HOJE
Time da virada?
Por Liga Nacional de Basquete
Responsável por duas viradas nos playoffs do NBB CAIXA após estar perdendo por 2 a 0, Pinheiros tenta repetir façanha nesta sexta-feira, diante do Minas

Pinheiros tem a chance de conquistar terceira virada do NBB CAIXA após estar perdendo por 2 a 0 (Ricardo Bufolin/ECP)
O EC Pinheiros terá o histórico ao seu lado para a decisão da série de oitavas de final do NBB CAIXA diante do Decisão Engenharia/Minas. Dono de grandes viradas ao longo das últimas temporadas, o time da capital paulista luta para se classificar mais uma vez após estar perdendo a série por 2 a 0.
Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, o Pinheiros venceu os dois duelos seguintes e igualou a série contra o Minas em 2 a 2. O duelo que decidirá quem enfrentará o Paschoalotto/Bauru nas quartas de final acontecerá nesta sexta-feira (15/04), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Caso saia vencedor na partida que será realizada em seu ginásio e conquiste a classificação à próxima fase, o esquadrão pinheirense conseguirá uma terceira virada na história dos playoffs do NBB CAIXA depois de ter 2 a 0 de desvantagem.
A primeira vez em que o clube da capital paulista “ressurgiu das cinzas” foi na temporada 2011/2012, quando conquistou três vitórias seguidas e reverteu o cenário contra o Joinville nas quartas de finais. Esta foi a primeira vez na história da competição em que uma equipe virou a série após estar com a 2 a 0 de desvantagem.

Virada do Pinheiros sobre o Joinville foi a primeira da história do NBB CAIXA (João Pires/LNB)
Depois, na temporada seguinte, o Pinheiros voltou a repetir o expressivo feito, desta vez contra o Winner/Limeira, nas oitavas de final. Após duas derrotas, a equipe de São Paulo contou com grandes atuações de Shamell para vencer os três jogos seguintes e garantir sua passagem à fase seguinte do maior campeonato de basquete do país.
“Para eu quem passou por aquilo, no caso eu e alguns jogadores, principalmente os mais jovens, como o Lucas e o Humberto, é uma motivação a mais sim. A gente saiu dessa situação difícil duas vezes e vamos tentar carregar esse espírito guerreiro para esse jogo”, disse o técnico César Guidetti, que vivenciou as duas viradas anteriores como assistente do então treinador Claúdio Mortari.
Além do Pinheiros, o único time a conseguir este feito na história do NBB CAIXA foi o Mogi das Cruzes/Helbor, que na temporada 2013/2014 virou também para cima do Winner/Limeira. Na ocasião, o time do Alto do Tietê garantiu a inédita classificação às semifinais.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca