HOJE
Tradição de sobra!
Por Liga Nacional de Basquete
Com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb nesta sexta-feira, Franca recebe o embalado Brasília no Pedrocão; candangos ainda não perderam em 2016
Equipes de enorme tradição no basquete nacional e donos de campanhas positivas na atual temporada do NBB, Franca Basquete e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília se encontrarão nesta sexta-feira (29/01), no Ginásio Pedrocão, às 20 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo via pelo #NBBnaWeb (lnb.com.br/tempo-real).
O Franca tem campanha de nove vitórias e oito derrotas na temporada, e vem de um resultado positivo diante do Decisão Engenharia/Minas, em casa, por 80 a 79. O duelo emocionante, foi decidido nos últimos segundos, com um lance livre decisivo do armador Nezinho. Caso vença, os francanos irão se aproximar dos rivais candangos, e ficarão vivos na busca pelo G-4.
Já equipe da capital federal vive seu melhor momento nesta edição do NBB. A equipe vem de sete vitórias consecutivas, todas elas em 2016 e sob o comando de Bruno Savignani. Ao todo, os candangos somam 11 triunfos em 16 jogos na temporada.
O Brasília está atualmente na terceira colocação na tabela de classificação, ao lado do Paulistano/Corpore, time em que alcançaram o último triunfo atuando fora de casa. No dia 19/01, os candangos foram até a capital paulista e bateram os mandantes, por 81 a 75, com grande atuação de Deryk Ramos, que fez 27 pontos, pegou três rebotes, distribuiu quatro assistências e recuperou duas bolas.
O armador candango vive uma evolução crescente na competição. Na sequência de sete triunfos consecutivos, Deryk anotou 10 ou mais pontos em todos eles, com média de 20,14 tentos por partida, e quebrando seu recorde pessoal no quesito três vezes.
“A motivação é sempre a mesma, independente de ter sete vitórias em sequência ou não. A questão é que pensamos em cada jogo, mas claro que essa partida é fundamental para as nossas pretensões dentro do campeonato”, pontuou Bruno Savignani, técnico do Brasília.
Melhor ataque da temporada do NBB, com média de 88,00 pontos por jogo, o Brasília tem na defesa um dos focos fundamentais para a sequência de vitórias. Nos sete triunfos consecutivos, o time sofreu 72,57 tentos por partida, melhorando a média que nos nove confrontos anteriores, era de 90,67.
“Temos que continuar essa evolução defensiva. Isso é o que eu mais cobro dos jogadores. Controlar mais a bola, não dar volume de jogo a eles. Vamos dificultar ao máximo o trabalho do nosso adversário”, concluiu Bruno.
O Brasília ainda não contará com o ala Arthur. Apesar de ter voltado a treinar com bola nesta semana, o atleta só deverá reforçar a equipe da capital federal na semana que vem.
O duelo, dono de grande história dentro do NBB, colocará os dois adversários frente a frente pela 25ª vez na competição. Os candangos levam vantagem no duelo (15 a 9). Nesta temporada os francanos levaram a melhor no primeiro turno, por 106 a 94, com grande atuação de Bruno Irigoyen, que anotou 26 pontos e distribuiu seis assistências, e Isaac, que registrou um recorde pessoal na competição, com 22 tentos.
As equipes já fizeram séries memoráveis pelos playoffs da competição. Na primeira temporada do NBB, os times se encontraram nas quartas de final e decidiram a vaga apenas no quinto e decisivo jogo. A equipe do Brasília saiu vencedora da batalha ao ganhar a partida derradeira, por 64 a 59.
Duas temporadas depois o confronto se repetiu, dessa vez pela Final do NBB 2010/2011. Brasília foi dominante ao longo da série e venceu os rivais por 3 a 1. Guilherme Giovannoni foi o grande nome da decisão. O experiente ala/pivô, que ganhou o prêmio de MVP das Finais, teve médias de 22,2 pontos e 8,2 rebotes ao longo dos quatro jogos.
O confronto ainda será marcado por mais um reencontro de Lula Ferreira com o Brasília. O técnico irá enfrentar o elenco candango, contra quem tem retrospecto negativo, nas sete partidas que fez foram três vitórias e quatro derrotas. À frente do time da capital federal, o treinador conquistou a temporada 2009/2010 do NBB.