#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

Trabalho recompensado

28-09-2014 | 04:31
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo colhe frutos de elenco formado em 2012, ganha tudo que vê pela frente desde o NBB5 e chega à glória máxima com título mundial; confira a trajetória

Flamengo ganhou tudo que viu pela frente e chegou ao histórico e inédito título mundial (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Flamengo ganhou tudo que viu pela frente desde 2012/2013 e chegou ao histórico e inédito título mundial (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Se engana quem pensa que o título mundial veio por acaso, de algo recente, ou simplesmente pela qualidade individual de seus jogadores. A equipe que se sagrou campeã da Copa Intercontinental de 2014, na verdade, foi desenvolvida na temporada 2012/2013, quando o Flamengo promoveu uma reformulação em seu elenco e criou não só um bom time, mas um belo grupo de trabalho. Desde então, o time está literalmente sem freio.

“Nós mostramos que também se faz um bom basquete aqui no Brasil. O Flamengo é uma equipe de respeito e mostramos na quadra todo o nosso potencial. Mas ainda é preciso aumentar o intercâmbio das nossas equipes para que continuemos crescendo internacionalmente”, afirmou o diretor de esportes olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido.

Flamengo levantou o troféu de campeão do NBB pela segunda vez na história (João Pires/LNB)

Desde o NBB5, Flamengo está “imparável” (João Pires/LNB)

Tudo começou no NBB5, quando o clube da Gávea promoveu uma reformulação no elenco, trouxe diversos reforços, como Marquinhos, Olivinha, Gegê, Benite, além do técnico José Neto, já que na temporada anterior, o time havia sido eliminado nas semifinais do NBB para o São José.

Naquela edição, o rubro-negro carioca justificou as mudanças, fez uma campanha impecável e ficou com o troféu de campeão daquela edição do nacional. Com o título, o Flamengo conquistou o direito de disputar a Liga das Américas 2014, competição que dá ao primeiro colocado o direito de disputar o Mundial de Clubes contra o campeão da Euroliga.

Dito e feito. Diante de sua torcida, no Ginásio Maracanãzinho, a equipe vermelha e preta, que se reforçou de Nicolás Laprovittola, eleito o MVP do Mundial, Jerome Meyinsse e Cristiano Felício, venceu a decisão contra o então atual campeão Pinheiros/SKY, por 85 a 78, e ficou com o inédito título da “Libertadores do Basquete”.

No mesmo ano, vindo de uma expressiva glória para o clube, o clube da Gávea seguiu imparável, faturou mais uma vez o título do NBB e se tornou, ao lado do UniCEUB/BRB/Brasília, o time com mais conquistas do maior campeonato do país na história, encerrando a temporada 2013/2014 com chave de ouro.

Atual campeão da Liga das Américas, Flamengo será o primeiro time sul-americano a jogar contra equipes da NBA (Samuel Vélez/FIBA Américas_

Atual campeão da Liga das Américas, Flamengo será o primeiro time sul-americano a jogar contra equipes da NBA (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A trajetória do Flamengo até a conquista do principal título do continente americano começou em Quito, no Equador, na fase preliminar da Liga das Américas 2014. Com vitórias sobre Capitanes de Arecibo (PUR), Mavort (ECU) e Leones (CHI), o rubro-negro fechou sua participação no Grupo A com 100% de aproveitamento.

O Grupo do Flamengo na fase semifinal do torneio panamericano teve sede na cidade de Xalapa, no México, e contou com outro time do NBB, o Uberlândia, além do Cocodrilos (COL) e do anfitrião Halcones (MEX). Novamente o Flamengo não deu chances à seus adversários e com três vitórias em três jogos, a equipe carioca se classificou para o Final Four da Liga das Américas.

Depois de jogar duas fases seguidas longe de casa, o tricampeão do NBB teve a honra de sediar o Final Four do torneio americano que foi disputado pelos brasileiros Flamengo e Pinheiros, além de Halcones (MEX) e Aguada (URU).

Ainda invicto no torneio, o Flamengo não mediu esforços para vencer o Aguada por 113 a 81 no primeiro jogo do Final Four e garantiu vaga para a Final. Na outra semifinal, o Pinheiros também venceu sua partida e se classificou para a segunda final consecutiva da Liga das Américas.

A equipe paulista chegou a decisão defendendo o título que havia conquistado no último ano, porém, desta vez, o time que na época era comandado por Cláudio Mortari não foi páreo para um Maracanãzinho lotado e também para um Flamengo invicto.

Com grandes atuações de Marcelinho Machado e Meyinsse, com 24 e 18 pontos respectivamente, o Flamengo terminou a partida com vitória sobre o Pinheiros, por 85 a 78, e levantou o troféu do principal torneio do continente.

“O basquete já me deu muita coisa, posso até dizer que é tudo o que eu tenho veio do basquete. Então me sinto na obrigação de poder retribuir tudo o que o basquete me deu quando posso. Acho que, com o Flamengo, conseguimos colocar uma marca na história do basquete brasileiro. Esse é um título o Flamengo, mas é um título do Brasil, da nossa briga constante em fazer o basquete brasileiro cada dia melhor”, comentou José Neto.

Herrmann reforçou o Flamengo na disputa do Mundial (Gilvan de Souza/Flamengo)

Herrmann reforçou o Flamengo na disputa do Mundial (Gilvan de Souza/Flamengo)

Na Copa Intercontinental, o adversário foi o Maccabi Tel-Aviv, que veio ao Rio de Janeiro em busca de seu segundo título mundial na história, tendo em vista em 1980, a tradicional agremiação israelense superou o brasileiro Franca no Mundial daquele ano.

O título mundial de 2014 foi decidido em dois jogos, ambos na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ). No primeiro confronto, o Maccabi levou a melhor, pelo placar de 69 a 66. Para o segundo e derradeiro duelo, o Flamengo precisaria de uma vitória que superasse o saldo negativo da primeira partida, ou seja, uma por quatro ou mais pontos.

Diante de sua fanática torcida, os comandados de José Neto mostraram sua força, bateram os atuais campeões da Euroliga, por expressivos 90 a 77, e levantaram o troféu de campeão da Copa Intercontinental, conquista que coloca o Flamengo como único clube campeão mundial no futebol e no basquete do Brasil.

“O Flamengo mostrou sua grandiosidade de jogo. Nós enfrentamos uma grande equipe, que com todos os méritos conquistou a Euroliga e o Flamengo conseguiu superá-los. É um mérito muito grande dos jogadores, que se doaram e entenderam a proposta de jogo tática diante do Maccabi”, concluiu José Neto.