HOJE
Top 9 – Armadores
Por Liga Nacional de Basquete
Dando início à nova série dos "Top 9", confira quem são os nove principais armadores que disputarão a nona temporada do NBB CAIXA
No dia 05 de novembro de 2016, o NBB CAIXA entrará em sua nona edição e a expectativa só cresce. Por isso, nós da LNB destacaremos, em listas separadas, nove atletas de cada posição que podem se sobressair na temporada 2016/2017 do maior campeonato do país. E a posição que encabeçará os Top 9 será a dos armadores. Confira a lista e deixe seu comentário sobre ela nas nossas redes sociais.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
– Corderro Bennett (EC Pinheiros)
Corderro Bennett foi uma das grandes surpresas da última temporada. Contratado pouco antes do início do NBB CAIXA 15/16, o norte-americano vindo do América de Rio Preto (SP) “chegou chegando” no campeonato nacional e mostrou seu cartão de visitas com uma velocidade e um poder finalização impressionantes.
Logo em seu primeiro ano no Brasil, foi convocado para o Jogo das Estrelas e foi um dos grandes nomes do Pinheiros na boa campanha no NBB CAIXA 15/16, no qual chegaram até as quartas de final. Agora mais à vontade, Bennett pode ser novamente um dos “caras” da temporada e levar o clube pinheirense a voos ainda mais altos.

Bennett e Davi Rossetto estão entre os principais armadores do NBB CAIXA 2015/2016 (Ricardo Bufolin/ECP)
– Davi Rossetto (Solar Cearense)
A evolução de Davi Rossetto parece não ter fim. Desde que chegou ao Basquete Cearense, em 2012/2013, diversas conquistas o fizeram atingir um patamar de destaque não só na equipe, na qual é o capitão, mas também em todo o NBB CAIXA.
Depois de conquistar o título e o prêmio de MVP da LDB 2014, o armador foi eleito como Jogador Que Mais Evoluiu do NBB CAIXA 14/15 e o Melhor Armador da edição 15/16, desbancando ninguém menos que Fúlvio e Ricardo Fischer, então atual detentor do prêmio.
Na temporada passada, marcada também pela campanha histórica do Basquete Cearense, que ficou no G-4 da fase de classificação, Davi foi merecidamente convocado para a Seleção Brasileira vice-campeã do Campeonato Sul-Americano da Venezuela 2016, junto de Fúlvio e Coelho, também presentes nesta lista.
– Fúlvio (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Fúlvio dispensa qualquer comentário. Com inteligência, precisão e leitura de jogo fora de série, o armador chega para mais uma temporada do NBB CAIXA como líder histórico nas assistências, com 1476 na conta – tudo isso com duas temporadas a menos (2008/2009 na Europa e 2013/2014 lesionado). O “garçom” tem no currículo nada menos que três troféus de Melhor Armador e quatro de líder em assistências do NBB CAIXA, um deles na temporada passada (7,3 por jogo). Para 2016/2017,
Recentemente, o armador retornou à Seleção Brasileira ao ser convocado pelo técnico Gustavo De Conti para a disputa do Campeonato Sul-Americano da Venezuela 2016, ao lado de Coelho e Davi, também presentes nesta lista. Com papel de destaque no torneio, o camisa 11 do Brasília mostrou tem tudo para ser um dos caras da equipe novamente e levar o esquadrão candango a mais títulos na temporada.
– Georginho (Paulistano/Corpore)
Ele tem apenas 20 anos, mas tem tudo para fazer um NBB CAIXA de gente grande. Reforço do Paulistano/Corpore para 2016/2017, Georginho ficou três temporadas no rival EC Pinheiros e por lá chamou a atenção de todo o cenário nacional e até internacional, mas não conseguiu ter uma boa sequência na equipe adulta.
Agora do outro lado do muro, a joia do basquete nacional, de 1,96m de altura, virou titular e teve excelentes participações no Campeonato Paulista e na primeira fase da Liga Sul-Americana. Com este cenário, Georginho mostrou que pode ser peça importantíssima do jovem Paulistano na atual edição do NBB CAIXA.

