HOJE
Tirando o atraso
Por Liga Nacional de Basquete
Por passo à frente na classificação, Brasília e Basquete Cearense se enfrentam nesta terça-feira, em partida adiada da terceira rodada do NBB
O duelo entre Uniceub/BRB/Brasília e SKY/Basquete Cearense será de extrema importância para a tabela de classificação da temporada 2012/2013 do NBB. Posicionadas no pelotão de cima da competição, as equipes farão um jogo adiado da terceira rodada do campeonato, nesta terça-feira, no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), às 19h30 (de Brasília).
Por conta da participação dos candangos na Liga Sul-Americana, a partida que inicialmente seria disputada no último dia 29 de novembro passará a ter maior protagonismo depois de a competição ter tido 14 rodada realizadas. Com três derrotas em dez jogos disputados, os atuais tricampeões do NBB seguem na cola dos quatro primeiros colocados. Enquanto isso, o time cearense segue em alta, apesar do revés no último sábado para o Pinheiros/SKY.
Caso saia vencedor no confronto desta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico José Vidal ultrapassará o Vivo/Franca e passará a integrar o grupo dos quatro primeiros colocados do NBB, mesmo tendo ainda mais dois jogos atrasados para fazer. Porém, a missão não será fácil.
– Com certeza vai ser mais um jogo duro. O Basquete Cearense vem de derrota em casa, então não vai querer perder a segunda seguida. Vai ser um jogo difícil, mas esperamos sair com a vitória, declarou o armador Nezinho.
Para o duelo, o time candango não poderá contar com Paulão Prestes e Eric Tatu. O pivô e o armador não faziam parte do elenco do esquadrão de Brasília na data origignal do confronto e por isso não estão aptos a entrarem em quadra nesta terça-feira.
Enquanto isso, os representantes do Nordeste seguem crescendo no NBB. Depois de um começo irregular, a equipe venceu três de seus quatro compromissos em 2013 e passou a figurar na parte de cima da classificação. Agora, diante de Brasília, o time comandado por Alberto Bial espera sair vitorioso para se firmar de vez no pelotão de frente do campeonato e igualar a campanha do São José/Unimed, que ocupa a sétima colocação, com oito triunfos e cinco derrotas.
Curiosidades da partida:
Super Giovannoni
Guilherme Giovannoni, do Brasília, está vivendo uma excelente fase. O atleta de 32 anos é o mais eficiente da temporada, com média de 25,11 por jogo. Além disso, o ala/pivô é o reboteiro do torneio, com média de 9,6 por partida. E os altos números não param por aí, Giovannoni é o quarto cestinha da competição, com média de 19,11 por jogo.
1.000
Faltam apenas três pontos para Márcio Cipriano atingir a marca dos 1.000 pontos no NBB.
Os 100 primeiros
Jovem revelação do Brasília, o ala Isaac precisa de dois rebotes para chegar ao centésimo no NBB.
150 desarmes
Basta o armador André Góes, do Basquete Cearense, roubar uma bola, para completar 150 no NBB.
Líder de duplos-duplos
O ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o jogador com mais duplos-duplos na temporada. O jogador, de 33 anos, acumula cinco exibições com dois dígitos em dois fundamentos. Olivinha, do Flamengo, também tem cinco duplos-duplos no torneio.
Não fica para trás
Logo atrás de Felipe Ribeiro, vem Guilherme Giovannoni, do Brasília, que já tem quatro duplos-duplos na temporada.
Toco!!!
A torcida do Brasília é a que mais vê essa cena na temporada. Os atuais tricampeões são os líderes de tocos da temporada, com média de 3,6 por jogo.