#JOGAJUNTO

Torneio de Abertura NBB

Em crescimento

04-10-2024 | 05:13
Por Juvenal Dias

Botafogo arranca ainda no primeiro quarto, constrói vantagem bem mais larga do que o necessário e conquista o quinto lugar do Torneio de Abertura NBB diante do Caxias do Sul

Na disputa pelo quinto lugar do Torneio de Abertura NBB, o Botafogo precisava superar o Caxias do Sul Basquete por mais de cinco pontos de diferença, devolvendo a derrota da última quinta-feira (03/10) para ficar com o quinto lugar. Nesta sexta-feira, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), o Alvinegro não só atingiu seu objetivo, mas impôs uma vitória por 91 a 55 para faturar a quinta colocação. O time carioca mostra sinais de evolução, considerando que o elenco inteiro foi reunido apenas nesta semana e pode pensar em um bom começo de NBB CAIXA. Por outro lado, o time gaúcho também tem potencial com jovens talentos e, seguindo as orientações de Shamell, vai apresentar boas partidas no principal campeonato de basquete do país. O Torneio de Abertura NBB tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).

Banco do Botafogo comemorando uma das cestas que deram a quinta colocação no Torneio de Abertura NBB. Foto: Matheus Maranhão/LNB

Logo no primeiro quarto, o Botafogo tratou de acelerar o ritmo e não dar margem para o adversário pensar em recuperação. Até os cinco primeiros minutos, as equipes se alternaram na liderança com o 12 a 11 que Léo Cravero anotou para o Caxias do Sul. No entanto, uma corrida de doze pontos fez, liderados pelo ala Derick Gonçalves, o pivô Augusto Alcassa e o ala/pivô Charles Speelman, fez com que o Glorioso estipulasse uma distância que não seria mais alcançada e só ampliou no decorrer do duelo. A parcial terminou em 27 a 16.

Em seguida, foi a vez do pivô Thiago Mathias se destacar pelo Botafogo, ao anotar nove pontos no segundo quarto que manteve o ritmo do fim do primeiro, com o time carioca mais incisivo e preciso em seus ataques do que o time gaúcho. Com a vitória na parcial por 20 a 12, o Alvinegro foi para o intervalo com 47 a 28, na diferença de quase vinte pontos.

+ Confira as estatísticas entre Botafogo e Caxias do Sul Basquete

Na volta, o Caxias do Sul Basquete melhorou nas disputas dentro do garrafão e na produção ofensiva. Mas continuou permitindo as investidas pelo lado adversário. Para quem tinha perdido o duelo dos rebotes por oito a três no primeiro quarto, empatar em dez a dez no terceiro foi um sinal que o time continuou lutando para diminuir a diferença no placar. Mesmo assim, o time carioca aplicou 24 a 20 e ampliou a margem, ainda que o ala/pivô Vini Chagas tenha anotado 12 pontos no quarto para o Caxias.

Por fim, um período ainda mais díspar entre as duas equipes, com o Caxias do Sul acertando apenas sete pontos em 40 possíveis, contra 20 de 50 que o Botafogo tentou. Um placar que já foi pautado pela grande distância, com o desânimo do lado gaúcho e os jogadores já pensando em evitar contusões antes do começo de temporada, ao final de uma semana com quatro jogos. Cinco atletas do Fogão terminaram com a pontuação nos dois dígitos, além de 42 rebotes contra 36 e 20 assistências contra 14. Números que mostraram o quanto o Alvinegro estava empenhado na busca pela quinta colocação.

O ala norte-americano recém-chegado, Fredrick Thomas, foi o cestinha do time, com 18 pontos, com sete rebotes e seis assistências, chegando a 28 de eficiência na partida. Ele falou qual foi a chave da mudança para superar o resultado adverso do dia anterior. “A diferença hoje foi a grande intensidade defensiva, fomos muito bem defensivamente. Temos muito o que trabalhar na parte ofensiva, mas hoje atuamos bem na defesa.” Ao ser questionado como tem sido sua estadia nesses primeiros dias de Brasil, respondeu: “Foram muito bons, as pessoas são legais, a torcida tem ajudado bastante, tem bastante comida parecida com a dos Estados Unidos, então tenho gostado até agora.”

De consolo para o Caxias, Vini Chagas terminou como o cestinha da partida, com 19 pontos, além de pegar cinco rebotes. O atleta comentou a importância do torneio na busca de entrosamento da equipe. “Foi muito importante, apesar do resultado de hoje, para nos conhecermos em quadra. Tivemos três semanas de trabalhos, tem muita coisa por melhorar. O resultado de hoje tem muito a ver com cansaço, quatro jogos em seguida, com poucas trocas. Agora voltamos para recuperar e trabalhar mais para começar bem o NBB CAIXA.”