HOJE
DEU LUCAS DIAS NA FINAL DO JDE!
Por Liga Nacional de Basquete
Com uma atuação sólida, Time Lucas Dias supera os estrangeiros do Time Tyrone e vence a final do Jogo das Estrelas 2023, em Belo Horizonte (MG)
Os melhores jogadores do basquete brasileiro estiveram reunidos na tarde deste sábado (18) no Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte. A equipe do capitão Lucas Dias foi superior nos dois duelos e se sagrou campeã do evento. Primeiro venceu o Time Olivinha na segunda semifinal em um duelo equilibrado (39 a 34). Na grande final, a equipe do camisa 9 do Sesi Franca superou com tranquilidade o #TimeTyrone na grande final por 23 a 33.
“Eu sempre entro com a mentalidade de ganhar. Mas eu queria mesmo é dedicar este prêmio a minha esposa, Carol. Acabamos de ter um filho e o tanto que ela se dedicou por mim e pelo bebê nestes últimos 09 meses foi algo surreal. Este troféu é para a Carol e para o Breno. Espero que eu continue sempre vencendo e no topo. Passamos muitas coisas ruins na temporada passada, mas estamos trabalhando bastante para colher bons resultados nesta. Também quero agradecer o Helinho, o que ele faz por mim não tem explicação. É a pessoa que eu mais brigo no treino e a que mais me protege. É um pai pra mim”, revelou Lucas Dias, o cestinha do Jogo das Estrelas e MVP do jogo.
MVP
Cestinha do Jogo das Estrelas com 21 pontos, o capitão Lucas Dias teve uma tarde inspirada e fez a diferença nos duelos para vencer o torneio – o ala/pivô fez 10 pontos no primeiro jogo e 11 na final, com direito a 100% de aproveitamento. Com sua atuação monstruosa, ele foi eleito o MVP da competição.
Ver essa foto no Instagram
Formato da disputa
O jogo é composto apenas de dois quartos com 6 minutos cada. Os duelos aconteceram entre dois times formados por atletas brasileiros, um entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-22 do NBB. Após sorteio, as semifinais foram sorteadas – Time Mãozinha x Time Tyrone e Time Lucas Dias e Time Olivinha. Os vencedores de cada duelo avançaram para a grande final do Jogo das Estrelas 2023 para decidir o campeão da maior festa do basquete brasileiro.
Semifinal 1: #TimeTyrone 38 x 29 #TimeMãozinha
Com mais experiência, o time de estrangeiros do Tyrone foi mais certeiro e saiu na frente com 08 a 02. Mas faltando pouco mais de dois minutos para o fim, a equipe de Mãozinha encostou no placar com um 08 a 07. Abusando dos contra-ataques e bolas de três (05 de 08), o #TimeTyrone venceu o primeiro quarto por 21 a 12 com destaque para Shaq Johnson que fez 10 pontos.
No segundo período, o #TimeMãozinha não conseguiu se sobressair à experiência do rival. A diferença chegou a ficar em 28 a 20, mas os muitos desperdícios dos jovens deram ainda mais chances ao #TimeTyrone, que fechou o jogo em 38 a 29 e garantiu sua vaga na final.
Destaques: Shaq Johnson (10 pontos, 3 rebotes e 3 assistências), McClanahan (07 pontos e 1 assistência), Ruan (07 pontos, 4 rebotes e 1 assistência) e Mãozinha (07 pontos e 02 rebotes),
“Quando meu time precisa, estou sempre ligado e disposto a ajudar. Acredito que a gente tenha entrado firme no jogo e, como somos mais baixos, ficamos atentos com os rebotes e deu certo”, analisou David Jackson que matou a bola decisiva do jogo.
Ver essa foto no Instagram
Semifinal 2: #TimeLucasDias 39 x 34 #TimeOlivinha
O duelo já começou com uma super dunk de Gabriel Jaú para o #TimeOlivinha, mas o #TimeLucasDias estava ligado e o jogo ficou equilibrado em 06 a 05. Com bola certeira de Lucas Mariano fora do perímetro, a equipe de Lucas Dias conseguiu sua maior vantagem com 10 a 07. Foi com mais uma enterrada de Gabriel Jaú que o #TimeOlivinha empatou em 12 a 12 a menos de um minuto para o fim do jogo. Mas Lucas Mariano estava abusado no fim do quarto e matou duas bolas de três seguidas deixando o placar em 18 a 12.
