HOJE
timão no G-6
Por Liga Nacional de Basquete
Pelo Campeonato Paulista, Corinthians conquista vitória importante contra a Liga Sorocabana e alcança o grupo de classificação; Paulistano passa dos 100 pontos mais uma vez e vence o América
Dois jogos movimentaram a noite de quarta-feira (29/08) pelo Campeonato Paulista. O Corinthians recebeu a Liga Sorocabana, no Ginásio Wlamir Marques, e conseguiu uma vitória importantíssima por 82 a 69, resultado que colocou a equipe entre os classificados para os playoffs. Já o Paulistano/Corpore confirmou o favoritismo diante do América e venceu com placar centenário, 110 a 64.
Corinthians vence e sobe na tabela
Só a vitória interessava ao Corinthians na noite de quarta. O triunfo colocava a equipe na sexta colocação, última posição que assegura uma vaga para a próxima fase do campeonato – os dois primeiros se classificam diretamente às semifinais; as equipes do 3° ao 6° lugar se enfrentam em jogo único (3° x 6°, 4° x 5°) para definirem os outros semifinalistas.
A partida se manteve equilibrada até o intervalo, com o placar favorável a equipe de Sorocaba (33 x 34). O Corinthians voltou melhor dos vestiários, com a dupla Fischer e Fuller mortal nos contra-ataques e o uruguaio Maurício Aguiar certeiro nos arremessos. No final, o time do Parque São Jorge levou a melhor por 82 a 69 e garantiu a sexta colocação.
“No primeiro tempo não fizemos um bom jogo, acabamos entrando no ritmo do adversário. Voltamos bem para o segundo tempo e conseguimos abrir uma boa vantagem. Fico feliz que a equipe tenha correspondido a essa mudança, estamos ainda em formação e temos muito o que crescer, mas o importante hoje foi a vitória, pensando na classificação”, disse o treinador corinthiano Bruno Savignani.
Os destaques do time alvinegro ficaram com o armador Ricardo Fischer, que anotou 14 pontos e distribuiu 5 assistências, o ala/pivô uruguaio Maurício Aguiar, com 12 pontos, e Kyle Fuller, com 11.
Pela Liga Sorocabana, os destaques individuais foram Thiago Silva, cestinha da noite com 18 pontos, e o experiente William Drudi, que conseguiu um duplo-duplo (12 pontos e 10 rebotes).
Paulistano passa por cima do América
Na outra partida da noite, o Paulistano recebeu o América de São José do Rio Preto, no ginásio Antônio Prado Jr., e não teve dificuldades para vencer por 110 a 64. Mesmo sem o armador Yago, poupado da partida, o time da capital contou com uma ótima atuação do grupo, no qual todos os jogadores relacionados para o jogo pontuaram – sete com pelo menos 10 pontos.
O treinador Régis Marreli se mostrou satisfeito com as últimas partidas da equipe (duas vitórias em casa ultrapassando a marca dos 100 pontos anotados em cada uma): “Fizemos a lição de casa e conquistamos vitórias convincentes. Dá moral pra equipe e aos poucos vamos conseguindo encaixar o que planejamos pra temporada”.
Vale destacar a partida do jovem pivô Dikembe, eleito MVP da última LDB. O jogador do Paulistano teve um jogo “perfeito”, sem errar arremessos (10/10), e terminou a noite com 21 pontos e 9 rebotes.
O Paulistano segue na cola dos líderes Bauru e Franca, com oito vitórias em onze partidas disputadas. Já o América continua na última posição, com apenas uma vitória na competição.