HOJE
Tradição de sobra!
Por Liga Nacional de Basquete
Duas das equipes mais tradicionais do NBB, Pinheiros e Flamengo se enfrentam nesta sexta, em São Paulo; confira as informações e curiosidades da partida
Duas camisas de enorme peso voltarão a se enfrentar pelo NBB nesta sexta-feira (04/03). EC Pinheiros e CR Flamengo se encontrarão no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, na capital paulista, às 19h30 (horário de Brasília), em partida válida pela 25ª rodada da temporada 2015/2016 do maior campeonato do basquete nacional.
O confronto será o 19º entre as equipes na história do NBB. No primeiro turno, o time da capital paulista encerrou a invencibilidade rubro-negra como mandante nesta edição ao ganhar, no Tijuca Tênis Clube, por 83 a 79. Marquinhos bem que tentou evitar a derrota, com 25 pontos, mas do outro lado seis atletas atingiram dois dígitos de pontuação: Holloway (19), Humberto (12), Bennett (12), Renan (11), Mineiro (10) e Lucas Dias (10).
Com campanhas distintas, as equipes têm objetivos diferentes para essa reta final da fase de classificação do NBB. O Pinheiros deverá brigar até a última rodada para terminar dentro do G-8 e garantir o mando de quadra em um hipotético jogo decisivo nas oitavas de final. Já o Flamengo busca terminar na ponta da tabela e terá como adversário o Bauru; hoje o rubro-negro carioca tem uma derrota a menos que a equipe do interior paulista.

Olivinha e Marcelinho Machado, do Flamengo, foram os cestinhas da equipe no último jogo e tem excelente retrospecto contra o Pinheiros (Bruno Lorenzo/LNB)
Depois de se classificar para o Final Four da Liga das Américas 2016, o Flamengo volta a se concentrar no NBB. Em sua última partida na competição, a equipe bateu o Universo/Vitória, por 101 a 53, a maior vantagem em um jogo nesta temporada. No total, cinco atletas do Fla atingiram dois dígitos de pontuação. Marcelinho (18), Olivinha (16), Robinson (14), Marquinhos (13) e Rafael Mineiro (11).
Para esta sexta, o Flamengo terá que contar com os dois cestinhas do jogo contra o Vitória, que têm um retrospecto notável contra o time da capital paulista. Marcelinho realizou 12 duelos contra o time e tem média de 26,8 pontos e 5,2 rebotes por partida. Já Olivinha, ex-jogador do próprio Pinheiros, já enfrentou sua antiga equipe seis vezes e tem 11,8 pontos e 9,0 rebotes de média por confronto.
Já o Pinheiros precisará mais uma vez de Holloway, que teve um de seus melhores desempenhos nesta temporada na última partida da equipe no NBB. O norte-americano anotou 27 pontos, pegou 14 rebotes (recorde pessoal na competição) e registrou 27 de eficiência, na vitória do elenco pinheirense, por 92 a 87, diante do Macaé, com direito a duas prorrogações.

Holloway, do Pinheiros, teve uma de suas melhores atuações nesta temporada em sua última partida, com 27 pontos e 14 rebotes (Ricardo Bufolin/ECP)
A história dos confrontos entre as duas equipes não se resume apenas a fase de classificação do NBB. Presentes em todas as edições da competição, Pinheiros e Flamengo já se encontraram pelos playoffs, logo na primeira temporada do campeonato. Confira como foi a série:
NBB 2008/2009 – Flamengo 3 x 0 Pinheiros – Quartas de final
Jogo 1 – Pinheiros 87 x 92 Flamengo – São Paulo (SP)
ECP: Marquinhos – 25 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
FLA: Marcelinho – 40 pontos, dez rebotes e quatro assistências
Jogo 2 – Flamengo 92 x 85 Pinheiros – Rio de Janeiro (RJ)
FLA: Marcelinho – 27 pontos, oito rebotes e cinco assistências
ECP: Marquinhos – 37 pontos, 11 rebotes e seis assistências
Jogo 3 – Flamengo 87 x 84 Pinheiros – Rio de Janeiro (RJ)
FLA: Marcelinho – 32 pontos, nove rebotes e uma assistência
ECP: Olivinha – 25 pontos, 11 rebotes e uma assistência
Confira os destaques de cada equipe na série:
Flamengo: Marcelinho 33,0 PPJ e 9,0 RPJ
Pinheiros: Marquinhos 28,3 PPJ e 6,7 RPJ
Liga das Américas 2013 – Pinheiros 88 x 85 Flamengo – Segunda fase, em Buenos Aires (ARG)
ECP: Joe Smith – 31 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
FLA: Marquinhos – 25 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Liga das Américas 2014 – Flamengo 85 x 78 Pinheiros – Final, em Rio de Janeiro (RJ)
FLA: Marcelinho – 24 pontos, quatro rebotes e três assistências
ECP: Shamell – 25 pontos, três rebotes e quatro assistências

