HOJE
Torcendo por Brasília
Por Liga Nacional de Basquete
Mogi vence o Franca, mas não avança para a final da Liga Sul-Americana; o título de Brasília ainda pode dar aos mogianos uma vaga na Liga das Américas
O Mogi das Cruzes/Helbor conseguiu o resultado que precisava, nesta quinta-feira, diante do Franca Basquete na última rodada da segunda fase da Liga Sul-Americana. No entanto, a vitória por 83 a 64 não foi suficiente para que a equipe alcançasse à classificação para a final do torneio, diante do outro time brasileiro, o UniCEUB/ Cartão BRB/Brasília. O San Martín de Corrientes (ARG) superou os donos da casa, o Guaros Lara (VEN), na partida de fundo, terminou a etapa invicto com três vitórias e ficou com a vaga na decisão.
Agora, o time de Mogi aguarda ansiosamente pelo resultado da final entre Brasília e San Martín. Uma vitória da equipe brasileira garante os mogianos na Liga das Américas 2016, já que com a saída da Winner/Limeira, o Brasil automaticamente ganhou uma vaga na competição continental. Como o campeão também avança para o torneio das Américas, um triunfo brasiliense carregaria as duas equipes do NBB adiante. No caso de uma derrota brasileira, a equipe da Capital Federal fica com a vaga.
Momento-chave: Os francanos até começaram a partida impondo o jogo, chegaram a abrir 7 a 0 nos primeiros minutos e venceram o primeiro quarto por 23 a 21. Porém, na volta para o segundo quarto, o Mogi das Cruzes entrou no jogo e acelerou o ritmo para virar o placar e colocar oito pontos de vantagem antes do intervalo (41 a 33).
União faz a força: Cinco atletas do Mogi das Cruzes marcaram mais de 10 pontos na partida. O pivô ex-Franca, Lucas Mariano, foi o cestinha com 16 pontos, seguidos por Tyrone (15), Shamell (14), Larry Taylor (11) e Gerson (11).
Números comprovam: A forte defesa da equipe do técnico Danilo Padovani forçou o adversário a cometer 17 erros na partida. O Mogi das Cruzes ainda recuperou 12 bolas.
Fizeram falta: Sem contar com o pivô Thiago Mathias, que se lesionou logo no primeiro jogo, o Franca teve mais duas baixas diante do Mogi das Cruzes. No primeiro tempo, o armador Nezinho sentiu a coxa e não retornou no segundo tempo; e o ala Isaac sofreu uma entorse no tornozelo no último quarto e também desfalcou a equipe francana.
Põe na conta: O Mogi das Cruzes finalizou sua participação na Liga Sul-Americana com duas vitórias e uma derrota na etapa realizada em Barquisimetro, na Venezuela. Os francanos, por outro lado, perderam as três partidas que disputaram na segunda fase da competição.
E agora: As duas equipes viram a “chavinha” na semana que vem quando focam suas energias na disputa do NBB. O Franca Basquete vai à Capital Federal enfrentar o finalista da Liga Sul-Americana, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, no dia 25. Já o Mogi das Cruzes/Helbor volta às quadras no dia 27, em casa, diante do Rio Claro Basquete.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca