#JOGAJUNTO

Torneio de Abertura NBB

Jovens protagonistas

29-09-2024 | 03:26
Por Liga Nacional de Basquete

Yuri Neptune e Vini Chagas se destacam no duelo entre KTO Minas e Caxias do Sul Basquete, que termina com vitória dos mineiros no Torneio de Abertura do NBB

Em um jogo com diversos jogadores experientes em quadra, dois garotos foram os protagonistas. Yuri Neptune (21 anos) e Vini Chagas (23) lideraram KTO Minas e Caxias do Sul Basquete neste domingo (29/09), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, na primeira rodada do Grupo B do Torneio de Abertura NBB. Nesta disputa entre os jovens, melhor para o time mineiro, que venceu por 79 a 68.

A segunda rodada do Grupo B acontece nesta segunda-feira (30/09), quando o Caxias do Sul Basquete entra novamente em quadra para enfrentar o R10 Score Vasco da Gama, às 17h30. Pelo regulamento do Torneio de Abertura NBB, os dois primeiros colocados da chave se classificam para disputa das semifinais na quinta-feira (03/10). A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).

Yuri Neptune teve boa atuação pelo KTO Minas. Foto: Gustavo Marinheiro

O primeiro quarto foi bastante equilibrado. Com muitas caras novas, os dois times foram se ajustando ao longo do período. Com o experiente trio formado por Shamell, Betinho e Isaac no quinteto titular, o Caxias do Sul Basquete começou melhor, com boas escolhas ofensivas, trabalhando com Vini Chagas no garrafão. O KTO Minas se apoiou na dupla Rafael Mineiro e Alexandre Paranhos para se manter próximo do placar e virou o jogo com Yuri Neptune, garoto que se destacou na Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, que saiu do banco para converter dois arremessos de 3 pontos seguidos.

O KTO Minas voltou mais intenso no segundo período. Com uma defesa forte, os mineiros forçaram precipitações e erros da equipe gaúcha. O time do técnico Léo Costa encontrou o caminho no ataque, pontuando na zona pintada, e, com uma corrida de 9 a 0, abriu sua maior vantagem na partida: 34 a 21. Rodrigo Barbosa pediu tempo, e o Caxias do Sul Basquete despertou, anotou sete pontos consecutivos e encostou no placar, indo para o intervalo com oito de desvantagem: 36 a 28.

+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Caxias do Sul Basquete

O segundo tempo começou novamente com o KTO Minas em ritmo acelerado. Foram duas bolas roubadas em sequência para uma corrida de 4 a 0. Em busca de minutos na rotação da equipe ao longo da temporada, Yuri Neptune se destacou na parcial com muita disposição, sendo importante nos dois lados da quadra. O Caxias do Sul Basquete era impulsionado pela experiência de Shamell e Betinho, que anotaram seis e cinco pontos, respectivamente, no terceiro período. Mas os mineiros anotaram uma corrida de 7 a 0 para abrir uma diferença de 16 pontos antes do quarto derradeiro: 62 a 46.

Com vantagem no placar, o KTO Minas pôde controlar o melhor o jogo da última parcial. O Caxias do Sul Basquete lutou até o fim. Vini Chagas continuou comandando o ataque (foram mais 11 pontos), mas não foi suficiente para vencer o confronto. A vitória mineiro foi construída ao longo dos três primeiros períodos com ajuda de Yuri Neptune, o que possibilitou até uma derrota no derradeiro quarto (22 a 17), sem qualquer interferência no resultado da partida: 79 a 68.

Yuri Neptune fechou o jogo pelo KTO Minas com 15 pontos, quatro rebotes, três assistências e três bolas recuperadas para 22 de eficiência. “Consideramos todas essas oportunidades boas para nos testarmos, ver como estamos como uma unidade, focamos muito nisso, em coisas não negociáveis, como energia, comunicação, todo mundo junto brigando pelo mesmo propósito. Ficou claro hoje que o nosso time não tem individualismo, egoísmo, todo mundo está focado num objetivo”, afirmou o ala, que curtiu o momento de protagonista. “Fico feliz com essa situação, com essa condição, porque no dia a dia é de igual para igual. Apesar de ser jovem, estou no elenco profissional já tem dois anos, esse é o meu terceiro, e eles já me consideram um deles. É importante para mim ter essas oportunidades para mostrar para todo mundo fora dos treinos que estou no mesmo nível dos demais e que é daí para melhor”, completou.

Já Vini Chagas foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos e 73,1% de aproveitamento nos arremessos de quadra. O pivô pegou ainda três rebotes para 21 de eficiência. “É muito importante esse campeonato, porque não tem Estadual lá no Sul. Esse foi o nosso primeiro jogo da temporada, uma equipe nova, 90% do time são jogadores que chegaram agora no Caxias. Ainda estamos nos conhecendo, tem muito pra melhorar, mas eu gostei e vai ser uma equipe totalmente diferente do ano passado”, afirmou o ala-pivô, que está em sua segunda temporada com o Caxias do Sul Basquete.