O Flamengo conquistou a Liga das Américas 2014 diante do Pinheiros, por 85 a 78 (André Durão/Globoesporte.com)
Confira as curiosidades da partida desta sexta:
Última vitória
Após uma sequência ruim de quatro jogos com derrota para os paulistas, o clube carioca venceu o Pinheiros, no segundo turno do NBB 2014/2015, por 89 a 68.
Sobrou nos playoffs
Em sete temporadas de NBB, Pinheiros e Flamengo fizeram apenas uma série de playoffs. Foram as quartas de final da edição 2008/2009 e, nos três jogos que fizeram, o clube da Gávea venceu as três.

Marquinhos pode ser o 20º jogador na história a chegar em 1000 rebotes no (João Pires/LNB)
Reencontro
O ala Marquinhos, do Flamengo, jogou pelo Pinheiros e, no NBB, vestiu a camisa azul e branca por três temporadas (de 2008/2009 a 2010/2011). Foram 105 jogos, 20,4 pontos por partida, 4,3 rebotes por confronto e 20 pontos de eficiência por duelo.
500
Mais sete cestas de 3 pontos e o ala Marquinhos, do Flamengo, será o sétimo jogador na histórai do NBB a alcançar a marca de 500 tiros convertidos
1k #1
O ala Marquinhos pode ainda chegar em 1000 rebotes em sua história no maior campeonato de basquete do país. Faltam apenas oito para o atleta.
Boas lembranças
O ala/pivô Rafael Mineiro, do Flamengo, tem seu recorde de pontos no NBB exatamente contra o clube paulista. Isto aconteceu quando o atleta ainda representava o Paulistano e, mesmo com 33 tentos, 9 rebotes e 36 pontos de eficiência, perdeu para o Pinheiros no segundo turno da temporada 2008/2009, por 96 a 93.
1k #2
Faltam sete rebotes para Rafael Mineiro chegar à 1000 sobras agarradas em sua história no NBB.
700
Faltam duas assistências para o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, chegar à 700 passes decisivos em sua história de 235 jogos pelo NBB.
Pequena vantagem
Flamengo e Pinheiros se enfrentam desde a primeira edição do NBB, em 2008/2009, e desde então, foram 17 partidas, sendo que o clube carioca venceu nove e o time paulista oito.
Maior sequência
Desde o primeiro enfrentamento entre os times até a temporada 2010/2011, o Flamengo venceu todos os sete jogos que disputou contra o Pinheiros e esta é a maior sequência de vitórias na história do confronto.
Deu Pinheiros
No primeiro turno desta atual temporada do NBB as equipes se enfrentaram e o Pinheiros conseguiu o resultado positivo diante do Flamengo, por 83 a 79.

Na última rodada, Humberto anotou seu recorde de pontos em um jogo no NBB (João Pires/LNB)
Rendeu
Contra o Macaé na última rodada, o Pinheiros venceu, por 92 a 87, e o jovem armador Humberto, da equipe vencedora, anotou 17 pontos, seu maior número de tentos em sua história do NBB.
Sob pressão
Em seu Ginásio, a equipe pinheirense possui quatro vitórias nos 11 jogos que fez pelo maior campeonato de basquete do país. contra o Macaé Basquete, São José Basketball, Liga Sorocabana e Minas.
7/9
O Flamengo atuou nove vezes fora da Gávea neste NBB e conseguiu sete vitórias nestes confrontos. Suas vítimas foram: Franca, Liga Sorocabana, Solar Cearense, Universo/Vitória, Decisão Engenharia/Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Rio Claro Basquete.
De volta
Após um resultado negativo contra o Solar Cearense, por 67 a 66, o rubro-negro carioca venceu o Vitória, por 101 a 53, em sua última partida no maior campeonato de basquete do país.
No Final Four
No último final de semana o Flamengo disputou a semifinal da Liga das Américas 2016, na Venezuela, e terminou esta etapa da competição na frente, se classificando para o Final Four da competição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca