HOJE
DEU LUCAS DIAS NA FINAL DO JDE!
Por Liga Nacional de Basquete
Com uma atuação sólida, Time Lucas Dias supera os estrangeiros do Time Tyrone e vence a final do Jogo das Estrelas 2023, em Belo Horizonte (MG)
Os melhores jogadores do basquete brasileiro estiveram reunidos na tarde deste sábado (18) no Jogo das Estrelas, em Belo Horizonte. A equipe do capitão Lucas Dias foi superior nos dois duelos e se sagrou campeã do evento. Primeiro venceu o Time Olivinha na segunda semifinal em um duelo equilibrado (39 a 34). Na grande final, a equipe do camisa 9 do Sesi Franca superou com tranquilidade o #TimeTyrone na grande final por 23 a 33.
“Eu sempre entro com a mentalidade de ganhar. Mas eu queria mesmo é dedicar este prêmio a minha esposa, Carol. Acabamos de ter um filho e o tanto que ela se dedicou por mim e pelo bebê nestes últimos 09 meses foi algo surreal. Este troféu é para a Carol e para o Breno. Espero que eu continue sempre vencendo e no topo. Passamos muitas coisas ruins na temporada passada, mas estamos trabalhando bastante para colher bons resultados nesta. Também quero agradecer o Helinho, o que ele faz por mim não tem explicação. É a pessoa que eu mais brigo no treino e a que mais me protege. É um pai pra mim”, revelou Lucas Dias, o cestinha do Jogo das Estrelas e MVP do jogo.
MVP
Cestinha do Jogo das Estrelas com 21 pontos, o capitão Lucas Dias teve uma tarde inspirada e fez a diferença nos duelos para vencer o torneio – o ala/pivô fez 10 pontos no primeiro jogo e 11 na final, com direito a 100% de aproveitamento. Com sua atuação monstruosa, ele foi eleito o MVP da competição.

Lucas Dias e Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete
Ver essa foto no Instagram
Formato da disputa
O jogo é composto apenas de dois quartos com 6 minutos cada. Os duelos aconteceram entre dois times formados por atletas brasileiros, um entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-22 do NBB. Após sorteio, as semifinais foram sorteadas – Time Mãozinha x Time Tyrone e Time Lucas Dias e Time Olivinha. Os vencedores de cada duelo avançaram para a grande final do Jogo das Estrelas 2023 para decidir o campeão da maior festa do basquete brasileiro.
Semifinal 1: #TimeTyrone 38 x 29 #TimeMãozinha

Dexter Mcclanahan, jogador do Fortaleza Basquete Cearense (João Pires e Deco Pires/LNB)
Com mais experiência, o time de estrangeiros do Tyrone foi mais certeiro e saiu na frente com 08 a 02. Mas faltando pouco mais de dois minutos para o fim, a equipe de Mãozinha encostou no placar com um 08 a 07. Abusando dos contra-ataques e bolas de três (05 de 08), o #TimeTyrone venceu o primeiro quarto por 21 a 12 com destaque para Shaq Johnson que fez 10 pontos.
No segundo período, o #TimeMãozinha não conseguiu se sobressair à experiência do rival. A diferença chegou a ficar em 28 a 20, mas os muitos desperdícios dos jovens deram ainda mais chances ao #TimeTyrone, que fechou o jogo em 38 a 29 e garantiu sua vaga na final.
Destaques: Shaq Johnson (10 pontos, 3 rebotes e 3 assistências), McClanahan (07 pontos e 1 assistência), Ruan (07 pontos, 4 rebotes e 1 assistência) e Mãozinha (07 pontos e 02 rebotes),
“Quando meu time precisa, estou sempre ligado e disposto a ajudar. Acredito que a gente tenha entrado firme no jogo e, como somos mais baixos, ficamos atentos com os rebotes e deu certo”, analisou David Jackson que matou a bola decisiva do jogo.
Ver essa foto no Instagram
Semifinal 2: #TimeLucasDias 39 x 34 #TimeOlivinha

