#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tinindo

Flamengo FLA 98
x
73 L. Sorocabana LSB
21
1ºQ
X
14
29
2ºQ
X
17
28
3ºQ
X
16
20
4ºQ
X
26

Tijuca Tênis Clube

17 de janeiro de 2015

Melhor ataque do NBB, Flamengo domina Liga Sorocabana, assume 3ª posição e vai ao México com moral para iniciar defesa do título da Liga das Américas

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
98
X
73
98
PTS
73
10
A3C
7
26
A2C
21
16
LLC
10
38
RT
35
27
ASS
7

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Antes de embarcar para Cancún (MEX) para iniciar a defesa do título da Liga das Américas, o Flamengo conseguiu uma grande vitória pelo NBB. Em partida isolada neste sábado, os atuais bicampeões nacionais mostraram todo o poder de fogo de seu ataque – o melhor do campeonato – e superou a Liga Sorocabana, com tranquilidade, diante de seu torcedor, no Tijuca Tênis Clube, na capital carioca, pelo placar de 98 a 73.

Este foi o segundo triunfo consecutivo dos comandados do técnico José Neto na sétima edição do NBB, resultado que os firmou no grupo dos quatro primeiros colocados que avançam direto às quartas de final da competição, agora na terceira colocação, posição que antes era do Minas, com campanha de 11 vitórias e cinco derrotas (68,75% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Os destaques ficaram por conta dos argentinos Herrmann, cestinha da noite com 23 pontos, e Laprovittola, responsável por 17 pontos e sete assistências. Quem também apareceu bem pelos atuais campeões foi o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, autor de 19 pontos. Pelo lado da equipe paulista, que segue sem vencer o Flamengo na história do NBB – oito derrotas em oito jogos – o maior pontuador foi Thiaguinho, com 16 pontos.

Já os sorocabanos, que atuaram desfalcados de Cauê Borges, Diego Gomes e do argentino Matias Nocedal, todos lesionados, estenderam seu jejum de vitórias para 13 partidas após revés para os atuais bicampeões, ampliando ainda mais a pior sequência de derrotas de toda sua história no NBB. O time de Rinaldo Rodrigues segue na lanterna da competição, agora com duas vitórias em 16 partidas (12,5% de aproveitamento).

Agora, os rubro-negros vão a Cancún, no México, iniciar a defesa do título da Liga das Américas 2015. O Flamengo está no Grupo B, que terá suas partidas entre os dias 23 e 25 de janeiro, e tem como integrantes as equipes do Malvin (URU), Leones de Quilpues (CHI) e o anfitrião Pioneros de Quintana Roo (MEX). A estreia dos atuais campeões será na sexta-feira, diante dos uruguaios, às 22h15 (de Brasília).

O jogo

Mesmo atuando sem Marquinhos e Benite, o Flamengo começou o jogo muito bem, com boa participação do ala Marcelinho Machado, que com mão quente nas bolas de longe, ajudou sua equipe a abrir 8 a 2 no início de partida. A Liga Sorocabana até conseguiu se igualar no duelo e baixar a diferença para quatro pontos (12 a 8), mas os rubro-negros voltaram a se distanciar e fecharam o primeiro quarto com 21 a 14 de frente.

O segundo quarto foi inteiro flamenguista. Com alto ritmo de ataque e bastante superior na defesa, a equipe do técnico José Neto explorou bem a forte presença de garrafão do jovem pivô Cristiano Felício e foi se distanciando a cada minuto que passava. Com isso, a diferença, que antes era de sete, chegou a ser de 22 pontos (42 a 40), e terminou em 19 pontos ao final do segundo período: 50 a 31.

O confronto ficou bastante agitado e movimentado na terceira parcial. Os sorocabanos foram para o tudo ou nada e imprimiram um ritmo melhor em comparação com as etapas anteriores, mas não foi suficiente para reduzir significativamente a vantagem rubro-negra, que com o a pegada forte até o último segundo terminou em 31 pontos, placar de 78 a 47.

Já com ampla e tranquila vantagem nas mãos, o Flamengo só administrou o resultado e bloqueou qualquer possibilidade de reação da Liga Sorocabana, que pouco conseguiu fazer na etapa final. Com este cenário, o técnico José Neto promoveu a entrada de seus jovens jogadores do banco de reservas e deu rodagem aos atletas do Sub-22 que disputam LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), como Danielzinho, Chupeta, Mingau e Gigante, que mantiveram a pegada e só confirmaram o grande triunfo rubro-negro neste sábado.