HOJE
A bola vai subir!
Por Marcius Azevedo
Torneio Abertura NBB CAIXA começa neste domingo (28/09) com 12 equipes; treinadores falam da importância da competição, que serve de preparação para a temporada 2025/26
O basquete brasileiro dá a largada para uma nova temporada neste domingo (28/09), com a disputa do Torneio Abertura NBB CAIXA, que será realizado até o dia 4 de outubro, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. A competição reunirá 12 equipes, sendo 10 representantes do NBB CAIXA e dois convidados, e funcionará como uma etapa de preparação importante para o início do campeonato, em 18 de outubro. A competição conta com o apoio do Governo do Distrito Federal.
O torneio chega à sua segunda edição ainda mais robusto. Em 2024, contou com seis participantes e terminou com título do KTO Minas, que superou o Vasco da Gama na decisão. Agora, o número de equipes dobrou e o formato garante ao público 24 jogos, todos transmitidos com exclusividade pelo canal do Metrópoles no YouTube. Além disso, a entrada no ginásio será gratuita, aproximando ainda mais os torcedores da atmosfera única do basquete nacional.

As equipes estão divididas em quatro grupos com três times cada. Na primeira fase, os confrontos são em turno único, e, a partir daí, os clubes seguem para a disputa de posições: os líderes brigam pelo título, os segundos colocados definem do 5º ao 8º lugar e os terceiros duelam pelas posições de 9º a 12º. Com isso, cada time terá garantidos ao menos quatro jogos, proporcionando ritmo de competição antes do começo do NBB CAIXA.
+ Veja tabela completa do Torneio Abertura NBB CAIXA
Além de 10 equipes integrantes do NBB CAIXA, outro atrativo é a presença internacional do Club Atlético Unión, da Argentina, que adiciona ainda mais competitividade e amplia o alcance do evento. O armador Franco Balbi, que defendeu o Flamengo por seis temporadas, é uma das atrações da equipe argentina. O outro convidado é o Brusque (SC), atual vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball.
O Torneio Abertura NBB CAIXA se consolida como uma vitrine estratégica: serve de laboratório para técnicos, oportunidade de entrosamento para os reforços e chance de os torcedores conhecerem de perto os elencos que disputarão a temporada 2025/26, a maior da história, com 20 equipes. Mais do que um aquecimento, é um espetáculo à parte, que promete emoções logo nos primeiros arremessos.
Veja declarações dos treinadores sobre o torneio:
Léo Costa, KTO Minas
“Tivemos uma boa experiência com o Torneio Abertura ano passado, não apenas pelo título, mas também por termos conseguido dar rodagem à equipe, testar situações e formações novas. Vejo como uma ótima oportunidade de crescimento para a equipe e de busca de entrosamento. Espero que a gente consiga aplicar o que temos trabalhado durante a pré-temporada e, com isso, tenhamos bons resultados como consequência.”
Rodrigo Barbosa, Caxias do Sul Basquete
“O Torneio de Abertura é extremamente importante, primeiro, porque é mais uma competição a nível nacional, bem organizada, bem estruturada, importante no início da temporada para aqueles clubes que não têm um Estadual como os de São Paulo. O torneio dá essa condição de jogo, essa noção de nível de trabalho, de nível de qualidade das equipes, acaba sendo muito importante e tomara que realmente isso continue por muitos anos, porque contribui muito para a evolução do basquete brasileiro e, automaticamente, para a qualidade do NBB CAIXA, que é isso que todos nós queremos, que o NBB CAIXA continue crescendo cada vez mais para melhorarmos ainda mais a nossa qualidade de trabalho.”
Sergio Hernández, Flamengo
“Para nós é uma grande oportunidade disputar este torneio. Cada equipe garante quatro jogos, independentemente da posição em que jogue depois da primeira fase. E isso é perfeito, é o ideal para o estágio de preparação em que estamos. Viemos de uma competição extremamente dura para um início de temporada, como é um Mundial de Clubes. Agora vamos entrar em uma realidade um pouco mais parecida com a que teremos no NBB. E isso vai nos permitir continuar amadurecendo como equipe, tanto pelos jogos que vamos disputar quanto pelos treinos que teremos lá e também pela convivência de uma semana juntos. Tudo isso vai acrescentar muito para o crescimento do time.”
Renan Gitiony, Pato Basquete
“O Torneio Abertura é importantíssimo na preparação do Pato Basquete para o NBB CAIXA. Lá vamos conseguir analisar os conceitos que estamos trabalhando em treinos na prática em jogos contra equipes que enfrentaremos no decorrer da temporada.”
Jelena Todorovic, Fortaleza Basquete Cearense
“É ótimo fazer parte do Torneio Abertura porque marca o início de uma nova jornada, uma nova cultura e define o tom da temporada. Para nós, também significa recuperar de algumas lesões, colocar nosso grupo em quadra e continuar construindo entrosamento. Queremos apenas jogar juntos, competir e usar este momento para nos preparar para a temporada que se inicia.”
Pablo Costa, Unifacisa
“É um torneio fundamental, porque não temos oportunidade de jogar um Estadual e vamos minimizar essa falta de ritmo no começo do NBB CAIXA. Estamos bem, o time está bastante unido, tem trabalhado duro. A pré-temporada tem sido muito boa, mas sabemos que vamos estar longe do ideal e do potencial da equipe nesse torneio e também no início do NBB CAIXA. É um torneio que tem a competitividade, mas nós não podemos esquecer que é um momento de preparação ainda, o time está se formando, são jogos que vão contribuir pensando no início do NBB CAIXA. Estamos indo com o propósito também de ir assimilando os conceitos que estamos colocando nessa pré-temporada. Ainda estamos numa carga de trabalhos físicos grande, mas, quando chega a competitividade, é bacana para sentir o gosto da competição.”
Dedé Barbosa, CAIXA/Brasília Basquete
“Segundo ano que disputamos esse torneio e, assim como no ano passado, vai ser de grande valia para nossa equipe. São jogos contra os nossos adversários do NBB CAIXA, mas antes de iniciar a competição principal. Podemos testar, entender melhor o elenco. E colocar nossos atletas em nível de disputa, o que facilita muito para já começarmos o NBB CAIXA em um nível mais alto. É bom para todas as equipes e também para o NBB CAIXA, que prepara melhor suas equipes.”
Rodrigo Silva, Ceisc/União Corinthians
“Esse torneio servirá de continuidade dos nossos treinamentos e da preparação para o NBB CAIXA. Queremos usar o torneio para colocarmos em prática nossos sistemas ofensivos e defensivos que fizemos até agora. Rodar bastante o time, testando vários quintetos e dar ritmo de jogo aos nossos jogadores.”
Thiago Pérez, Cruzeiro Basquete
“É um torneio muito importante para todos os clubes que não disputam o Campeonato Paulista para poderem ter uma noção de como está o time, como estão os treinamentos, testar mesmo a equipe. A maioria desses clubes não tem Campeonato Estadual. Será muito importante para todos os participantes e estamos com uma expectativa positiva, muito ansiosos. Será o nosso primeiro torneio enfrentando a elite do basquete nacional. Estamos muito felizes de poder participar e, com uma expectativa de que o time vai ser o mais competitivo possível, dentro desse início de trabalho.”
O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca