HOJE
A maior interligas
Por Marcius Azevedo
Torneio sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a La Liga Argentina desde 2018 vai contar com oito equipes na edição de 2024
A quinta edição do Torneio Interligas Sub-22, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a La Liga Argentina desde 2018, será histórica. Idealizada para oferecer troca de conhecimento e experiência internacional para jovens atletas, a competição vai contar com oito equipes pela primeira vez.

A Interligas 2024 vai acontecer entre os dias 3 e 6 de julho, em São Paulo, no ginásio Antônio Prado Júnior, casa do Paulistano, que será um dos quatro representantes da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Sesi Franca, Pinheiros e Corinthians também estão confirmados na competição. A Liga de Desarrollo será representada por Gimnasia, Instituto, Obras Basket e Boca Juniors.
Em sua maior edição na história, o Interligas vai contar com dois grupos de quatro equipes. Os primeiros colocados de cada chave avançam à decisão do título. Os segundos colocados vão disputar o terceiro lugar, enquanto os terceiros se enfrentam pela quinta colocação e os quartos brigam pelo sétimo lugar. Ou seja, todos os participantes vão disputar pelo menos quatro partidas.
No Grupo A estão Paulistano (Brasil 1), Instituto (Argentina 2), Obras Basket (Argentina 3) e Corinthians (Brasil 4). No B, Gimnasia (Argentina 1), Franca (Brasil 2), Pinheiros (Brasil 3) e Boca Juniors (Argentina 4).
“A ampliação no número de participantes, agora para oito equipes, comprova que estamos diante de um torneio bem-sucedido que a Liga Nacional de Basquete realiza em conjunto com a La Liga Argentina desde 2018. É uma excelente oportunidade para que os atletas brasileiros e argentinos possam ganhar ainda mais experiência internacional. Além disso, esse intercâmbio traz um ambiente positivo para que as entidades possam trocar conceitos e buscarem o desenvolvimento da modalidade na América do Sul”, afirmou o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.
Hegemonia brasileira
A primeira edição do Interligas teve o confronto entre Paulistano e Quimsa, vencido pelo time brasileiro jogando em seus domínios por 74 a 65, em 2018. No ano seguinte, o Paulistano representou o Brasil mais uma vez e foi campeão na Argentina, vencendo o Peñarol por 75 a 53.
A terceira edição, já com quatro equipes na disputa, aconteceu em 2022 e contou com participação de Paulistano e Pinheiros, além de Boca Juniors e Club Comunicaciones. Em um formato de quadrangular, o Paulistano venceu os três jogos, sendo o último contra o Pinheiros, e conquistou o tricampeonato.
Na última edição, disputada em julho de 2023, o Pinheiros ficou com o título em um quadrangular com participação de São José Basketball, Oberá TC e Instituto. A equipe brasileira se sagrou campeã ao vencer o time da casa, o Oberá TC, por 79 a 71, no último jogo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca