15 dias de teste, o jovem atleta passou essas duas semanas com a sua irmã que trabalhava e estudava em BH.
Com a confirmação da diretoria, Tiago foi integrado ao elenco e sua mãe passou a acompanhar seus treinos. A estrutura do clube entregava o transporte para os treinos, academia e a formação até o Sub-17. O armador alugava um apartamento com mais alguns integrantes do elenco, mas, com a dificuldade de se transportar do interior até a capital, a mãe do garoto, Emília Bitencourt, aceitou a proposta de cozinhar, limpar e arrumar a residência em troca do aluguel e manter o seu filho na cidade.
“Na época, eles pediam para que pelo menos um responsável acompanhasse o atleta, então eu aceitei a proposta de organizar o apartamento, possibilitando a moradia do Tiago em BH. Foi um período muito importante para nós, isso rendeu várias oportunidades para ele, somos muito gratos”, afirmou a mãe do garoto. Mesmo de longe, o pai também teve um papel fundamental para a formação do menino, auxiliando nas despesas do clube e de casa.
Andança
Saindo de Minas Gerais, o jogador chegou à capital paulista, em Guarulhos. Atuando da metade em diante do Campeonato Paulista, o jovem despertou o interesse e vestiu a camisa de outros elencos. “Cheguei na metade do campeonato, mas consegui me destacar, joguei contra o Palmeiras no torneio e eles ficaram interessados por mim. De um tempo para frente, as coisas começaram a desandar. Fiz algumas peneiras em outros clubes como Rio Claro, Tijuca, Botafogo, mas, quando parecia que poderia dar certo, surgiam problemas com o alojamento ou condições financeiras e acabavam encerrando as conversas.”
Após as tentativas e erros, foi indicado para jogar no IVV/Cetaf, onde teve uma curta passagem e pôde atuar pela primeira vez na LDB. Dois anos depois, por meio de um teste, o Campo Mourão acreditou no seu trabalho e abriu as portas para o garoto.

Tiago sobe para anotar mais dois pontos para o Campo Mourão na LDB 2025. Foto: Alencar da Rosa
Gregory Brown com enterradas e bolas de três pontos
Com uma breve passagem de duas temporadas pelo NBB CAIXA, o armador Gregory Brown foi citado pelo técnico do Campo Mourão, Emerson de Souza, ao ser questionado sobre Tiago. “Tivemos a grata surpresa de conhecê-lo em uma seletiva. Ele é um jogador muito habilidoso e com uma impulsão impressionante, além de ser um garoto muito trabalhador e humilde.”
Com 1,85 de altura e uma impulsão impressionante, Tiago afirmou que tamanho não é documento. “Quando você é um jogador, tem de ter um diferencial, independentemente da sua altura. Tem muitos jogadores mais baixos, como eu, Tico e Jamelão, por exemplo. Eu sempre achei muito legal ver os jogadores enterrando, desde então comecei a treinar para conseguir fazer igual a eles. O Mãozinha no Corinthians e o Russell Westbrook quando jogava no Oklahoma City Thunder, me inspiraram muito para ser esse jogador que vai para cima e é explosivo.”

Exemplo para Tiago, Mãozinha em ação pelo Corinthians no NBB CAIXA. Foto: Deco Pires/LNB
Sonho com o NBB CAIXA
Atuando pelo IVV/Cetaf, o camisa 44 já teve uma passagem pela LDB. Dois anos mais novo e em um momento diferente, o atleta não teve médias muito chamativas em 2023. Agora, em outro plantel e desenvolvido, seus números cresceram e o protagonismo também. “Estar em um time que confia em você e no seu trabalho faz total diferença, antes eu entrava para ajudar o sistema defensivo, não era tão procurado para atacar e não tinha tantos minutos igual eu tenho agora. Eu tenho outra cabeça, estou confiante e treinando forte todos os dias.”
Por mais que tenha mais dois anos podendo atuar na competição de base, Tiago sonha em entrar em quadra pelo NBB CAIXA. “Meu objetivo é o NBB, mesmo que só compondo o elenco já seria um sonho realizado. Sair de uma cidade do interior para jogar na elite do basquete, na Liga Ouro, na seleção brasileira em uma Olimpíada ou AmeriCup, me deixaria muito feliz”, finalizou.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca