#JOGAJUNTO

Torneio de Abertura NBB

Grande início

09-10-2024 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

Com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o Torneio de Abertura NBB foi aprovado nos aspectos competitivos e estruturais no calendário

O Torneio de Abertura NBB teve o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF). A Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF), recebeu a competição entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro e ofereceu toda a estrutura necessária para o tapinha inicial na temporada 2024/25 com a melhor qualidade que o basquete nacional merece.

A Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal proporcionou um grande Torneio de Abertura NBB. Foto: Matheus Maranhão/LNB

Seis clubes tiveram o privilégio de fazer parte da primeira edição do Torneio de Abertura NBB e ficarão na história como os primeiros participantes. KTO Minas, R10 Score Vasco da Gama, Flamengo, CAIXA/Brasília Basquete, Botafogo e Caxias do Sul Basquete foram os times que se digladiaram em busca do título da competição preparatório.

O evento mostrou um ginásio que já é histórico para o basquete com uma quadra do time da casa em alto padrão e o entorno com acessibilidade e conforto para o público. O KTO Minas foi o grande campeão da competição, mas o Torneio de Abertura NBB foi um ganho para todos os envolvidos no que diz respeito ao ritmo de competição no começo de mais uma temporada do basquete nacional muito por todo o apoio que a SELDF promoveu para a competição.

Foram quatro dias de jogos com um bom nível para os treinadores ajustarem melhor suas táticas, os elencos se conhecerem melhor e os atletas se colocarem em ritmo de competição. Além disso, o dia de intervalo entre a fase de grupos e as semifinais, houve uma clínica de fundamentos da modalidade para 40 meninos das categorias de base que jogam em Brasília. Cada equipe mandou um representante, fosse jogador ou técnico para interagir com os jovens talentos que sonham em voltar ao Nilson Nelson mais vezes, com astros do NBB CAIXA e usar a estrutura como palco de grandes jogadas.

“O NBB não apenas eleva o nível do basquete nacional, mas também proporciona entretenimento de qualidade para os fãs e inspira jovens atletas a seguirem seus sonhos no esporte. Acreditamos que o apoio a eventos como esse é fundamental para o fortalecimento da cultura esportiva em nossa cidade”, afirmou Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

O Torneio de Abertura NBB recebeu aprovação também dos treinadores. “A iniciativa do Torneio de Abertura NBB pela LNB foi fantástica, acho que pega vários clubes que têm dificuldade de não possuir uma competição regional e é um campeonato que teve altíssimo nível, ótima organização, estrutura muito boa para os clubes e nós esperamos que ele continue crescendo e aumentando cada vez mais o número de equipes participantes. Foi uma ótima iniciativa”, celebrou o técnico campeão com o KTO Minas, Léo Costa.

“Estávamos pensando em programar jogos amistosos, mas, com essa possibilidade oferecida pela Liga Nacional de Basquete e patrocinadores, ficou muito legal e facilitou essa parte da nossa preparação. Ficamos muito felizes de participar de um evento de tamanho envergadura e qualidade”, declarou o treinador do Botafogo, Sebastián Figueredo, que ficou com o quinto lugar.

“O Torneio de Abertura NBB foi extremamente importante e diferente, porque essas equipes que não jogam campeonato paulista e não estavam no Interligas adultos, tiveram uma competição oficial para disputar. Mesmo sendo preparatório, acaba dando um aspecto de competição e isso é importante. A organização, os jogos, a estrutura, tudo foi muito bem pensado e muito bem feito e mostra que é uma competição que veio para ficar. Nós, que temos essa dificuldade de ter jogos antes do NBB CAIXA, acabamos usando o torneio abertura para trabalhar aquilo que imaginávamos. Também tivemos referências do que vamos encontrar na temporada, então foi extremamente positivo. Esperamos que volte a acontecer nas próximas temporadas, o basquete só ganha com isso.”, avaliou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias Basquete.