Lucas Dias, foi o cestinha do Jogo das Estrelas, com 21 pontos
O duelo já começou com uma super dunk de Gabriel Jaú para o #TimeOlivinha, mas o #TimeLucasDias estava ligado e o jogo ficou equilibrado em 06 a 05. Com bola certeira de Lucas Mariano fora do perímetro, a equipe de Lucas Dias conseguiu sua maior vantagem com 10 a 07. Foi com mais uma enterrada de Gabriel Jaú que o #TimeOlivinha empatou em 12 a 12 a menos de um minuto para o fim do jogo. Mas Lucas Mariano estava abusado no fim do quarto e matou duas bolas de três seguidas deixando o placar em 18 a 12.
O segundo período começou intenso e com o #TimeOlivinha buscando chegar no placar. Dominando nos rebotes, a equipe converteu seus pontos e encostou com 20 a 19. Em bola bem trabalhada, Georginho levantou a torcida no empate em 24 a 24 com uma enterrada a pouco mais de 02 minutos do fim. Em final disputado, o time #LucasDias foi mais dominante e fechou em 39 a 34, garantindo vaga na final
Destaques: Lucas Mariano (13 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (10 pontos, 4 rebotes e 01 assistência), Alex (07 pontos, 3 rebotes e 01 assistência)
“Foi um jogo bem divertido e estamos pontos para encarar o #TimeTyrone na final. Eles são mais baixos e estamos com um time muito forte”, disse Lucas Dias depois da vitória.
Ver essa foto no Instagram
Tarde de homenagens e show de Wilson Sideral
Além da bola na cesta, o fã de basquete que acompanhou o evento na Arena UniBH viu um grande show do intervalo, comandado por Wilson Sideral. Outro destaque foram as homenagens feitas à duas lendas do basquete nacional. Tricampeão do NBB, Nezinho e o jogador com mais assistências na história da competição, Fúlvio receberam bola personalidas da Penalty contando um pouco da história desses dois gigantes do Novo Basquete Brasil.
Final: #TimeTyrone 23 x 33 #TimeLucasDias

Lucas Dias (Sesi Franca) e Corderro Bennett (São Paulo). (João Pires e Deco Pires/LNB)
O duelo começou intenso, equilibrado e com bom trabalho defensivo das duas equipes, tanto que com pouco mais de dois minutos para acabar o jogo, o duelo estava empatado em 05 a 05. Depois, o #TimeLucasDias aproveitou melhor as oportunidades e os erros adversários para abrir uma larga vantagem em 05 a 18. Foi só faltando 30 segundos para o final do primeiro quarto que o #TimeTyrone pontuou com David Jackson fazendo 07 a 18.
No segundo tempo, o #TimeTyrone acertou mais bolas e diminuiu a diferença para 07 pontos com o placar em 13 a 20. No final de jogo, o #TimeTyrone reagiu e diminuiu a diferença, fazendo 21 a 27. Mas com muitas atuações individuais, o #TimeLucaDias continuou com o domínio até o fim e se sagrou campeão do Jogo das Estrelas 2023 vencendo por 23 a 33.
Cestinha: Santi Scala (09 pontos e 01 rebote), Thomas (05 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (11 pontos, 4 rebotes e 3 assistências), Jhonatan (05 pontos) e Antonio (05 pontos e 01 rebote)
Ver essa foto no Instagram
Elencos:
#TIMETYRONE: Bennett (São Paulo), Thomas (Corinthians), David Johnson (Franca), McClanahan (Fortaleza), Miller (São Paulo), Santi Scala (Franca), Shaq Johnson (Minas), Vildoza (Flamengo) e Shamell (São Paulo)
#TIMEMÃOZINHA: Adyel (Paulistano), Anderson Barbosa (Paulistano), Daniel Onwenu (Corinthians), Paulo Zu (Franca), Jonas Buffat (Pinheiros), Márcio Henrique (Franca), Reynan (Franca) e Ruan (Cerrado)
#TIMEOLIVINHA: Gui Deodato (Flamengo), Gabriel Jaú (Flamengo), Gemadinha (Brasília), Georgeinho (Franca), Maique (Corinthians), Alexey (Minas), Renan Lenz (Minas) e Túlio da Silva (São Paulo)
#TIMELUCASDIAS: ANTONIO (Unifacisa), Elinho (São Paulo), Jhonatan (Franca), Lucas Mariano (Franca), Munford (Pinheiros), Ruivo (Pinheiros), Wesley Castro (Minas) e Alex Garcia (Bauru)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca