HOJE
A maior interligas
Por Marcius Azevedo
Torneio sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a La Liga Argentina desde 2018 vai contar com oito equipes na edição de 2024
A quinta edição do Torneio Interligas Sub-22, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a La Liga Argentina desde 2018, será histórica. Idealizada para oferecer troca de conhecimento e experiência internacional para jovens atletas, a competição vai contar com oito equipes pela primeira vez.
A Interligas 2024 vai acontecer entre os dias 3 e 6 de julho, em São Paulo, no ginásio Antônio Prado Júnior, casa do Paulistano, que será um dos quatro representantes da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Sesi Franca, Pinheiros e Corinthians também estão confirmados na competição. A Liga de Desarrollo será representada por Gimnasia, Instituto, Obras Basket e Boca Juniors.
Em sua maior edição na história, o Interligas vai contar com dois grupos de quatro equipes. Os primeiros colocados de cada chave avançam à decisão do título. Os segundos colocados vão disputar o terceiro lugar, enquanto os terceiros se enfrentam pela quinta colocação e os quartos brigam pelo sétimo lugar. Ou seja, todos os participantes vão disputar pelo menos quatro partidas.
No Grupo A estão Paulistano (Brasil 1), Instituto (Argentina 2), Obras Basket (Argentina 3) e Corinthians (Brasil 4). No B, Gimnasia (Argentina 1), Franca (Brasil 2), Pinheiros (Brasil 3) e Boca Juniors (Argentina 4).
“A ampliação no número de participantes, agora para oito equipes, comprova que estamos diante de um torneio bem-sucedido que a Liga Nacional de Basquete realiza em conjunto com a La Liga Argentina desde 2018. É uma excelente oportunidade para que os atletas brasileiros e argentinos possam ganhar ainda mais experiência internacional. Além disso, esse intercâmbio traz um ambiente positivo para que as entidades possam trocar conceitos e buscarem o desenvolvimento da modalidade na América do Sul”, afirmou o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.
Hegemonia brasileira
A primeira edição do Interligas teve o confronto entre Paulistano e Quimsa, vencido pelo time brasileiro jogando em seus domínios por 74 a 65, em 2018. No ano seguinte, o Paulistano representou o Brasil mais uma vez e foi campeão na Argentina, vencendo o Peñarol por 75 a 53.
A terceira edição, já com quatro equipes na disputa, aconteceu em 2022 e contou com participação de Paulistano e Pinheiros, além de Boca Juniors e Club Comunicaciones. Em um formato de quadrangular, o Paulistano venceu os três jogos, sendo o último contra o Pinheiros, e conquistou o tricampeonato.
Na última edição, disputada em julho de 2023, o Pinheiros ficou com o título em um quadrangular com participação de São José Basketball, Oberá TC e Instituto. A equipe brasileira se sagrou campeã ao vencer o time da casa, o Oberá TC, por 79 a 71, no último jogo.