O segundo período começou intenso e com o #TimeOlivinha buscando chegar no placar. Dominando nos rebotes, a equipe converteu seus pontos e encostou com 20 a 19. Em bola bem trabalhada, Georginho levantou a torcida no empate em 24 a 24 com uma enterrada a pouco mais de 02 minutos do fim. Em final disputado, o time #LucasDias foi mais dominante e fechou em 39 a 34, garantindo vaga na final
Destaques: Lucas Mariano (13 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (10 pontos, 4 rebotes e 01 assistência), Alex (07 pontos, 3 rebotes e 01 assistência)
“Foi um jogo bem divertido e estamos pontos para encarar o #TimeTyrone na final. Eles são mais baixos e estamos com um time muito forte”, disse Lucas Dias depois da vitória.
Ver essa foto no Instagram
Tarde de homenagens e show de Wilson Sideral
Além da bola na cesta, o fã de basquete que acompanhou o evento na Arena UniBH viu um grande show do intervalo, comandado por Wilson Sideral. Outro destaque foram as homenagens feitas à duas lendas do basquete nacional. Tricampeão do NBB, Nezinho e o jogador com mais assistências na história da competição, Fúlvio receberam bola personalidas da Penalty contando um pouco da história desses dois gigantes do Novo Basquete Brasil.
Final: #TimeTyrone 23 x 33 #TimeLucasDias
O duelo começou intenso, equilibrado e com bom trabalho defensivo das duas equipes, tanto que com pouco mais de dois minutos para acabar o jogo, o duelo estava empatado em 05 a 05. Depois, o #TimeLucasDias aproveitou melhor as oportunidades e os erros adversários para abrir uma larga vantagem em 05 a 18. Foi só faltando 30 segundos para o final do primeiro quarto que o #TimeTyrone pontuou com David Jackson fazendo 07 a 18.
No segundo tempo, o #TimeTyrone acertou mais bolas e diminuiu a diferença para 07 pontos com o placar em 13 a 20. No final de jogo, o #TimeTyrone reagiu e diminuiu a diferença, fazendo 21 a 27. Mas com muitas atuações individuais, o #TimeLucaDias continuou com o domínio até o fim e se sagrou campeão do Jogo das Estrelas 2023 vencendo por 23 a 33.
Cestinha: Santi Scala (09 pontos e 01 rebote), Thomas (05 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (11 pontos, 4 rebotes e 3 assistências), Jhonatan (05 pontos) e Antonio (05 pontos e 01 rebote)
Ver essa foto no Instagram
Elencos:
#TIMETYRONE: Bennett (São Paulo), Thomas (Corinthians), David Johnson (Franca), McClanahan (Fortaleza), Miller (São Paulo), Santi Scala (Franca), Shaq Johnson (Minas), Vildoza (Flamengo) e Shamell (São Paulo)
#TIMEMÃOZINHA: Adyel (Paulistano), Anderson Barbosa (Paulistano), Daniel Onwenu (Corinthians), Paulo Zu (Franca), Jonas Buffat (Pinheiros), Márcio Henrique (Franca), Reynan (Franca) e Ruan (Cerrado)
#TIMEOLIVINHA: Gui Deodato (Flamengo), Gabriel Jaú (Flamengo), Gemadinha (Brasília), Georgeinho (Franca), Maique (Corinthians), Alexey (Minas), Renan Lenz (Minas) e Túlio da Silva (São Paulo)
#TIMELUCASDIAS: ANTONIO (Unifacisa), Elinho (São Paulo), Jhonatan (Franca), Lucas Mariano (Franca), Munford (Pinheiros), Ruivo (Pinheiros), Wesley Castro (Minas) e Alex Garcia (Bauru)