HOJE
Tô de volta, terrinha!
Por Liga Nacional de Basquete
Baiano "da gema", ala Gemerson atuará em seu estado natal pela primeira vez no NBB; confira as curiosidades do duelo desta quinta-feira entre Paulistano e Vitória
Universo/Vitória x Paulistano/Corpore – Ginásio Cajazeiras, em Salvador (BA) – quinta-feira – dia 28 de janeiro, às 21 horas
Recorde pessoal
O armador Rafinha, do Vitória, tem seu recorde pessoal máximo de rebotes (nove) no NBB justamente contra o Paulistano. O fato aconteceu na derrota de seu antigo time, o Saldanha, em casa, por 96 a 88, na temporada 2008/2009.

Calvo está com ótimos números e faz sua melhor temporada no NBB (Francisco Galvão/EC Vitória)
Que temporada
O ala Calvo, do Vitória, está tendo sua melhor temporada no maior campeonato de basquete com a camisa rubro-negra. Ao todo, foram quatro jogos na temporada com mais de 20 pontos, sendo que em três deles o atleta anotou seu recorde de pontos no NBB (25), só três dois jogos com menos de dez pontos e ainda está a cinco jogos pontuando mais que a sua média nesta edição do maior campeonato de basquete do país.
Trio “baiano”
Calvo, Kojo e Jason Smith estão sendo os maiores pontuadores do Vitória. Na última partida, os três jogadores anotaram 17 pontos.
Dificultou
Na última partida o Paulistano sofreu uma derrota dolorosa, por 72 a 69, contra o Solar Cearense. Esta perda deixou a equipe da capital do estado de São Paulo na última colocação no G-4, com onze vitórias em 16 jogos, junto com o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília. Mais uma derrota para o time comandado pelo técnico Gustavinho e a equipe nordestina os alcança.
Pesadelo
A pior sequência de jogos sem vitória na história do Paulistano no NBB aconteceu na temporada 2010/2011 quando a equipe perdeu seis jogos seguidos no fim do primeiro turno da competição. Os jogos aconteceram da 8ª rodada até a 14ª rodada da tabela e foi do dia 19 de dezembro de 20010 à 21 de janeiro de 2011. As equipes adversárias que bateram o time paulista foram: Flamengo, Uberlândia, Brasília, São José, Limeira e Franca.
1/2k
Com mais sete cestas de 2 pontos o pivô Guilherme, do Paulistano, alcançará a marca de 500 tiros curtos convertidos.
Foi quase
O último confronto do Vitória aconteceu diante da Liga Sorocabana e, após um jogo intenso correndo atrás do placar desde o primeiro minuto da partida, perdeu, por 73 a 74. A equipe bahiana se manteve na última colocação para as oitavas de final do NBB 2015/2016, porém a equipe de Sorocaba esta na cola, com o mesmo número de vitórias e um jogo a mais.
Confronto crucial
Com ambos resultados não favoráveis na última partida, o Vitória precisa do triunfo para permanecer na zona de classificação dos playoffs e o Paulistano precisa vencer para permanecer no G-4.

Edu Mariano roubou 7 bolas na última partida (Francisco Galvão/EC Vitória)
Aquele jogo…
Na temporada 2011/2012, quando ainda representava o Araraquara, o ala Edu Mariano, hoje do Vitória, teve seu melhor desempenho em pontos, assistências e conversões de lance livre no NBB exatamente contra o Paulistano. Isto aconteceu no primeiro turno daquela edição, anotou 21 tentos (nove em lances livres) e ainda deu sete passes decisivos, mas não conteve o triunfo paulista, por 107 a 90.
Pega ladrão
Contra a Liga Sorocabana, Edu Mariano anotou o segundo recorde de roubos de bola numa partida (sete) nesta edição do NBB. Apenas seu companheiro de equipe Jason Smith conseguiu mais e foi na derrota para o contra o Basquete Cearense, por 71 a 60, no dia 08 de janeiro, quando anotou 10 pontos e roubou oito bolas.
50%
Nos quatro jogos que teve fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Gustavo de Conti venceu apenas dois confrontos: diante do Rio Claro Basquete, no primeiro jogo do ano, por 74 a 67, e contra o Banrisul/Caxias do Sul, por 83 a 70.
Não alimente a fera
O pivô Steven Toyloy, do Paulistano, começou a temporada de maneira modesta, mas nas últimas partidas voltou a mostrar o incrível domínio que tem no garrafão. Contra o Brasília, o atleta anotou 11 pontos (em apenas 12 tentados) e agarrou seis rebotes em apenas 12 minutos de jogo. Já na última partida, mesmo com a derrota, o norte-americano começou jogando e teve seus melhores números na temporada: 12 tentos (em 70% de aproveitamento) e oito rebotes em 20 minutos jogados.
Da última vez
A última vez que a equipe da capital de São Paulo sofreu quatro derrotas no NBB foi em março da temporada 2012/2013, quando perdeu para Franca Basquete, Uberlândia, Basquete Cearense e Brasília.
Repeteco
Esta última sequência de quatro vitórias seguidas aconteceu duas vezes na temporada 2012/2013. Enfrentando os mesmos quatro times, o Paulistano perdeu para eles em janeiro, na 11ª, 12ª, 13ª e 14ª rodada, e depois novamente na 29ª, 30ª, 31ª e 32ª rodada da competição.

Baiano, Gemerson foi o cestinha do Paulistano no último confronto contra o Vitória (Ale da Costa/Portrait)
Cuidado com o menino!
O ala Gemerson, do Paulistano, anotou 16 pontos na primeira partida entre as equipes neste início de temporada. Este desempenho foi crucial para o triunfo paulista, por 77 a 63.
De volta
Além disso, o baiano Gemerson, natural de Lençois (BA), atuará em seu estado natal pela primeira vez na história do NBB. Será ou não um duelo especial para ele?
Complicado
Neste ano, a equipe paulistana conquistou apenas uma vitória em quatro jogo e está há três partidas sem ganhar. Será que o clube alvirrubro retoma o caminho dos resultados positivos?
Carma?
Há pouco mais de um ano, o Paulistano sofria com a mesma série de derrotas seguidas no NBB e os dois primeiros jogos aconteceram fora de casa. No dia 15 de janeiro de 2015, a equipe perdeu para o Flamengo, por 97 a 81, e deu início a uma série de três resultados negativos. Mais tarde, no dia 21 de janeiro, enfrentou o Macaé Basquete e foi derrotado, por 76 a 69. Por fim, dentro do Ginásio Antônio Prado Júnior, foi vencido pelo Paschoalotto/Bauru, por 90 a 89. Esta sequência de derrotas só terminou em fevereiro, no dia 05, quando bateu o Franca Basquete, em casa, por 88 a 79.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca