HOJE
TICO MAJESTOSO
Por Liga Nacional de Basquete
Tiago Faria anota maior pontuação da LDB 2025 com 34 pontos e Corinthians vence São Paulo em clássico quente; Paulistano, Sesi Franca e Pinheiros também triunfam
A quarta-feira (30/07) de Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 2025 foi quente! Quatro partidas nas sedes de São Paulo (SP) agiraram a competição sub-22 que conta com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com direito a vitória emocionante do Corinthians no clássico contra o São Paulo e triunfos importantes para o prosseguimento das campanhas de Paulistano, Sesi Franca e Pinheiros. Todas as partidas da LDB 2025 são transmitidas no Youtube do NBB CAIXA!
Paulistano chega ao sétimo triunfo na LDB 2025
Para começar o dia, o Mini Ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), recebeu os dois primeiros duelos da quarta-feira, começando com o sétimo resultado positivo em sete partidas do Paulistano no maior campeonato de base do Brasil. Após primeiro quarto consistente e intenso da equipe da capital paulista (21 a 7), o restante do duelo foi equilibrado, sendo os 10 primeiros minutos o fator chave da vitória paulistana por 76 a 55.
Com a coletividade como ponte forte da equipe, os destaques individuais do Paulistano ficaram por conta do pivô Leandro, que anotou 19 pontos e do armador Gabriel Landeira com um duplo-duplo: 10 pontos, 10 assistências, cinco rebotes e 21 de eficiência. Pelo lado do Bauru Basket, equipe representada pela Seleção Brasileira sub-17, quem se destacou novamente foi o jovem Eduardo Santos, de apenas 15 anos e irmão de Gui Santos – após um duplo-duplo na sua estreia pela LDB 2025, o ala anotou 13 pontos, nove rebotes, três assistências e 16 de eficiência contra a forte equipe do Paulistano.
Tiago Faria explode para 34 pontos e Corinthians vence o Majestoso
A segunda partida realizada no Parque São Jorge marcou um dos melhores jogos da LDB 2025. Corinthians e São Paulo disputaram o popularmente conhecido ”Majestoso”, clássico entre as duas equipes da capital que é repleto de rivalidade e emoção – e dessa vez não foi diferente. De um lado, os corintianos defendiam a invencibilidade na competição, enquanto os são-paulinos buscavam seguir forte na briga por uma posição alta no Grupo A, e o duelo foi definido apenas nos momentos finais: 101 a 99 para o alvinegro paulista.
O Majestoso viveu de reviravoltas, visto que o Corinthians iniciou com ritmo mais forte e foi ao intervalo com 12 pontos de vantagem no placar. Na volta dos vestiários, o tricolor paulista aumentou a intensidade, venceu o terceiro quarto por 32 a 12 e chegou aos 10 minutos decisivos com oito pontos de frente ao Corinthans. No último e decisivo quarto, ficou claro que o vencedor seria definido no detalhe, afinal, os dois times trocaram de liderança no placar diversas vezes – melhor para o Corinthians, que conquistou o oitavo triunfo em oito jogos na LDB 2025.
+ Assista o Majestoso completo
Um grande jogo tem como consequência grandes atuações: o armador Tiago Faria anotou a maior pontuação da LDB 2025 até aqui com 34 pontos, o pivô Kauan Raymundo saiu de quadra com 5/5 do perímetro, 21 pontos e 26 de eficiência, além do duplo-duplo de Lucas Cardoso: 10 pontos, 10 rebotes, cinco assistências, cinco bolas recuperadas e 23 de eficiência.
Os atletas do tricolor paulista também tiveram boas perfomances individuais na partida, como os 32 pontos, oito rebotes, quatro assistências e 35 de eficiência do armador Jackson Jr., o duplo-duplo do pivô Isaque com 18 pontos, 16 rebotes e 23 eficiência e o flerte com triplo-duplo do armador Jojo: 19 pontos, oito rebotes, sete assistências e 21 de eficiência.
Zú Jr. e João Mini combinam para 41 pontos na sétima vitória francana
Do Parque São Jorge para Pinheiros, mais precisamente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, duas partidas do Grupo B finalizaram a quarta-feira de LDB 2025 em São Paulo. Sesi Franca e Mogi Basquete travaram duelo equilibrado do início ao fim, com cada equipe saindo vitoriosa em dois quartos – o fator desequilibrante para o triunfo por 70 a 66 que manteve a invencibilidade dos francanos foi a dupla Zú Jr. (22 pontos) e João Mini (19 pontos).
”Eu estou muito feliz com a minha volta, muito feliz de estar aqui com os moleques de novo. Eu acho que ainda posso muito mais, eu acho que eu não estou no meu 100%, ainda, está muito longe de estar no meu 100%, mas eu estou trabalhando para isso, cada dia é 1% a mais que eu trabalho para eu chegar no meu auge, melhor fisicamente e tecnicamente também”, comentou Zú Jr., que nas últimas semanas está voltando de lesão após machucar o joelho e ficar grande período fora das quadras.

Cestinha da partida, Zú Jr. conquistou o ouro universitário com a Seleção Brasileira e busca voltar ao 100%. Foto: Ricardo Bufolin/ECP
Pelo lado do Mogi Basquete, que lutou até o último segundo da partida, os destaques ficaram por conta de Iago Barry, que anotou 16 pontos e cinco rebotes e do pivô Luiggi, que flertou um duplo-duplo e liderou os joseenses em eficiência: 10 pontos, oito rebotes e 16 de eficiência.
+ Fotos de Sesi Franca x Mogi Basquete
Dupla comanda triunfo pinheirense
Para finalizar o dia de LDB 2025 em São Paulo, o Pinheiros recebeu o São José Basketball e conquistou vitória importante na briga pelas primeiras posições do Grupo B: 85 a 59, com direito a primeiro quarto avassalador (22 a 9) e o sétimo resultado positivo em oito partidas para o time que veste azul.
Os atletas que comandaram a vitória do Pinheiros foram dois alas: Felipe Gregate, que já vestiu a camisa do São José Basketball na LDB 2023, anotou 19 pontos, oito rebotes, cinco assistências e 30 de eficiência e Lucas Lima com 18 pontos, sete rebotes e 20 de eficiência.
+ Fotos de Pinheiros x São José Basketball

Felipe Gregate viveu a ”lei do ex” e foi o destaque pinheirense. Foto: Ricardo Bufolin
”Jogar contra o São José sempre é bom, acho que tem um gostinho a mais. E sobre a questão de pontuação e eficiência, acho que tudo isso é mais fruto do time, eu fiz o que o jogo me proporcionou, então foi graças aos moleques que acertaram as bolas que eu passei e eles tiveram a confiança de passar pra mim, eu acertei, então acho que é muito mais de um conjunto do que individual”, analisou Gregate.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca