#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Os últimos 4 campeões!

18-01-2023 | 07:54
Por Gustavo Marinheiro

A edição de 2023 será a quinta da Copa Super 8, um torneio que já premiou 3 equipes diferentes; relembre as campanhas e os campeões

No próximo sábado (21/01), começa a quinta edição da Copa Super 8, o maior torneio mata-mata do basquete brasileiro. Durante todas essas temporadas, tivemos 14 times participantes e apenas 3 equipes conseguiram a honraria de conquistar o título. Hoje, vamos relembrar parte da campanha, dos elencos e dos principais momentos de todos os campeões do Super 8: Flamengo, Franca e 123 Minas.

Flamengo (2018)

Em sua primeira edição, o campeão da Copa Super 8 foi o mesmo time que por mais vezes conquistou o título do NBB: O Flamengo. O clube carioca venceu a final contra um dos seus maiores rivais, o Sesi Franca, em pleno Pedrocão, casa da equipe do interior paulista.

A primeira edição da Copa Super 8 aconteceu em 2018 e teve o Flamengo como grande campeã (João Pires/LNB)

Em sua caminhada, o Rubro-Negro, que havia sido o 2° colocado do primeiro turno, venceu o Minas, por 92 a 74, e logo em seguida eliminou o Botafogo, rival estadual, em um jogão. No duelo contra o Glorioso, as equipes conseguiram a maior pontuação em um jogo de Super 8, terminando em 99 a 88.

A final foi eletrizante, mas o grande fator para a vitória dos cariocas foi o ótimo inicio de jogo. No segundo quarto, o Flamengo chegou a colocar uma vantagem de 12 pontos de vantagem, o que serviu de “gordura” ao longo do restante da partida. Os francanos buscaram, no último quarto a parcial ficou em 24 a 17, mas o ótimo controle de jogo foi essencial para o primeiro título dos Rubro-Negros. O MVP foi o Marquinhos, que ao longo da competição conseguiu médias de 21,3 pontos e 21,3 de eficiência.

Sesi Franca (2020)

Em sua segunda edição, tivemos a revanche entre Sesi Franca e Flamengo, dessa vez em solo carioca, na Arena Carioca 1, e quem diria, o time do interior foi quem levou a melhor. O Franca “deu o troco” da melhor formada, também vencendo o seu rival e levando o título fora de casa.

Em 2020, o Sesi Franca deu o troco no Flamengo e conquistou o Super 8 (João Pires/LNB)

Nas quartas de finais, o Sesi Franca enfrentou um estreante na competição, a Unifacisa, e conseguiu uma boa vitória por 91 a 86, em um dos melhores jogos daquele edição. Na semifinal, venceu o Minas em um duelo que durou até os últimos segundos, por 83 a 79, e garantiu o seu lugar na grande decisão.

A final também foi emocionante, pois no segundo quarto o Flamengo conseguiu colocar uma parcial de 31 a 18 sobre o Franca e levar o jogo para o intervalo com uma boa vantagem. A reviravolta dos francanos veio após a volta dos vestiários, com uma atuação de alto nível de Parodi e Hettsheimer. O pivôzão francano, inclusive, foi eleito o MVP da competição, com médias de 19,3 pontos e 20,3 de eficiência.

Flamengo (2021) 

O bicampeonato rubro-negro veio em 2021, na mesma época que o mundo infelizmente enfrentava a crise causada pela COVID-19, que fez com que a final desse torneio fosse disputada com portas fechadas. O troféu foi disputado no Ginásio Antonio Prado Jr, casa do Paulistano e sede do torneio, e o adversário dos cariocas foi o São Paulo.

Flamengo comemorando o seu bicampeonato da Copa Super 8 (João Pires/LNB)

No primeiro jogo, o Flamengo enfrentou um velho conhecido, o Sesi Franca. Pela primeira vez os rivais não haviam sido 1° e 2° colocado na classificação, e quem levou a melhor foi o clube carioca, que fez valer o seu ótimo desempenho até então no NBB. Na semifinal, o rubro-negro conseguiu uma vitória dura sobre o Bauru por 72 a 65.

Na grande final, mais uma vez tivemos um jogo de reviravoltas. O Flamengo viu o São Paulo abrir uma larga vantagem ainda no primeiro tempo, chegando a mais de 10 pontos de diferença, tendo de correr atrás no último quarto. No período decisivo, os cariocas fizeram valer a sua experiência, se ajeitaram na defesa e dominaram o garrafão, chegando a uma parcial de 28 a 10. Balbi foi decisivo com uma bola de três faltando 8 segundos para o final do jogo, mas o MVP foi para Olivinha, que durante o campeonato conseguiu médias de 15,3 pontos e 17 de eficiência.

123 Minas (2022)  

Em 2022, tínhamos a certeza de um campeão inédito, afinal, tanto o Minas quanto o São Paulo, finalistas do torneio, nunca haviam conquistado esse título. A Copa Super 8, inclusive, foi o primeiro título de projeção nacional da história do time mineiro, que apesar de contar com uma grande tradição na projeção de craques do basquete brasileiro, não contava com um título nessa categoria.

123 Minas conquistou o título inédito da Copa Super 8 (João Pires/LNB)

A trajetória dos mineiros começou com um grande duelo frente a Unifacisa, time que também enfrentou posteriormente nos Playoffs do NBB. Na semifinal, bateu o atual campeão, o Flamengo, que mais uma vez surgia como um dos favoritos ao título.

Como de praxe, a grande final da Copa Super 8 foi disputada e emocionante, com direito ao resultado sendo decidido na última bola. O Minas conseguiu abrir uma larga vantagem de 16 pontos ainda no inicio do jogo, mas com o brilho de Bruno Caboclo, o São Paulo buscou e chegou até mesmo a virar a partida. Porém, faltando 30 segundos para o cronômetro zerar, Gui Santou chamou a responsa e colocou os mineiros a frente do placar. O São Paulo chegou a ter a bola do jogo no último segundo, mas o arremesso não caiu e quem ficou com o título inédito foi a tempestade. Gui Deodato foi eleito o MVP da competição com uma média de 21 pontos e 22 eficiência.

Quem vence em 2023?

Para a edição desse ano, nós contamos com oito participantes que possuem experiência no torneio e disputaram no mínimo duas vezes a competição. São eles, o Sesi Franca, Flamengo, São Paulo, 123 Minas, Corinthians, Pinheiros, Paulistano e Bauru. O mata-mata começa nesse sábado (21), com um duelo de alto nível entre São Paulo e Pinheiros, às 11h, direto do Ginásio do Morumbi. Todas as informações de transmissões e partidas você pode encontrar em nosso site e nas nossas redes sociais.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.