HOJE
Cinco de vantagem
Por Juvenal Dias
No primeiro duelo entre Caxias do Sul Basquete e Botafogo, time gaúcho leva a melhor por cinco pontos e carrega essa diferença para decidir quinto lugar no Torneio de Abertura NBB
Na primeira partida de definição do quinto lugar do Torneio de Abertura NBB, o Caxias do Sul Basquete saiu na frente do Botafogo, com a vitória por 69 a 64. Nesta quinta-feira (03/10), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), os times se enfrentaram visando, principalmente, o fim da preparação para o NBB CAIXA e o time gaúcho largou com cinco pontos de vantagem. Na sexta-feira as duas equipes voltam a se encontrar para concluir quem termina em quinto e sexto lugar. A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).
Inicialmente, o Botafogo abriu 11 a 6 e viu o Caxias empatar faltando três minutos para encerrar o primeiro quarto. Depois disso, o Alvinegro carioca abriu e passou a comandar, de fato, as ações no marcador. Fechou a parcial com 17 a 11, com o pivô Thiago Mathias e armador Arthur Pecos liderando o time como maiores pontuadores e uma entrega grande na batalha pelos rebotes, com 14 a oito.
Mas o equilíbrio no duelo ficou ainda mais próximo no decorrer do segundo quarto. O ala/pivô Vini Chagas chamou a responsabilidade para encabeçar o princípio de reação do Gambasquete. O time gaúcho venceu por 16 a 13, em pontos, e 13 a sete, em rebotes. Vini anotou oito pontos na parcial e pegou cinco rebotes. No intervalo, o marcador apontava 30 a 27 para o Fogão.
+ Confira as estatísticas entre Caxias do Sul Basquete e Botafogo
Em dois momentos do terceiro período, o Botafogo ensaiou arrancadas para ficar com uma vantagem maior, quando abriu 43 a 31 e no 50 a 37, com destaque para o pivô Augusto Alcassa. Contudo, o time abriu três pontos apenas diante do time gaúcho, levando o placar em 21 a 18 e a soma em 51 a 45.
A virada do Caxias veio com pouco menos de seis minutos, com uma bola de três que o ala/armador Gabriel dos Santos acertou, deixando 56 a 54 a favor dos gaúchos. Na sequência, o Botafogo não deixou o adversário se animar e tratou de buscar a liderança novamente. Contudo, os gaúchos souberam controlar os ânimos e fecharam com cinco pontos de vantagem que levam para a segunda partida como saldo positivo.
Shamell chegou já para ser o capitão do Caxias do Sul Basquete, anotou 11 pontos, sendo o quarto melhor de sua equipe. “Foi um jogo diferente hoje, um pouco difícil para as duas equipes, está com a temperatura alta por aqui, ficou mais difícil para correr. Mas, o mais importante, é que nós crescemos um pouco hoje, principalmente os meninos mais novos. Não tivemos um jogo de grande aproveitamento, porém, brigamos até o final do jogo e achamos um jeito para vencer a partida. Nós falamos para o Léo Craveiro que ele é chutador, é mais fácil para mim passar a bola para ele e cresceu muito. O Gabriel melhorou também. Entendo que é uma equipe quase toda de jovens, não é fácil. Ganhamos, foi a primeira vitória no torneio e vamos levar essa vantagem para amanhã”, analisou o ala/armador de 44 anos.
Pelo lado do Botafogo, Thiago Mathias foi o maior pontuador e maior reboteiro da equipe, com 13 pontos e oito rebotes. “Pecamos um pouco na defesa. Vacilamos com algumas bolas que não podemos vacilar. É começo de temporada, falta de ritmo, foram momentos que não podemos vacilar, mas vacilamos. O Caxias virou o jogo, soube se manter na frente e conseguiu sair com a vitória. Continuamos firmes e preparados, porque dia 12 já está logo ali para fazermos uma grande estreia contra o São José”, lamentou o pivô.