#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Time da virada?

14-04-2016 | 12:31
Por Liga Nacional de Basquete

Responsável por duas viradas nos playoffs do NBB CAIXA após estar perdendo por 2 a 0, Pinheiros tenta repetir façanha nesta sexta-feira, diante do Minas

Pinheiros tem a chance de conquistar terceira virada do NBB CAIXA após estar perdendo por 2 a 0 (Ricardo Bufolin/ECP)

Pinheiros tem a chance de conquistar terceira virada do NBB CAIXA após estar perdendo por 2 a 0 (Ricardo Bufolin/ECP)

O EC Pinheiros terá o histórico ao seu lado para a decisão da série de oitavas de final do NBB CAIXA diante do Decisão Engenharia/Minas. Dono de grandes viradas ao longo das últimas temporadas, o time da capital paulista luta para se classificar mais uma vez após estar perdendo a série por 2 a 0.

Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, o Pinheiros venceu os dois duelos seguintes e igualou a série contra o Minas em 2 a 2. O duelo que decidirá quem enfrentará o Paschoalotto/Bauru nas quartas de final acontecerá nesta sexta-feira (15/04), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Caso saia vencedor na partida que será realizada em seu ginásio e conquiste a classificação à próxima fase, o esquadrão pinheirense conseguirá uma terceira virada na história dos playoffs do NBB CAIXA depois de ter 2 a 0 de desvantagem.

A primeira vez em que o clube da capital paulista “ressurgiu das cinzas” foi na temporada 2011/2012, quando conquistou três vitórias seguidas e reverteu o cenário contra o Joinville nas quartas de finais. Esta foi a primeira vez na história da competição em que uma equipe virou a série após estar com a 2 a 0 de desvantagem.

Virada do Pinheiros sobre o Joinville foi a primeira da história do NBB (João Pires/LNB)

Virada do Pinheiros sobre o Joinville foi a primeira da história do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Depois, na temporada seguinte, o Pinheiros voltou a repetir o expressivo feito, desta vez contra o Winner/Limeira, nas oitavas de final. Após duas derrotas, a equipe de São Paulo contou com grandes atuações de Shamell para vencer os três jogos seguintes e garantir sua passagem à fase seguinte do maior campeonato de basquete do país.

“Para eu quem passou por aquilo, no caso eu e alguns jogadores, principalmente os mais jovens, como o Lucas e o Humberto, é uma motivação a mais sim. A gente saiu dessa situação difícil duas vezes e vamos tentar carregar esse espírito guerreiro para esse jogo”, disse o técnico César Guidetti, que vivenciou as duas viradas anteriores como assistente do então treinador Claúdio Mortari.

Além do Pinheiros, o único time a conseguir este feito na história do NBB CAIXA foi o Mogi das Cruzes/Helbor, que na temporada 2013/2014 virou também para cima do Winner/Limeira. Na ocasião, o time do Alto do Tietê garantiu a inédita classificação às semifinais.