#JOGAJUNTO

Título inédito!

09-11-2011 | 07:22
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vence o São José, fora de casa, fecha série final em 3 a 1 e conquista pela primeira vez na historio o título de Campeão Paulista

Divulgação/LNB

Divulgação/LNB

O Pinheiros/SKY é o Campeão Paulista de 2011! O time da capital paulista superou o São José/Unimed/Vinac, nesta quarta-feira, por 82 a 79, fechou a série final em 3 a 1 e conquistou o inédito título estadual. Com isso, um time da cidade de São Paulo volta ao topo do Campeonato Paulista após 25 anos de jejum.

O ala/armador Shamell foi o grande destaque dos pinheirenses, com 26 pontos, seguido por Marquinhos e Morro, com 16 e 15 pontos respectivamente. Pelo lado joseense, Murilo foi o cestinha, com 26 pontos, e também chegou ao duplo-duplo, com dez rebotes. Matheus, com 20 pontos, e Jefferson, com 12, também se destacaram.

Mesmo enfrentando um adversário embalado por uma torcida que lotou as dependências do Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, o Pinheiros não se intimidou e saiu na frente. Eficiente nas bolas de 3 pontos e contando com o bom trabalho de Morro no garrafão, o time do técnico Cláudio Mortari abriu 11 pontos ao final do primeiro tempo, 47 a 36.

No terceiro quarto, a vantagem se manteve, mas a partida ganhou emoção mesmo no último quarto. Empurrados pelos gritos da torcida, São José buscou a reação e chegou a virar o placar. Mas no fim, o Pinheiros soube controlar o ritmo do jogo, recuperou a dianteira e assegurou a conquista da taça.

“Estou sentindo uma alegria infinita, pois no terceiro jogo eu me senti muito triste. Mas, jogamos forte e, graças a Deus, conseguimos vencer e conquistamos esse título, que foi resultado do trabalho de todos envolvidos com o basquete do Pinheiros”, disse Shamell.

O técnico Cláudio Mortari, que havia conquistado o título paulista pela última vez há 13 anos, quando comandava o Barueri, fez questão de elogiar o adversário desta final.

“Creio que este título inédito foi bastante merecido, especialmente, pelo que fizemos ao longo do campeonato. O São José tem muito mérito neste vice-campeonato, pois buscou a superação e fez grandes partidas”, comentou.

Apesar do vice-campeonato, Murilo destacou a garra apresentada pela equipe do Vale do Paraíba na decisão.

“Conseguimos até virar o marcador, mas não soubemos aproveitar. Mas, o nosso time foi guerreiro, já que lutou até o fim, mesmo com os problemas enfrentados com contusões nesta série”, disse o pivô.