HOJE
Sucesso de público
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias
Flamengo vê o Maracanãzinho receber quase 8 mil pessoas no primeiro jogo das Finais do NBB CAIXA contra o Sesi Franca e quer voltar a trazer grandes públicos nos próximos anos
O resultado não foi o imaginado em quadra. O Flamengo perdeu para o Sesi Franca por 69 a 56, no primeiro jogo das Finais do NBB CAIXA no último sábado (01/06). Mas o clube rubro-negro tem de comemorar o retorno positivo das ações que foram realizadas para atrair um excelente público ao Maracanãzinho. Um sábado de feriado prolongado com bom tempo, uma torcida empolgada para retomar o título, a presença de Olivinha como ídolo em sua despedida foram fatores que contribuíram para os quase oito mil presentes ao ginásio.

Torcida do Flamengo fez uma bonita festa no Maracanãzinho. Foto: Mauricio Almeida/LNB
Ao todo, 7.874 pessoas compareceram ao ginásio. O público, por exemplo, foi muito maior do que o dos confrontos com o mesmo Sesi Franca, nas Finais da temporada 2021/22. Naquela oportunidade, o Flamengo levou ao Maracanãzinho 3.977 e 4.629 pessoas nos jogos 2 e 3, respectivamente. Não foi o maior público do ano, já que teve um BRB/Brasília x Flamengo, ainda em fevereiro, durante a temporada regular, que o público total (pagantes e não-pagantes) foi de mais de dez mil pessoas na Arena BRB/Nilson Nelson. Mesmo assim, a sensação era de ginásio lotado no Rio de Janeiro.
Isso mostra que o público do basquete está voltando para a maior competição de basquete dentro do País e o quanto várias torcidas podem se engajar com seu clube, seja ele vindo do futebol, passando pelo vôlei e chegando ao basquete. Assim é o caso da torcida do Flamengo, a Nação comparece e apoia para qualquer modalidade, ainda mais com o título nacional em disputa.
Marcelo Vido, Direto Executivo de Esportes Olímpicos do Flamengo, explicou como tem sido o comportamento da torcida Rubro-Negra no decorrer da temporada e principalmente a retomada pós-pandemia. “O Flamengo, assim, tem tido um trabalho muito consistente em termos de performance esportiva. O Flamengo chegou em 14 semifinais e em dez finais, então a gente teve sempre um público muito apaixonado. Quando nós definimos que o Maracanãzinho seria a nossa casa, que foi início dessa temporada, nós tentamos entender porque o público não estava indo tanto aos jogos. Ao mesmo tempo, quando o vôlei do Flamengo feminino começou a jogar no Maracanãzinho, no começo de janeiro, a gente não entendeu porque lá tem tanto público e no basquete, que tinha muita torcida, não voltava.”
Foi aí que a diretoria do Flamengo adotou uma nova estratégia, como explica Vido. “Nós começamos a fazer um trabalho, afinal do ano passado, com a mesma agência que trabalha com o vôlei feminino, que chama agência Promare, do gestor Guilherme Carneiro. Foi nisso que o público, de uma certa maneira que começou a aumentar. Tivemos o jogo contra o Boca Juniors (na BCLA) e foi um bom público, no final do ano passado. Depois teve Flamengo e Vasco, um belo público. A Super 8 teve um belo público. Nós temos oportunidades para entender e aumentar o público. A empresa do Guilherme também fez algumas ações, em parceria junto ao MetrôRio, junto a uma outra associação de funcionários públicos, começamos a trabalhar muito internamente com o nosso marketing, com a nossa comunicação, com os seus torcedores do futebol, buscando trazer esse público também para o basquete.”
Vido também atribuiu que neste final de semana houve a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, isso significa mais público engajado com esportes frequentando a cidade. Além disso, a decisão já é um grande atrativo, que ele acredita que ainda pode melhorar caso a série volte para a cidade, em eventuais jogo 4 e 5. “Eu acho que a despedida do Olivinha também ajuda bastante, porque o Olivinha hoje é um ídolo nacional, não tem nenhuma praça que não gosta do Olivinha como jogador e como pessoa. Mas agora, o grande desafio é a gente continuar entendendo esses hábitos dos torcedores, ainda tem a final dessa temporada, melhor de cinco jogos, mas começar a fazer ações para o ano que vem.”
O dirigente também explicou que, pelo edital publicado, o Flamengo e o Fluminense serão os clubes responsáveis pela administração do Maracanãzinho pelos próximos 20 anos e que isso permite pensar em reimplementar os “Season Tickets”, os jogos para temporada toda, além de pensar em ações de rodadas duplas com o vôlei ou até mesmo o futebol, utilizando o complexo inteiro. Outro tipo de ação que o dirigente pensa para aumentar mais o público para torcer pelo clube é a utilização de atletas de outras modalidades olímpicas, como Rebeca Andrade (ginástica artística), Isaquias Queiróz (canoagem de velocidade) e Rafaela Silva (judô), tal como já trouxe jogadores de futebol na época do mítico ano de 2019, de Jorge Jesus e Gabigol. Essa temporada ficou mais difícil por se tratar de um ano de classificação e disputas nos Jogos Olímpicos.
A ideia do torcedor transitar no complexo do Maracanã e passar o dia acompanhando o time é trazido como a própria Liga Nacional de Basquete executou em um de seus eventos em 2024. “Nosso sonho é, eu estou falando mais do basquete e vôlei, de realizar essas ações, esses jogos rodadas duplas, a gente faz ações dentro do complexo, porque existe toda uma segurança dentro do complexo entre Maracanã e Maracanãzinho, você não precisa sair do Maracanãzinho para ir no estádio. E tem espaços dentro desse complexo que a gente quer trabalhar para fazer ações fora, igual A Liga fez muito bem feito no Jogo das Estrelas, no Ibirapuera”, lembrou Marcelo Vido.
“A bilheteria é uma fonte de financiamento da equipe de toda temporada, então a gente tem que estar buscando essa fonte, bater as metas que a gente traça durante a temporada, é lógico que a receita proveniente de arquibancada depende da performance esportiva, isso é claro em qualquer modalidade, em qualquer esporte no mundo”, finalizou o dirigente.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca