#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Os oitoDunkers

11-03-2020 | 02:10
Por Liga Nacional de Basquete

Com a ausência de Mogi, atual detentor do título, evento deste ano terá campeão inédito; conheça os oito participantes

Os participantes do Torneio de Enterradas TNT do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA foram definidos. Assim como nas duas últimas edições, oito participantes disputarão a competição de cravadas, que acontecerá na sexta-feira (20/03), a partir das 19h30, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com transmissão da ESPN e do Fox Sports.

O modelo de disputa é simples: os oito jogadores se enfrentarão em eliminatórias simples de 1×1 (quartas de final, semifinal e final). Em todas as rodadas, os participantes darão uma enterrada e quem levar a melhor na opinião dos jurados avançará no torneio. A ordem dos confrontos ainda será definida pela LNB.

Entre os oito atletas que duelarão no torneio, nenhum deles foi campeão. Atual vencedor, Mogi, ala do Botafogo, não defenderá o seu título por conta de uma lesão. Em seu lugar, Freddie McSwain representará a equipe alvinegra em quadra.

Dikembe Dixson (Unifacisa), Maique (Paulistano/Corpore), Paulo (Pato Basquete), Renan Lenz (São Paulo), Lucas Brito (Sendi/Bauru Basket), Alex Doria (Mogi Basquete) e Jonas Buffat (EC Pinheiros) serão os outros atletas que tentarão ganhar a competição pela primeira vez.

Companheiro do atual campeão Mogi no Botafogo, Freddie chegou ao Brasil ao NBB CAIXA nesta temporada. Mesmo com pouco tempo na competição, o jogador já mostrou que no quesito enterrada ele é diferente. As provas disso são as cravadas, uma mais insana que a outra, que o ala já fez durante o campeonato. A esperança é que, logo em sua primeira aparição, o ala norte-americano surpreenda o público e os jurados.

Outro novato é o ala norte-americano Dikembe Dixson, que chegou no final do primeiro turno para reforçar a Unifacisa. Com 2,01m, o jogador da equipe campinense já impressionou pela impulsão nas cravadas. Com 11 jogos disputados até aqui pelo NBB CAIXA, a média do jogador é de 0,5 dunks por partida.

Dixson, da Unifacisa, será um dos estreantes no Torneio de Enterradas TNT (Gabriella Tayane/Unifacisa)

O ala Paulo Lourenço é o único atleta na edição de 2020 que disputou o Torneio de Enterradas TNT do ano passado. Forte e com 1,93, o jogador impressiona pela incrível impulsão na hora de enterrar, um dos fatores que o credenciaram para o último torneio e também este.

Lucas Brito, o mais baixo entre todos os participantes (1,87m), chega para brigar forte pelo título do torneio. No Sendi/Bauru Basket, o jogador de 22 anos se destaca pela jovialidade, força e também a impulsão na hora de enterrar, que tem compensado os centímetros a menos do jovem atleta em comparação aos seus adversários.

Outro que chega com tudo para a disputa é Maique. Famoso pelas lindas ponte aéreas que dá no NBB CAIXA, o pivô de 2,10m do Paulistano/Corpore está tendo uma grande temporada, com sua maior média de pontos e rebotes de toda a sua carreira.

Maique é outro que promete vir forte para o Torneio deste ano (Antonio Penedo/Mogi)

Uma das maiores revelações do basquete brasileiro nos últimos anos também entrará com tudo no Torneio de Enterradas. MVP da última Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), Jonas Buffat também está se destacando em sua temporada de estreia no NBB CAIXA. Titular do Pinheiros nos últimos jogos, o ala de 19 anos tem médias de 5.3 pontos, 3.1 de rebotes e 7.4 de eficiência.

Quem também promete dar show para a torcida no Ginásio do Ibirapuera é Renan Lenz. Titular absoluto do São Paulo, o pivô tricolor é o quinto jogador com maior média de enterradas no NBB CAIXA (1.0). Mesmo com 2,07, o atleta também impressiona pelo arranque que possui em quadra.

Renan Lenz é o representante do São Paulo no Torneio de Enterradas TNT (Orlando Bento/Minas TC)

Revelado pelo Paulistano, Alex Doria passou a ganhar mais destaque nesta temporada pelo Mogi. Com 2,05, o ala-pivô, que vem se destacando pelos tocos, promete dar show para a torcida no Ginásio do Ibirapuera.

Disputada desde a primeira edição do Jogo das Estrelas, o Torneio de Enterradas é uma das grandes atrações do evento festivo. Ousadia, criatividade e plasticidade são alguns dos elementos que fazem com que a competição seja uma das mais aguardadas pelos fãs.

Desde 2018, o torneio tem um novo formato e o número de participantes subiu de quatro para oito. Com rodadas eliminatórias de 1×1 (quartas de final, semifinal e final), os atletas farão uma enterrada cada e quem tiver a preferência dos jurados (ex-atletas, celebridades e jogadores do NBB CAIXA) avança.

Os participantes do Torneio de Enterradas TNT 2020:

Freddie McSwain (Botafogo)
Dikembe Dixson (Unifacisa)
Maique (Paulistano)
Paulo (Pato Basquete)
Renan Lenz (São Paulo FC)
Lucas Brito (Bauru Basket)
Alex Doria (Mogi)
Jonas Buffat (Pinheiros)

Todos os campeões do Torneio de Enterradas TNT:

Júlio Toledo – Araraquara (2009)
Rafael Mineiro – São José (2010)
Jordan Burger – Paulistano (2011)
Gui Deodato – Bauru (2012)
Gui Deodato – Bauru (2013)
DeVon Hardin – Basquete Cearense (2014)
André Coimbra – Franca (2015)
Mogi – Paulistano (2016)
Bennett – Pinheiros (2017)
Gui Bento – Pinheiros (2018)
Mogi – Botafogo (2019)