#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Há 21 anos...

20-05-2021 | 05:26
Por Liga Nacional de Basquete

Último vez que times de futebol se enfrentaram valendo título de campeonato brasileiro de basquete foi em 2000, na decisão entre Vasco e Flamengo

A final do NBB 2020/2021 entre Flamengo e São Paulo tem tudo para ser histórica por diversos motivos. Um deles, em especial, é o retorno de dois times de camisa de futebol em uma final de Campeonato Brasileiro de basquete, neste caso o NBB.

A última vez que isso aconteceu foi na final entre Flamengo e Vasco, em 2000, pelo Campeonato Brasileiro de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basquete – CBB -, há 21 anos. Na ocasião, o Vasco venceu a série de até cinco jogos no quarto duelo, ganhando o título da competição nacional e levantando a taça num Maracanãzinho abarrotado.

Vasco Campeão Brasileiro de Basquete 2000 - YouTube

Vasco enfrentou o Flamengo na final do Brasileiro de 2000 e levou o título (Divulgação/CBB)

Nesta oportunidade, o confronto entre Flamengo e Vasco envolveu uma rivalidade com raízes fincadas no futebol, mas que transcenderam até às quadras. O mesmo acontecerá agora com Flamengo e São Paulo, rivais de longa data nos gramados e agora, também, no basquete.

Alguns nomes de Vasco e Flamengo de 21 anos atrás figuram hoje no maior campeonato de basquete do Brasil, o NBB. Entre eles, temos Cláudio Mortari, atual treinador do São Paulo, Helinho Garcia, técnico do Sesi Franca Basquete, e Demétrius Ferraciú, comandante do Corinthians – Mortari esteve no comando técnico do Flamengo, enquanto Helinho e Demétrius defendiam em quadra as cores do Vasco da Gama.

“Tive a oportunidade de dirigir o Flamengo numa final contra o Vasco, numa formação que tinha algumas equipes do Rio de Janeiro, como Vasco, Flamengo e Botafogo, que participavam ativamente das competições. Minhas lembranças da época são muito boas”, disse Cláudio Mortari, que completou:

“Vencer o Flamengo sempre é bom, seja onde for. Nosso retrospecto com eles é de duas vitórias contra três deles, podendo ter um desempate importante para o nosso lado nesse momento. Acho que é muito importante termos dois times de camisa numa final, isso dá uma motivação e uma visibilidade muito boa para o basquete. Mas, lamentavelmente, estamos com o problema da pandemia, sem público”, finalizou.

Hélio Rubens, no Vasco, e Mortari, no Flamengo, na final de 2000 (Mônica Imbuzeiro/Divulgação)

Helinho Garcia, campeão com o Vasco na ocasião, também frisou a importância e visibilidade que uma final com times de camisa no futebol, como a desse ano, traz para o basquete como um todo no Brasil.

“Finais entre duas equipes de tradição no futebol geram um interesse enorme pelas torcidas de massa que esses times carregam. Isso gera uma série de motivações, expectativas maiores ainda, tornando a Final mais importante e relevante”, disse Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca e campeão Brasileiro de basquete com o Vasco.

O Jogo 1 entre Flamengo e São Paulo é neste sábado, no Maracanãzinho, às 16h, ao vivo na ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch.TV.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.