Georginho foi titular e um dos grandes destaques do Paulistano na 1ª fase da Sul-Americana (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)
– Henrique Coelho (Franca Basquete/Magazine Luiza)
Parece até que ele nasceu na Capital do Basquete. Forte, determinado e muito raçudo, Henrique Coelho se identificou, e muito, com o Franca Basquete e já caiu nas graças do torcedor local. O jogador chegou ao tradicional time paulista após quatro temporadas no Minas Tênis Clube. Por lá, se desenvolveu e ganhou o prêmio de Destaque Jovem do NBB CAIXA 13/14, além de dois vice-campeonatos da LDB.
Depois de ser convocado para dois Jogos das Estrelas consecutivos, Coelho foi chamado para a Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano da Venezuela 2016, ao lado dos armadores Fúlvio e Davi Rossetto, também presentes nesta lista. Agora, terá a missão de comandar a tradicional camisa francana no NBB CAIXA e tem tudo para ser um dos bons nomes no campeonato.
– Kenny Dawkins (Universo/Vitória)
Kenny Dawkins chegou ao NBB CAIXA na temporada 2011/2012 e já possui um nome forte no cenário do basquete brasileiro. Vice-campeão da edição 2013/2014 com o Paulistano e convocado para quatro Jogos das Estrelas, o armador norte-americano foi contratado pelo Universo/Vitória e já assumiu um papel de liderança no rubro-negro baiano.
Em sua primeira aparição com a camisa do clube do Barradão, no Super Four Rio-Nordeste, o baixinho de 1,80m de altura foi o cestinha de duas partidas, contra Solar Cearense (18 pontos) e Vasco da Gama (20 pontos). Para o NBB CAIXA, Kenny tem tudo para estrear com tudo com a camisa rubro-negra e dar diversas alegrias ao torcedor baiano.
– Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Indo para sua segunda temporada no Mogi das Cruzes/Helbor, Larry Taylor é um dos grandes nomes do NBB CAIXA. Desde 2009 no Brasil, o norte-americano naturalizado brasileiro é o líder histórico em triplos-duplos na história do campeonato, com quatro, e chegou a duas Finais.
Além disso, o “Alienígena” está no Top 10 em Pontos (8º), Rebotes (8º), Assistências (3º), Bolas de 2 pontos (6º), Lances Livres (7º) e Roubos de Bola (1º) em todos os tempos do NBB CAIXA.
Dono de diversos recursos ofensivos, o armador acrescentou também sua experiência ao seu leque e se torna cada vez mais importante para a equipe mogiana, que certamente brigará pelas primeiras posições do NBB CAIXA 2016/2017 e pelos títulos dos torneios internacionais.
– Nezinho (Vasco da Gama)
O Vasco da Gama fará sua temporada de estreia no NBB CAIXA com um elenco poderoso, recheado de nomes fortes no basquete nacional. Um deles é Nezinho. Tricampeão da competição com o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, o experiente armador dará um toque de classe e sabedoria à armação do Gigante da Colina.

Ricardo Fischer e Nezinho são os “maestros” de Flamengo e Vasco para o NBB CAIXA 16/17 (Gilvan de Souza/Flamengo)
Na pré-temporada, o jogador já mostrou estar à vontade com o manto cruzmaltino. Com as grandes atuações no Super Four Rio-Nordeste e também no Estadual do Rio de Janeiro, Nezinho pode, mais uma vez, ser um dos grandes nomes destaques NBB CAIXA 2016/2017.
– Ricardo Fischer (Flamengo)
Um dos grandes destaques da nova geração do basquete brasileiro, Ricardo Fischer chegou ao Flamengo para esta temporada depois de quatro vitoriosas temporadas no Gocil/Bauru Basket, por quem conquistou dois Campeonatos Paulistas, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas e os vice-campeonatos do NBB CAIXA e do Mundial de Clubes.
Eleito Melhor Armador do NBB CAIXA 14/15, Ricardo também esteve presente no ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e na Copa América de 2015. Em um dos pontos mais altos de sua carreira, o jogador rompeu o LCA do joelho direito na semifinal da Liga das Américas, contra o próprio Flamengo, e perdeu todo o restante da temporada.
Agora recuperado e de manto novo, Fischer vem desempenhando bom papel com a camisa rubro-negra no Estadual do RJ. Logo em sua estreia, fez 14 pontos no clássico contra o Vasco da Gama e com isso provou que pode dar muitas alegrias ao torcedor do Flamengo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

